A maternidade depois dos 40. Você encara?

Categoria: Comportamento

Nesta semana a imprensa americana noticiou a gravidez da cantora Janet Jackson, irmã de Michael Jackson. A cantora ainda não se pronunciou a respeito, mas ao que tudo indica ela está no primeiro trimestre da sua primeira gestação, aos 49 anos.

janet jackson grávida

É cada vez mais comum ver mulheres que engravidaram depois dos 40 anos. No Brasil, a atriz Solange Couto ficou grávida do terceiro filho aos 54 anos! Recentemente a atriz Carolina Ferraz deu a luz à sua segunda filha aos 46 anos. Outras famosas pelo mundo também vivenciaram a maternidade tardia.

Eu engravidei do Teodoro quando estava com 33 anos e da Alice com 35. Hoje, com 37 anos, se não fosse por outros motivos que já contei em outro post (clique aqui para ler), eu encararia uma terceira gravidez sim, mas sem muita expectativa, pois os médicos afirmam que depois dos 35 anos as chances de engravidar caem consideravelmente, tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos óvulos produzidos da mulher.

Antigamente era mais comum as mulheres engravidarem bem mais cedo, aos 20 e poucos anos. De fato, em relação à saúde, a faixa dos 20 anos é considerada a melhor para a mulher ficar grávida, segundo o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, pois o risco de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia são menores nesta fase. Já na faixa dos 30 anos, apesar de estar com os óvulos um pouco mais velhos, a mulher já tem uma melhor estabilidade emocional e até financeira para se tornar mãe. Depois dos 35 anos, a gestação já é considerada de risco pelos obstetras e as chances de engravidar diminuem. “Ao nascer, a menina já perde 80% dos óvulos e na puberdade restam de 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 óvulos serão selecionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, tanto a quantidade, quanto a qualidade dos óvulos diminui, levando a menores chances para engravidar”, explica Dr. Renato de Oliveira.

A idade das mulheres é um fator muito importante que deve ser levado em conta no planejamento de uma gravidez. Por isso, muitas mulheres que querem adiar um pouco o sonho de ser mãe (pela primeira, segunda, terceira vez) vem recorrendo ao congelamento de óvulos. Você já ouviu falar?

mãe aos 40
Photo via Visualhunt.com

O Dr. Renato explica que o congelamento dos gametas femininos possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens antes de perderem a qualidade, ou antes da perda total da função ovariana, possibilitando que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez. “A criopreservação dos óvulos é realizada por meio de vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Por serem células grandes e cheias de água em sua composição, elas são desidratadas e depois imersas em um meio crioprotetor para serem congeladas”, explica. Quando a mulher decidir utilizar os seus óvulos, eles serão descongelados e fertilizados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV). “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito 12 dias após”, esclarece o médico.

Sem dúvidas, a opção pela maternidade tardia (quando for uma opção), salvo raras exceções, tem a ver não só com questões culturais, mas também com a evolução da medicina.

Esse assunto – a maternidade depois dos 40 – rende muito assunto e com certeza irei abordar novamente aqui!

E você, o que acha sobre o congelamento de óvulos? Encararia (ou já encarou) a maternidade tardia? Deixe aqui o seu relato!

Deixe seu comentário!