Comportamento

A vida depois de largar a chupeta (não tá fácil!)

Meu filho usou chupeta até 3 anos e 9 meses. Foi uma decisão dele, sem choros, sem traumas. Estávamos vendo TV, passou uma propaganda de brinquedo e ele disse que queria. Eu, pela milésima vez, disse que o dia que ele largasse a chupeta ele ganharia um patinete. Ele tirou a chupeta da boca, levantou do sofá e disse: não vou mais usar pepeta, vou jogar fora. Com medo de perder uma chupeta novinha (e, consequentemente, 25 reais), me ofereci para “jogar”, mas meu filho insistiu e disse que ele mesmo faria isso. Jogou e não falou mais sobre o assunto.

Largar a chupeta

À noite, na hora de dormir, ficou se revirando bastante na cama, mas finalmente caiu no sono. A madrugada agitada, com choros saudosos da chupeta ficou na minha imaginação, porque ele teve uma noite muito tranquila. E desde então nada mais de chupeta!

MAS a história termina aí? Nããão, claro que não! E é isso que não te contam!!

Para o filho largar a chupeta, a gente encontra centenas de textos por aí com dicas e mais dicas. Até tentei usar algumas, como a famosa foto do mendigo, dizendo que ele usava chupeta e ficou assim :/ Não adiantou nada e ainda fez meu pequeno ter pesadelo, tadinho. Morri de remorso… Ele ficou 1 semana falando nessa foto (#menasmae).

mendigo

Mas e o pós adeus-pepeta? Aqui, pelo menos, não foi fácil!

Apesar de ter sido uma decisão dele e de o assunto “chupeta” ter simplesmente desaparecido do vocabulário dele, meu filho está passando por uma fase emocional complicada. Eu diria que é uma fase de aprendizado emocional, pois ele não tem mais aquele “porto seguro”, representado pela chupeta.

Antes de largar a chupeta, bastava alguns minutinhos deitada do lado para ele engatar o soninho. Hoje ele luta bastante contra o sono e demora muito mais tempo para dormir.

Quando fica de mau humor ou bravo com alguma coisa, é muito difícil acalmar os ânimos. Muito compreensível, afinal, nesses momentos a chupeta o acalmava. E agora ele tem que aprender a se acalmar sozinho. Só que os dias de mau humor estão bem frequentes e, muitas vezes, durante essas crises, eu já teria oferecido a chupeta a ele.

Aos poucos ele vai se acostumando com esse novo “ele”, vai aprendendo a se acalmar sem o uso da chupeta e, principalmente, reaprendendo a dormir. Enquanto isso, repito o mantra: “paciência, é uma fase, vai passar”.

Se você está passando pela mesma crise que nós, sinto muito, eu não posso te dar “10 dicas infalíveis”.  A única coisa que posso te dizer é: “Tamo junto”.

Quero ressaltar que ele não largou a chupeta assim, “do nada”.

Por muito tempo, cerca de 1 ano, nós (o pai e eu) vínhamos falando sobre a chupeta com ele. Que é só bebê que usa, que ele ia ganhar um presente, que os dentes iam ficar tortos, que era para entregar pro Papai Noel, pro coelhinho da Páscoa… enfim, usamos todos os artifícios. Em todos os momentos achei que não estava adiantando de nada. A única coisa que me amparava era saber que ninguém usa chupeta pra sempre, com exceção do Adalto, da novela Avenida Brasil hihihi.

Então tenha paciência e continue insistindo, que uma hora vai! Eu, particularmente sou contra tirar a chupeta da criança sem o consentimento dela. Do tipo: “acabou, a partir de hoje você não tem mais chupeta”. Acho que tem que partir da criança. Mas cada mãe sabe o que é melhor para o(a) filho(a)

Tomara que toda essa experiência sirva com a minha caçula, pois muito em breve terei que tirar dela também. Segundo a fonoaudióloga que atende meu filho (sim, ele teve um pequeno atraso na pronúncia de alguns sons devido ao uso da chupeta), o limite de uso é até os 2 anos.

E aí na sua casa, como foi tirar a chupeta dos filhos? Fácil? Muito choro? Compartilhe a sua experiência!


