Semana Mundial do Brincar 2016

Categoria: Comportamento

Entre os dias 22 e 28 de maio acontece a sétima edição da Semana Mundial do Brincar. Promovida pela Aliança pela Infância, a SMB é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

Semana Mundial do Brincar 2016

O tema deste ano da Semana Mundial do Brincar é “O Brincar que Encanta o Lugar”, e seu objetivo é explorar ao máximo o brincar, sob todas as formas, incentivando para que ele tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias.

Fui convidada para participar de um movimento de blogagem coletiva da SMB 2016 e, assim, ajudar a divulgar essa mobilização tão importante para as nossas crianças. A Aliança pela Infância defende que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para as crianças exercerem o brincar livre.

E o que é o brincar livre?

É correr na pracinha, é observar o caminho das formiguinhas, é jogar bola, é fazer uma cabana com o edredom, é juntar conchinhas na praia, é pular amarelinha, é transformar panelas em um instrumento musical! “Com esta atividade criadora (do brincar) a criança reencanta o mundo ao seu redor, e nós adultos aprendemos a nos maravilhar, de novo, com a vida”, afirma Ute Cramer, educadora comunitária e uma das fundadoras da Aliança pela Infância.

Outro dia li uma chamada em um blog do Estadão que dizia “Brinque com o seu filho enquanto eles querem brincar com você”. Achei perfeito! Vamos valorizar a infância, vamos valorizar o brincar! Sou do tipo que fica contente quando vê os filhos voltarem da escola sujos de terra e de tinta. Sinal que se divertiram bastante!

É o brincar que propicia o sonho e a fantasia, o brincar que alimenta as almas e corpos infantis, o brincar que potencializa a possibilidade de tantas aprendizagens e trocas. É este o brincar que poderá reencantar a vida das crianças de hoje”, afirma Adriana Friedmann, co-fundadora da Aliança pela Infância e criadora do Mapa da Infância Brasileira.

Me ajudem a espalhar essa iniciativa? Registre cenas do seu dia a dia que mostrem como as brincadeiras encantam os lugares do nosso cotidiano e postem em suas redes sociais. A Aliança pela Infância vai compartilhar os melhores cliques. E assim, essa corrente do bem vai se espalhar por todo o Brasil!

Marque com as tags #SMB2016 e #aliancapelainfancia

Essa é uma das minhas fotos preferidas que tenho do meu filho… O dia que passamos a tarde pulando amarelinha <3

smb2016_amarelinha2_todasasmaes

 

Durante a semana do dia 22 a 28 de maio, diversos espaços culturais e educativos estarão com programações especiais! Aqui no blog vou divulgar a agenda dos principais destaques de São Paulo.

Deixe seu comentário!