Ordem nessa bagunça: cada coisa em seu lugar!

Categoria: Casa & Decoração

Quem nunca teve um dia assim em casa que atire a primeira pedra:

As pessoas que frequentam a minha casa sabem que não sou exemplo de organização… Minha casa é uma bagunça sem fim! Mas eu tento, juro que tento! Acho que o mais difícil não é arrumar a casa, e sim ensinar as crianças a guardarem os brinquedos e roupas em seu devido lugar. Parece que a gente fica o dia inteiro atrás deles catando brinquedo pelo chão e repetindo: guarda isso, guarda aquilo…

peças de brinquedos
Na minha opinião, o mais CHATO é organizar essas pequenas peças e partes de brinquedos que você não faz nem ideia de onde esteja o restate :/

Eu já dei uma entrevista para o Jornal da Cultura sobre a autonomia e independência das crianças em casa (clique aqui para assistir). Apesar de estar tudo sempre à beira do caos, insisto que eles participem do funcionamento da casa. Mesmo que não arrumem do jeito que a gente quer (e não vão arrumar), ainda assim é de extrema importância que eles sejam inseridos na rotina de organização dos brinquedos e pertences.

E para tornar essa tarefa um pouco mais simples para eles, fiz algumas mudanças na minha casa, criando alguns espaços específicos para eles guardarem seus pertences. Um exemplo: logo na entrada tem um móvel de marcenaria que possui um nicho para cada criança. Na volta da escola eles sabem o lugar correto de guardar as mochilas. Óbvio que nem sempre eles guardam e na maioria das vezes largam no meio da sala… Mas acredito que com paciência e persistência o ato de guardar e organizar vai (um dia) fazer parte do dia a dia deles.

O móvel com os nichos para as mochilas foi a mudança mais “radical”, já que eu tive que encomendar com um marceneiro. Mas outras ideias foram adaptadas aqui em casa e são super fáceis, como os ganchinhos auto colantes para pendurar os casacos e a sapateira para guardar os bonecos.

Confiram algumas ideias que apliquei em casa que acredito que estimulem a autonomia e organização nas crianças. Dica importante: para eles aprenderem a guardar suas coisinhas, tudo deve estar na altura deles. Nada de pegar banquinho ou cadeira para alcançar… Pode ser perigoso.

E se você tiver alguma sugestão, não deixe de contar aqui!

 

Móvel para sala com nichos
Neste aparador da sala tem uma portinha para cada criança guardar sua mochila. A abertura das portas é bem fácil para eles.
Sapateiras para guardar bonecos
No quarto, os bonecos e heróis são guardados nas sapateiras de lona que ficam penduradas atrás da porta, sem ocupar espaço. Tudo na altura das crianças.
Ganchos para pendurar casaco
Fixei ganchinhos na parede, na altura das crianças, para pendurar os casacos. Na hora de sair de casa, eles conseguem pegar os casacos (e boné) sozinhos
Na cozinha grudei esse painel/ lousa para me ajudar na rotina do dia a dia. Também fixei ganchos para pendurar as lancheiras da escola. Mais uma vez, na altura das crianças para eles conseguirem pendurar sozinhos.
Na cozinha grudei esse painel/ lousa para me ajudar na rotina do dia a dia. Também fixei ganchos para pendurar as lancheiras da escola. Mais uma vez, na altura das crianças para eles conseguirem pendurar sozinhos.
escrivaninha infantil
Cada um tem uma escrivaninha para fazer seus trabalhinhos e brincar
Na parede, fixei com fita dupla face clipes coloridos para pendurar os desenhos e artes das crianças
Na parede, fixei com fita dupla face clipes coloridos para pendurar os desenhos e artes das crianças

E para saber mais sobre organização de brinquedos, leiam a entrevista muito bacana que fiz com Micaela Góes, apresentadora do programa Santa Ajuda, do canal GNT.

Mais sobre organização:

+ 11 ideias para organizar os bichinhos de pelúcia

+ Download grátis: pôster “Desculpe a bagunça”

+ 10 ideias para organizar as fantasias

+ 10 ideias para organizar os brinquedos

Deixe seu comentário!