Atualização:

Escrevi esse texto há algumas semanas e é com muita felicidade que conto que essa fase de sono ruim, mau humor e dificuldade para se acalmar está passando de verdade! 🙂

Leiam também:

Fono explica os prejuízos causados pela mamadeira e pela chupeta após os 2 anos de idade

53 comentários

  1. Jessica

    Tirei a dá minha filha fazem quase 2 semanas. Ela não faz mas o soninho da tarde. E demora mais pra pegar no sono a noite. Até aí OK. O problema é que ela acorda de madrugada aos berros e nervosa, parece crise de abstinência. Isso tá me deixando preocupada.

    1. Cátia Noronha respondeu Jessica

      Ai que difícil deve estar sendo, Jéssica! E como você está fazendo para acalmar? Por aqui não tivemos esse problema com o mais velho, mas logo mais terei que tirar a chupeta da caçula. Já pensou em conversar com o(a) pediatra sobre isso? De repente o médico pode receitar algum floral para ajudar a criança a dormir melhor nessa fase… Bjos e boa sorte!

  2. PRISCILLA NAJARA BRAGA

    Tirei do meu filho a mais ou menos 3 semanas, ele tem 3 anos e 6 meses; já havíamos tentado várias vezes, inclusive comprado presentes que tínhamos acordado na troca, mas não funcionou, até que meu pai trouxe um brinquedinho e disse q daria se ele trocasse, e ele o fez, nem perguntou mais… o problema é que ele fica com a minha sogra durante o dia, não sei se ela fala algo a ele… mas de uns 3 dias pra cá, ele anda nervoso, ontem durante o dia e essa noite, teve crises de choro e nervoso.
    Será que ainda pode ser falta dela? Depois de todo esse tempo?
    Ele passa muito nervoso com joguinhos no tablet, não aceita quando perde… penso até que essa noite mal dormida, possa estar mais relacionada com sonhos sobre esse assunto!

    1. Cátia Noronha respondeu PRISCILLA NAJARA BRAGA

      Priscilla, é difícil a gente entender o que se passa, né? Aqui consegui tirar da minha caçula e ela ficou bem difícil. bem manhosa e nervosa… mas foram nos primeiros dias sem a chupeta. Ele está na escolinha? Já tentou conversar com a professora para saber como ele se comporta durante o dia? Bjos e boa sorte!

  3. Camila

    Estou lendo em prantos pq hoje achei que não ia conseguir ver minha caçula ” como está esses dias”.
    Minha filha mais velha largou a chupeta com 3 8 meses, foi dificil, ela demorava a dormir e ficou alguns dias mais manhosa do que já era, mas foi tranquilo. Já minha caçula tirei a chupeta a 10 dias, ela está com 5 anos e 10 meses…. ( eu sei demorei pra tirar a chupeta )
    Mas ela sempre foi uma criança agitada, com um quadro clínico de indícios de hiperatividade e a chupeta um cachorrinho de pelúcia e a fraldinha sempre foram um ” calmante”.
    Ela decidiu sozinha a deixar a chupeta pq o dentinho estava mole e incomodando, ela chegou no meu quarto de madrugada e disse: Toma mamae, não quero mais o bubu, meu dentinho tá doendo pra rangar e não quero usar aparelho igual a minha irmã.
    Eu achei a coisa mais linda do mundo, típico dela, direta e decidid, não trocamos presente com ela, mas a recomendamos muito com passeios mimos e alguns presentinhos por merecimento. Ok mas do terceiro dia até a 20 minutos o Paraíso deixou de existir.
    Minha pequena Lunna está irreconhecível, nervosa de uma forma que nunca vimos, chora de raiva quando não consegue se expressar ou fazer alguma atividade, perde a paciência com coisas simples e tem brigado com a irmã mais velha com bastante frequencia, coisas simples tem feito ela entrar em crise de ( pirraça) coisa que nunca fez, agora mesmo eu tive que me segurar e esse é o motivo de eu estar aqui, ela não conseguiu abrir a embalagem do sabonete e teve uma crise no banho, esperando e gritou como uma pessoinha que nunca foi, estou trabalhando a paciencia, tentando controlar a irmã que é uma pré adolescente a ter também paciencia, mas no banho eu JUROOOOO foi Deus quem me segurou ou eu teria feito o que nunca fiz, dado uns tapas no bumbum dela. Demorei muito para acalma lá. agora ela está vendo o desenho preferido e eu estou aqui vasculhando a internet sobre o assunto pq ver minha filha sofrer está me destruindo e eu não sei mais o que fazer pra ter minha bebezinha linda e boazinha de volta.

