Semana Mundial do Brincar: brincadeiras para fazer dentro de casa

Categoria: Comportamento
A Semana Mundial do Brincar 2016 vai de 22 a 28 de maio
A Semana Mundial do Brincar 2016 vai de 22 a 28 de maio

A Semana Mundial do Brincar, que começou no dia 22 de maio e vai até o dia 28, é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

Sou parceira dessa ideia e estou ajudando a espalhar essa iniciativa tão importante para as nossas crianças! E é importante para os pais também, pois não podemos nos esquecer nunca de valorizar o brincar!

Trecho do livro "Viver Melhor em Família", da psicóloga Betty Monteiro
Trecho do livro “Viver Melhor em Família”, da psicóloga Betty Monteiro

Fiz aqui uma lista das 5 melhores brincadeiras para fazer com as crianças dentro de casa. Essa lista foi tirada do dia a dia com os meus filhos, mas você pode colaborar também, compartilhando e deixando comentários com as brincadeiras mais legais que vocês gostam de fazer aí na sua casa.

1. Cabaninha

A imaginação das crianças não tem limites!  Um edredom e um cantinho da sala viram uma cabana, uma tenda de índio, um castelo ou a casa deles. É uma delícia receber um convite para tomar um chá de mentirinha lá dentro, mesmo que só caiba a sua perna.

2. Cozinha

Cozinha não é lugar de criança, certo? Hummmm… Mais ou menos! Com supervisão, eles podem brincar enquanto você precisa cozinhar, por exemplo. Potes de plástico viram blocos de empilhar, recipientes de alumínio viram instrumentos musicais, colheres de madeira viram ferramentas. Ah…e se por acaso o pote de arroz virar in-tei-ro no chão, antes de dar aquela bronca, respire 3 x. Permita-se rir com eles! Faz muito bem, garanto!

Neste dia tentamos fazer massinha caseira, mas não deu certo. A sujeira acabou virando a grande brincadeira!
Neste dia tentamos fazer massinha caseira, mas não deu certo. A sujeira acabou virando a grande brincadeira!

Brincar em qualquer hora e lugar faz parte da essência da criança!

3. Artes

Tem coisa mais linda de se ver do que uma criança descobrindo que se misturar a tinta amarela com a tinta azul, dá tinta verde? Criança ama pintar, ama colorir. Sei que faz sujeira e depois dá trabalho para limpar, mas vale à pena só em ver a alegria deles! Minha dica é usar uma camiseta velha (de adulto mesmo, para ficar tipo um avental grande), deixá-los só de meia, forrar o chão com jornal e mandar ver na arte!

todas as maes_tinta

4. Reciclados

Meu filho e eu acabamos de fazer um binóculo com garrafinha PET. Era uma tarefinha para a escola, mas aqui já usamos muita sucata para fazer brinquedos. Minha mãe certo dia fez uma espada de jornal para os meus dois filhos… Gente, aquela espada durou dias e mais dias! Potinhos de iogurte viram vasinhos, cartolina vira coroas de reis e rainhas, caixas de papelão viram carros e casas, rolinhos de papel toalha viram lunetas, um pedaço de pano vira a capa de um super-herói! Esse momento de criação é tão legal, porque a criança aprende observando os adultos a manusear os materiais com mais precisão, e nós, adultos, reaprendemos com as crianças a usar a imaginação, a criatividade.

Sem dúvida a minha criatividade fica muito mais aflorada depois de brincar com meus filhos!

Com 2 garrafinhas PET, barbante, fita adesiva e celofane, fizemos um binóculos com lentes azuis!
Com 2 garrafinhas PET, barbante, fita adesiva e celofane, fizemos um binóculo com lentes azuis!

5. Movimento

Sua casa não tem espaço para brincar de pega pega ou jogar futebol? Ok, a minha também não. Mas dá para brincar mesmo assim com bastante movimento. Dança das cadeiras, show de talentos e imitar os movimentos dos animais são algumas das brincadeiras que agradam bastante a criançada.

E por aí, quais são as brincadeiras de dentro de casa que as crianças mais gostam de fazer?

Ah, e não se esqueça! Registre cenas do seu dia a dia que mostrem como as brincadeiras encantam os lugares do nosso cotidiano e postem em suas redes sociais, usando as tags #SMB2016 e #aliancapelainfancia.

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar 2016 aqui.

 

Deixe seu comentário!