Desabafo

A redescoberta após a maternidade: você já fez algo por você hoje?

Quando o Descomplica Mãe explicou que seu objetivo era trazer de volta o foco na mãe, pensei: ah, que ótimo, as mães realmente precisam disso! Mas aí parei e me perguntei: E eu, o que fiz ou estou fazendo por mim?

Quando estamos esperando um bebê, toda a atenção é voltada para nós: as pessoas se levantam para você se sentar, perguntam sobre a sua saúde, se interessam pelas suas expectativas e são até mais gentis. Quando você se torna mãe, acabou, o foco agora é o bebê. OK, justíssimo! Só que abrimos mão de tanta coisa para o bem dos nossos filhos (seja durante a gravidez, durante a amamentação e pelos anos seguintes) que acabamos nos acostumando a pensar em nós por último!

Eu já tinha me dado conta que estava completamente perdida nesse universo muito louco que é a maternidade! Mas não sabia como e nem o que eu poderia fazer para me reencontrar. Eu estava vivendo totalmente por e para os meus filhos e me deixado de escanteio.

Eu tinha consciência que me tornara uma outra pessoa depois que meus filhos nasceram, mas o meu desafio era descobrir “quem eu havia me tornado”. O que eu gosto de fazer? O que eu quero fazer? Percebi que não sabia responder essas questões sem envolver as crianças.

Pergunto: quem nunca se pegou assistindo canal de desenho enquanto as crianças estavam dormindo? Estamos funcionando no automático…

Aos poucos, fui me valorizando mais, deixando a culpa de lado e prestando mais atenção em mim, nos meus gostos. Pode testar, você vai ver que atitudes simples, que parecem ser ridículas, já causam efeito! Tirar 10 minutinhos para ler um livro, estabelecer que a hora da sua novela é sagrada, folhear uma revista tomando uma taça de vinho, praticar exercícios e, pasmem… comprar uma roupa nova para você e não para as crianças. Faça algo por você, por mais simples que pareça, e verá como isso pode te fazer bem!

A partir do momento que tomei consciência que precisava voltar a me enxergar, minha cabeça foi abrindo e tendo novas perspectivas. Fazer cursos, estudar, ler mais, resgatar antigos hobbies. Prestar atenção em pequenas coisas ao redor que te fazem feliz. Deixar as sapatilhas de lado e voltar a usar salto! Tentar ter uma conversa com uma amiga fugindo da pauta maternidade (difícil, eu sei). Essas são algumas atitudes que podem ajudar a você se reencontrar! Resumindo: descomplique!

Claro que tudo faz parte de um processo que depende também da idade dos filhos e da característica de cada mãe. Conheço mães que conseguiram se reencontrar rapidamente após a maternidade, assim como outras que ainda estão neste caminho, como eu. Só sei que está valendo muito a pena e me fazendo bem!

Você já fez algo por você hoje?

smiles-woman-happy-woman-smile

Photo via Visualhunt.com

Leia também:

Você já se sentiu perdida após a maternidade?

Deixe seu comentário!