    1. Cátia Noronha respondeu Camila

      Puxa, Camila, que difícil deve estar sendo para você! Sinta-se abraçada, pois também sei o que é ficar desnorteada com essas mudanças de comportamento nos filhos. O único conselho que posso te dar é que tenha calma, converse bastante com ela, pergunte por que ela está tão nervosa, explique que não precisa ficar brava desse jeito e encontrem juntas uma outra forma para ela se acalmar. Também sugiro conversar na escola dela, pois a professora pode ajudar bastante a lidar com essas frustações dela. Beijos e boa sorte!!

    2. Sara respondeu Camila

      Oi Camila, esse artigo é de 2015, então suspeito q dua filha já tenha superado a falta do bubu, eu adoraria se vc voltasse pra me contar qt tempo essa fase difícil durou, pois já tem 1 mês q meu filho deixou a chupeta por livre e espontânea vontade,mas se arrependeu e agora tô passando um sufoco, tô quase comprando uma chupeta nova, pois ele tá muito deprimido😪 Se vc ler esse texto por favor, me diz qt tempo isso vai durar?

  4. Priscilla

    Hj fazem duas semanas q João ta sem a “pupu”, ele tem 2a7m e decidiu jogar no lixo por conta própria, numa consulta ao pediatra q disse pra ele q já tava grande pra chupeta, ele sem pensar mto jogou no lixo e falou pro médico “sou mocinho, só bebês usam chupeta!” . Eu não coloquei mta fé pois já tinham meses q vinha conversando com ele, tentei o papai Noel e foi um inferno na hora de pegar no sono, desisti e resolvi esperar mais um pouco.
    Ele realmente foi um mocinho, dormiu bem as primeiras noites, as sonecas do dia, pediu pouquíssimas vezes e explicava q ele tinha jogado fora e q já era mocinho e não precisava mais dela. Foi tudo mto mais tranquilo do q eu imaginava.
    Porém de umas noites pra cá ele tem acordado chorando desesperado por 20, 30 min direto, nada o acalma, fica mto irritado, mas não pede a chupeta. Mas sei q a causa é a falta dela. Ler seu relato q foi bastante parecido e depois q as coisas voltaram ao normal me deram um alívio e mais força pra enfrentar essa fase! Mto Obrigada!

    1. Cátia Noronha respondeu Priscilla

      Que bom que meu texto te ajudou, Priscilla, fico muito feliz! Bjos!

  5. Thayna

    Minha filha tem, 2 anos e 4 meses, quando nasceu eu insisti muito até ela pegar a chupeta e ela graças a Deus pegou !
    Desde então era um vicio não ficava um minuto sem a chupeta.. daí os dentinhos começaram a nascer e ficar arcado então foi quando eu decidi a começar o processo de desapego. Começava a guarda a chupeta quando AGT saia eu dizia que tinha ficado em casa e tal …
    Quando ela fez 2 anos e 1 mes eu peguei a chupeta guardei e ela não deu falta mais …
    Agora quase 4 meses sem a chupeta os dentinhos dela desenvolveram e esta acertando. Mas não é fácil ficou muito agitada e chorona.

  6. Raquel

    Ola, minha filha “deu” a chupeta para o coelho da pascoa este ano, ela ainda pede as vezes… esta sendo bem difícil para todos, pois toda semana ela fica com alguma coisa, ou é dor de cabeça, ou infecção de urina, ou bactéria, ou garganta, eu acho que é falta da chupeta. fico preocupada pois nos não gostamos de ver nossos filhos doentes …
    Alguém mais passando por este tipo de face pos-chupeta?

    1. Cátia Noronha respondeu Raquel

      Raquel, é difícil mesmo, pois as crianças ficam bem manhosas quando ficam doentinhas… Força por aí! Bjos

  7. Micheli

    Primeiro site que acho com histórias semelhantes a minha. Fui falando para a minha filha que a chupeta estraga os dentes um pouco antes de completar dois anos, e sempre ia falando que tava chegando a hora de jogar no lixo. aí um dia ela acordou e falou que ia jogar no lixo e foi. Com 2 anos e 1 mês. Primeiros dias muito punks para dormir, ela pediu os 3 primeiros dias o “Bubu” .. depois não pediu mais… Porem não quer mais dormir de tarde de jeito nenhum, chora demais. E de noite demora muito a dormir, acorda de madrugada chorando… Já está assim a 2 semanas e meia… Quanto tempo será que ainda vai durar? Família esgotada aqui… Hihihi

