Estudo revela que animais de estimação ajudam no desenvolvimento infantil

Categoria: Comportamento

Os filhos andam pedindo um bichinho de estimação em casa? Quer uma dica? Pense com carinho nesta ideia! Você sabia que crianças com animais de estimação tendem a ter autoestima mais elevada, se sentem menos sozinhas e têm mais habilidades sociais? Não sou eu quem está dizendo isso… (mas até poderia, já que tenho 1 cachorro e 2 gatas em casa rs).

crianças e animais de estimação
Crianças com animais de estimação tendem a ter autoestima mais elevada

Em março deste ano a Universidade de Liverpool publicou um estudo no International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública), financiado pelo WALTHAM Centre for Pet Nutrition, sobre os efeitos de se ter animais de estimação no desenvolvimento emocional, educacional e comportamental de crianças e adolescentes.

“As idades críticas para o impacto da presença de animais de estimação na autoestima parecem ser mais expressivas em crianças com menos de seis anos e também em pré-adolescentes e adolescentes com mais de 10. Em geral, cães e gatos são considerados os melhores provedores de suporte social, talvez em função de um nível maior de interação e reciprocidade em comparação com outros animais de estimação”, diz a autora principal do estudo Rebecca Purewal. “Nas culturas ocidental e não-ocidental os animais de estimação podem agir como uma forma de apoio psicológico, ajudando as crianças a se sentirem melhor sobre si mesmas e criando uma autoimagem positiva”, afirma.

Aqui no blog eu já fiz dois posts bem legais sobre crianças e animais de estimação! Confiram:

>> Cães e gatos x crianças: mitos e verdades

>> Raças de cães mais adequadas para famílias com crianças

Deixe seu comentário!