Desabafo

Por que eu ensino meus filhos a rezarem

“Ensinem seus filhos a rezar”, falou o padre na missa do batizado da minha sobrinha. Eu concordei, pois aqui em casa já era um costume nosso fazer uma oração antes de dormir.

CRIANÇA REZANDO

Foto: freeimages

“Papai do céu, agradeço pelo meu dia, abençoe meu soninho, amém”. É assim que eles rezam antes de adormecerem. Às vezes eles incluem por vontade própria outros agradecimentos, como “obrigado pela minha mãe ter deixado eu brincar de massinha no sofá” hahaha

Mas eu só não sabia o quanto estava sendo importante incluir uma oração de agradecimento na rotininha deles. E um belo dia fui surpreendida pelo meu filho mais velho, de 5 anos, que falou que era importante a gente agradecer pela nossa vida para o papai do céu. Fiquei boquiaberta quando ouvi ele falar assim!

Tudo começou quando ele viu um morador de rua dormindo ao relento, no chão. Ele me perguntou por que aquele homem dormia em meio à sujeira. Difícil explicar a desigualdade social para uma criança de 5 anos (eu tenho quase 40 e ainda não consigo entender).

Conversamos um pouco sobre o assunto e encerrei ressaltando a importância de sermos gratos. A gratidão não precisa estar ligada à religião. Aqui em casa eles agradecem ao Papai do Céu e frequentam a missa. Mas acho que mais importante do que estar ligado a uma igreja, é ensinar os filhos a gratidão.

Agradecer pelo que temos, agradecer por termos um teto para morar, por termos saúde e comida, por podermos comprar brinquedos e roupas, enfim… Agradecer pela vida! Acredito que assim pode ser um pouco mais fácil das crianças conseguirem se colocar no lugar do outro à medida que forem ganhando maturidade. Isso se chama empatia.

Frase feita ou não, imitada ou não, quando eu ouvi do meu filho que a gente deve agradecer todo dia pela vida que temos, eu me enchi de orgulho deste meu pequeno! E continuarei seguindo este caminho: de ensinar e aprender a gratidão to-dos-os-di-as.

E você, tem algum ritual de agradecimento com os filhos?

2 comentários

  1. Marta

    Que lindo Cátia ! Deus os abençoe sempre!!!!

    1. Cátia Noronha respondeu Marta

      <3

Deixe seu comentário!