    1. Cátia Noronha respondeu Micheli

      Oi Micheli, que bom que você se identificou com o meu relato! A gente se sente mais compreendida, né? 😉 Olha, acho que demorou cerca de 1 mês para as coisas começarem a entrar nos eixos (rs). Mas criança é aquela caixinha de surpresa, né? Passou a fase da chupeta, mas logo em seguida já tem outra fase delicada começando hahaha Só te garanto que hoje não consigo mais visualizar meus 2 filhos usando chupeta! Vai passar! Bjos e boa sorte!

  8. Sandra aparecida cavalcante

    Boa noite obrigado pela sua experiência tenho procurado resposta para o nervosismo do meu principe heitor ele tem 3anos e quis nogar a chupeta no lixo , tem dormido bem mas durante o dia pede bastante mas o que edta me assustando é que vez por outra quando contrariado fica incontrolável gritos choro estou assustada.

    1. Cátia Noronha respondeu Sandra aparecida cavalcante

      Puxa, Sandra… deve estar sendo difícil essa situação! Mistura a fase da idade, que já é difícil por si só, junto com a ansiedade da falta da chupeta. Mas se estiver te assustando muito, acho que vale um bate papo com o(a) pediatra para ver se o(a) médico(a) te ajuda a achar uma solução para acalmá-lo (e acalmar o seu coração). Boa sorte, espero que essa fase passe logo!

      1. Sandra aparecida cavalcante respondeu Cátia Noronha

        Boa noite obrigado por responder Cátia fico feliz em dizer que as coisas estão mais calmas o nervoso ainda não passou vem quando menos se espera mas pede menos a chupeta.foi muito importante ouvir os relatos das outras mães tem me ajudado muito. Obrigado boa noite.

      2. Cátia Noronha respondeu Sandra aparecida cavalcante

        Que bom, Sandra… É importante mesmo ouvir outros relatos, pois não nos sentimos tão sós! Espero que essa fase passe logo por aí! Bjos

  9. Sinara Morais

    minha filha tem apenas 1 ano e 3 meses e infelizmente estou sofrendo há uns 5 dias como isso, pois ela tinha uma chupeta que gostava bastante e ela cortou com o dentinho, então troquei a chupeta por outra igual e ela não quis pegar de maneira alguma, tentei dar várias outras e não pegou nenhuma, só queria a velha que estava cortada, por ela não ter pego nenhuma outra, ela chora muito a noite antes de dormir e principalmente a madrugada, chora como se tivesse doendo alguma coisa ou algo do tipo, fico desesperada com isso, já não sei mais o que fazer, espero muito que passe logo essa fase!

    1. Cátia Noronha respondeu Sinara Morais

      Nossa, Sinara, sério? Comigo foi o contrário, os meus 2 filhos se recusavam a usar a chupeta mordida e rasgada (mesmo a culpa do rasgo sendo deles rs). Puxa, desejo boa sorte por aí! Bjos

  10. Yone

    Hoje tentei pela 1 vez tirar a chupeta da minha alicia, que tem 2 anos. Disse a ela, no inicio da noite, q a fada tinha levado e q daria um presente. Mas na hora de dormir ela ficou super nervosa, se debatendo, como se estivesse com dor e abstinencia. Falava coisas aleatorias, dizia q estava com dor nas pernas. Pegava o ursinho p dormir e depois jogava longe. Apos muita paciencia, musicas cantadas, nao aguentei ver o sofrimento e cedi: peguei a chupeta e dei a ela, 5 minutinhos depois ela adormeceu e eu vim procurar aqui na net historias como a minha. Achei esse poste, mas nao sei se vao me responder, pois ele e de 2015. Sei q errei em ter cedido, mas naoa guentei ver o sofrimento dela.

    1. Cátia Noronha respondeu Yone

      Olá Yone! Olha, eu acho que é uma decisão muito pessoal ceder ou não… acredito que temos que seguir o que o nosso coração manda. Quando meus 2 filhos passaram a 1a noite sem chupeta, eles reclamaram um pouquinho só… ficaram se revirando na cama e dormiram. Nenhum dos 2 acordou para pedir a chupeta. Mas se eu percebesse que eles estavam sofrendo muito e passando muito nervoso, sem dúvida eu faria como você: iria ceder e devolver a chupeta. Alguns podem considerar isso dar 1 passo atrás, mas como disse, acho que temos que fazer o que o coração manda. É fácil falar: “seja forte, não ceda”. Difícil é ver o(a) filho(a) sofrendo. Então a minha dica é que você não se culpe ou se cobre tanto por ter devolvido. Você pode, sim, continuar conversando com ela sobre dar a chupeta para a fada do dente, dizer que não entende o que ela fala quando está de chupeta, incentivar deixar a chupeta de lado quando está brincando etc… A hora de largar a chupeta vai chegar. E se for sem traumas (que é o que eu, Cátia, acredito), melhor! Boa sorte por aí e continue me contando a sua experiência! 😉

  11. Mariza Mendes

    Oi tenho gêmeas de 2anos estou tentando tirar as churetra uma está tranquila demora um pouco mais pra dormir mas não está sentindo muito mas a outra está sensível ela tem pedido e chora bastante também demora mais pra dormir mas a noite elas não tem acordado.Quando ela fica nervosa fico aflita e com dó mas sei que vai dar certo precisa sim de muita paciência e criatividade .obrigada achei que eu estava errando mas percebi que este é o processo pra uns é mais fácil já pra outros é mais difícil estamos juntas.

    1. Cátia Noronha respondeu Mariza Mendes

      Olá Mariza! Puxa, com duas ao mesmo tempo deve ser barra hein? Volte aqui depois para contar como foi essa experiência! Bjos

  12. Juliana Guanaes

    Olá! Estou retirando a chupeta da minha filha! Um sufoco! Ela está com 2 anos e meio. Hoje são 12 dias completos e estou quase desistindo! Rsr! Durante o dia é muito tranquilo: ela pede mas explico que está fazendo dodói no dente e ela entende e não chora. Em compensação na madrugada ela chora muito e muito irritada. Apesar de não pedir na madrugada ela acorda chorando e eu fico arrasada por que sei que é falta.
    Conversando com a homeopata decidimos introduzir florais para tentar tranquilizar a noite. Vamos ver no que vai dar!
    De qualquer forma, me tranquiliza ler os depoimentos de outras mães aqui!

    1. Cátia Noronha respondeu Juliana Guanaes

      Oi Juliana! Ah que maravilha, eu também já dei florais para meu filho (para outras situações). Volte aqui depois para compartilhar a sua experiência… Acho que você foi a primeira mãe aqui que comentou que iria usar florais (não sei como não pensei nisso na época rs). Mas se de dia ela fica tranquila, acho que vocês estão no caminho certo mesmo! Bjos

    2. gisele respondeu Juliana Guanaes

      oi juliana tudo bem?
      depois aue voce colocou os florais ela melhorou?
      a minha ja tem 3 dias q chora desesperadamente la pela meia noite..ela dorme e acorda chorando desesperada.
      ela ta com os dentinhos de tras nascendo. e ainda com virose. to numa dó!
      eu comprei um bico novo pra ela..porque o outro tinha sumido..e ela nao aceitou o novo.e ficou sem. entao decidi continuar sem.
      so q ela anda chorando muito e to ficando exausta. nao sei quais as opcoes pra acalmar ela a noite.. esse de colocar florais é bem interessante. vou tentar.
      mas funcionou com sua filha?
      obrigada desde ja.

  13. Patricia

    Gente, enfim relatos com o qual me identifico! Minha filha tem 3 anos e 5 meses e já faz pouco mais de 1 mês que entregou o bico para a fada em troca de um brinquedo. Ela sempre dormiu super bem e desde então está bem difícil. Fica se batendo na cama, chora para dormir, fica nervosa, briga e quer jogar tudo :(. Enquanto todo mundo fala por aí “Três dias chorando e já esquece”, minha conclusão é q a memória da minha pequena tá otima! Dias bem difíceis por aqui!

    1. Cátia Noronha respondeu Patricia

      Oi Patricia! Exatamente assim :/ Mas fique tranquila que tudo se ajeita normalmente…só com o tempo mesmo! Boa sorte!

  14. Yasmin starke

    Olá! Tenho duas filhas uma de 3 anos e outra de 4 anos, e toparam trocar as Chupetas por brinquedos! primeira noite foi tranquilo até por ser a primeira noite sem, porém a mais velha está custando a dormir e pela manhã perde o sono muito cedo, sem contar que está super agitada, eufórica…. torcendo pra essa fase passar logo, seu relato foi confortante para a mamãe aqui! Hehe…. #TamoJunto

    1. Cátia Noronha respondeu Yasmin starke

      Vai passar sim, Yasmin! E tenha certeza que o seu relato também está ajudando outra mãe 😉 Bjos

  15. Flávia

    Meu filho tem 5 anos e há algum tempo venho tentando para que ele largasse a chupeta! A 5 dias atrás ele acordou e foi ao banheiro e a chupeta caiu no vaso então eu disse a ele que jogaria aquela chupeta fora e não compraria outra.A noite ele demorou muito para dormir e pediu a chupeta algumas vezes eu até tinha outra chupeta reserva, mas queria ver se ele aguentava e eu também.estamos no quinto dia ele não fala mas em chupeta,mas ele demora muito para dormir.Antes ele dormia em 3 minutos agora ele leva cerca de uma hora a uma hora e meia, nos 2 primeiros dias mexia muito a boca s noite como se estivesse chupando chupeta.mas eu sei que essa é uma fase que também vai passar.

    1. Cátia Noronha respondeu Flávia

      Flávia, com a minha caçula foi igual! Aliás, exatamente igual, pois a chupeta dela também caiu no vaso. Essa fase de demorar para dormir aconteceu aqui também e nos momentos de birra e irritação, demoravam para se acalmar. Mas, com o tempo, aprenderem a se acalmar sozinhos. Bjos e boa sorte por aí!

  16. Sandra

    Meu Henrique (4 anos e 8 meses) já tinha entregado a chupeta para o Coelhinho da Páscoa. Mas, vendo o irmão mais novo de chupeta, claro, não deu certo. Primeiro voltou “só para dormir”. Depois queria dormir o dia inteiro, só para ter a chupeta. Agora, meses depois, precisei tirar do meu filho mais novo,com atraso de fala. Henrique “entrou na dança”. Pediu nos primeiros dias. Agora já nem pede tanto. Mas está super irritado e sem apetite! Nem suas comidas preferidas convencem-no a comer… Mas, vamos lá!!!! Em frente!!!

    1. Cátia Noronha respondeu Sandra

      Isso mesmo, Sandra… vamos lá em frente que uma hora essa fase passa! Bjos e boa sorte!

  17. Livia

    Meu filho tem 3 anos e resolveu tirar a chupeta por conta própria, porém na quarta noite, começou a acordar bastante, ir para nossa cama e ainda, durante o dia passou a ficar bem agitado. Aqui em casa, meu marido, meu filho mais velho e eu, utilizamos várias técnicas, tais como, oferecer a chupeta somente ao deitar, solicitar que ele retirasse a chupeta da boca para falar, conversávamos que chupeta poderia deixá-lo doente (quando ficava com garganta inflamada, por exemplo), que ele já era crescido e poderia doar a chupeta, enfim, até que um dia meu filho mais

  18. Dinesa

    Pois então…o post é antigo mas veio a calhar, chorrei lendo tudo isso, estou passando por isso tambem, exatamente como relatado aqui, dói muito mas com essas experiências vai ser mais fácil de passar essa fase..😍😍

    1. Cátia Noronha respondeu Dinesa

      Dinesa, que bom ler isso, que bom saber que tanto eu quanto todas as pessoas que comentaram podem te ajudar a passar por essa fase (que é beee, difícil) de uma forma mais leve!!

  19. Gilmara

    Meu filho tem 3 anos e 6 meses e a uma semana está sem chupeta. Tirei meio que a força, pq ele ama a “chupetinha” e não iria largar tão cedo. Estou com o coração dilacerado (chorando mais que ele). Ele está pedindo bem pouco da chupeta, sendo mais na hora de dormir. Mas percebo que ele está irritado e manhoso, tem hora que da uma vontade de ceder, mais os dentinhos deles estão ficando bem tortinhos. Continuaremos na luta e com fé que tudo dará certo!

    1. Cátia Noronha respondeu Gilmara

      Oi Gilmara
      Sei como é… foi meu filho quem jogou a chupeta fora, mas já tinha passado da hora, acarretou em trocas na fala e eu já estava desesperada! A gente nunca sabe se está fazendo o certo ou não, né? Mas siga o seu coração e respire fundo… porque essa fase é difícil mesmo!

  20. Mariana

    Seu texto nos deixou mais calmos frente às birras (inimagináveis) que nossa filha está dando depois que ela mesma jogou fora. Fica “possuída”(rs), berrando e esperneando por UMA HORA; duas, três vezes por dia. Espero que passe logo essa fase, porque logo logo chegará seu irmãozinho… :/ Ter paciência é cada vez mais difícil…

    1. Cátia Noronha respondeu Mariana

      Puxa, Mariana, sei que a chegada do irmãozinho também mexe com os ânimos das crianças, né? Por aqui foi igual, mas tirei a chupeta só depois que a caçula nasceu (porque tinham outras coisas envolvidas, como início do ano escolar…enfim, muitas mudanças). Mas que bom que meu texto conseguiu te acalmar (ou pelo menos mostrar que você não está sozinha). Bjos e boa sorte!

  21. Lorena Sousa

    Oi! Nossa até que enfim encontrei um site/blog que tratasse sobre esse tema. Ontem à noite minha filha de 3 anos e 7 meses jogou a chupeta no vaso, mas logo se arrependeu e conversamos bastante com ela, como já vínhamos desde o início do ano. Nossa até que pra dormir à noite foi tranquilo, mas durante a madrugada acordou aos berros. Ela já é um pouco chorona mesmo com a chupeta, que era a unica coisa q acalmava e foi uma noite péssima. Passou o dia inteiro pedindo a chupeta, não dormiu o soninho da tarde como sempre fez e agora no inicio da noite tá bem dificil, chorando muito. Estou de coração partido mas espero realmente que passe porque não estou aguentando vê-la assim.

    1. Cátia Noronha respondeu Lorena Sousa

      Lorena, sei que essa fase é muito difícil! Depois volte para nos contar como está sendo, se ela voltou com a chupeta ou não, se ficou mais calma… Bjos e boa sorte!!

  22. Sintia

    Olá… encontrei esse texto e me aliviou um pouco! Faz 5 dias que tirei a chupeta do meu pequeno de 3 anos e 8 meses, fomos a odontopediatra e por ter mordida aberta e cruzada, não teve jeito… nada de chupeta e mamadeira… uma troca consentida no consultório por brinquedos… eu tb era da opinião que deve partir da criança a retirada… mas no nosso caso foi “obrigatório” para não piorar a situação… estava preparada psicologicamente para uma noite de choros e gritos… mas nada disso… ele foi um anjo… demorou claro p dormir… mas tudo certo… porém, desde então, demora muuuuito para dormir e está mais bravo… como em outros comentários que li, a chupeta era um “calmante”… bom, agora nao tem jeito… é esperar passar essa fase e pensar que tudo vai dar certo.. ah.. e buscar muuuuuuita paciência!! Abraços e obrigada por dividirem essas situações pq entendemos que nao estamos sozinhas nessa “peleia”. Beijos.

    1. Cátia Noronha respondeu Sintia

      Olá Sintia! É muito bom compartilhar e dividir histórias e sabermos que não estamos só, né? Conte com este espaço, viu?! Bjos

  23. Cristina paulino

    Bom agora é 3:38 da manhã
    Oi pessoal peço Socorro sou mãe de 2 meninos
    O mais velho não chupou chupeta e não ia dar pro menor mas quando ele nasceu ele desde o hospital chupava o dedo a manga da blusa e não parava
    Ai a pediatra disse q era pra eu dar a chupeta pois era mais fácil tirar do que o dedo
    Ok até aí tudo bem
    O tempo foi passando e com 1 ano e meio ele teve um trauma sério na boca que introduziu os dentes dele para ficar dentro
    A odontopediatria disse que ele teria que parar de chupar chupeta e aí começou minha guerra
    E desde então eu venho lutando para ele parar de chupar chupeta e a dentista brigando comigo porque ele não tinha parado hoje ele tá com 3 anos e 11 meses
    Ele faz 4anos no dia 24/ 12/ 2017
    E combinamos que ele ia entregar a chupeta para o Papai Noel só que há uns 4 dias atrás ele perdeu a chupeta e ele jurou que não ia chupar mais
    No dia 07/12 e ele está aguentando firme
    Só que Deise do dia 10 ele já começou a ficar irritado e ele tá muito nervoso muito tendo várias crises de nervoso e e e chora de meia hora 40 minutos sem parar Nossa tô muito cansada e eu queria saber se isso é porque ele está de abstinência da chupeta Será que alguém pode me ajudar por favor
    😖😖😖😖😖
    Aguardo ansiosa resposta
    Me ajudem por favor

  24. Alyne Merylane

    Olá!
    Também estou nesse mesmo dilema, hoje faz 7 dias que tirei a chupeta da minha filha, ela tem 2 anos e 2 meses, mais está sendo uma barra, pois ela está muito agressiva e chora muito e não tem mais uma noite de sono tranquilo, as vezes tenho pena e ligo para meu esposo para desistir, mais ele me da força e orienta a conversar e distrair ela para esquecer a chupeta. Adorei ler os relatos de todas vocês, pois vejo que estou no caminho certo e que não é só eu que passa por essas dificuldades.

  25. Rômulo

    Pai também pode desabafar ! O trem tá feio aqui em casa ! Tiramos dos dois ! Pedro (1 ano e meio) Maria (3 anos e meio). Fizemos aquela cerimônia do Papai Noel e as trocas durante a noite. Quando acordaram foi ótimo, brigaram com os presentes e tal… E a noite ? Pediram “apê”, mas dormiram rápido. Mas agora estão numa abstinência sinistra, uma irritabilidade fora do comum. Quantos dias dura isso pessoal?

  26. Marlene

    Olá! Estou no mesmo dilema dos outros pais. Meu caçula de 3 anos e 6 meses há uma semana srm chupeta. As deu ao papai noel…agora ele quer devolver o brinquedo..pediu pir uns 4dias o “pepe”. Mas agora não pede…porém, não dorme durante o dia…demora pra dormir a noite chora na madrugada e período de sono muito irregular. Vive irritado, de mal humor… e próxima semana inicia em nova escolade educação infantil. Ta barra aqui em casa. Meu marido já quer ceder e dar a chupeta e eu ” estou em cims do muro”…

  27. Natalia

    Genteeee!! Como é bom ver que não estamos sozinhos neste mundo…rs
    Bom tenho gêmeos de 2 anos e 9 meses, hoje foi o primeiro dia sem chupeta, estão de férias e estou ensaiando de tirar a chupeta desde que fizeram 2 anos, já tentei varias vezes e voltei atrás por achar que não estavam preparados! Conversei com uma psicóloga amiga e ela disse que a iniciativa teria que vir de mim, pois nessa idade ia ser bem difícil fazerem por conta própria! Então hoje me muni de coragem e me apeguei que seria melhor pra eles, pedi a chupeta e conversei, mostrei que os dentinhos estão abertos e que deveríamos ficar o máximo sem a famosa “pepe”, o dia foi barra, choraram bastante, um deles nem dormiu de tarde! Agora de noite deixei assistirem desenho até cansar! Mas a hora que o sono veio forte, era um choro inconsolável, chega a ser desesperador, quase cedi, mas fiquei fazendo afirmações positivas para eles, de que vão fazer coisas de meninos grandes, como nadar (eles querem mto) e outras coisas gostam, e enfim dormiram chorando, com olhinhos de tristeza! To com o coração partido, mas vou seguir firme e forte, pois sei que será melhor pra eles! Obrigada ppr compartilharem as histórias, isso nos dá força!

  28. Leo & Paula

    Olá pessoal.. realmente é muito bom encontrar tantas experiências parecidas… Nossa filha.. a Lis é uma mocinha de 4 anos.. ela quem decidiu parar de usar.. a recompensamos.. foi bem legal… mas está tendo crises de abstinência de noite… muito choro… gritos… desespero e a gente doido aqui.. botando de castigo no cantinho.. mas tudo se repete.. ela não pede a chupeta… pede a nossa presença toda hora.. que a gente fique com ela.. e aí? Pode ficar ou eles precisam dormir sozinhos?

    1. Cátia Noronha respondeu Leo & Paula

      Olha, eu acho que deixar dormir sozinho ou não é uma decisão muito pessoal, de cada família. Eu nunca deixei nenhum dos 2 chorando sozinhos na hora de dormirem… acabo deitando com eles até pegarem no sono. Mas, como disse, é uma decisão de cada família. Boa sorte por aí!!

Deixe seu comentário!