Casa & Decoração

Decoração de quartos dos filhos: que itens são essenciais?

  • Esse é um guest post do Portal Chaves na Mão

Acompanhe dicas para dar um toque especial em sua casa e não desperdiçar dinheiro com isto!

como decorar quarto de menina

imagem: Pixabay

Quem tem criança em casa sabe como eles crescem e se desenvolvem rápido. E coloca rápido nisso! E para acompanhar todas as mudanças de gostos e comportamento é essencial que a criança tenha o seu próprio espaço em uma casa. Por isso, um quarto que reúna conforto, segurança e funcionalidade, é importante nesta fase de desenvolvimento e para manter a boa rotina e convivência na casa.

Pensando em acomodar melhor todos os membros da família da melhor forma possível, muitas famílias saem em busca de aluguel de casas em Curitiba. Afinal, as casas contam com vários cômodos, muitas com espaços externos como jardins, quintal e espaço para a criançada brincar. Já quem busca os apartamentos, quer tudo isso sem abrir mão da segurança que um condomínio oferece.

Tendo o espaço definido, não importa se você tem um, dois, três filhos ou até mais. Basta usar a criatividade e não se esquecer de alguns itens essenciais para o quarto das crianças em todas as fases de crescimento. Confira as nossas dicas e prepare-se para colocá-las em prática.

Quarto do bebê

A prioridade no quarto de um bebê é a segurança e a funcionalidade. Para garantir a segurança da criança, a distância entre as grades do berço, deve ter no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm, essa medida evita que a cabecinha, ombros ou mãos do bebê possam ficar presas. Se houver rodinhas no móvel, pelo menos duas delas têm que ser fixas ou conter travas. O espaço entre o estrado e a lateral do berço também não deve ultrapassar 2,5 cm, e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 cm, evitando também que braços e pernas possam ficar presos. Se alguma das partes do berço for feita de tela, os buracos têm que ter no máximo 7 mm, para não haver chance de os dedos do bebê passarem por eles.

Ao planejar a decoração deste ambiente, é legal pensar naqueles móveis que geralmente serão herdados, afinal sempre tem aquela amiga, prima ou irmã que teve filho recentemente e tem várias coisas que não usa mais. E dá para aproveitar tudo sim! Depois disso, veja o que realmente irá precisar comprar. Berço, trocador, enfeites, cortinas, cômodas, guarda-roupas, poltrona de amamentação, enfim há uma infinidade de coisas para mobiliar o quarto do bebê, mas leve em conta o espaço que você tem para que fique um ambiente confortável e de fácil acesso. O quarto do bebê precisa ser arejado e calmo, por isso as cores claras e tons pastéis são perfeitas porque sempre remetem tranquilidade ao ambiente.

Quarto de menina

Para as meninas de modo geral, a dica é partir para uma decoração mais clean, com paredes e móveis claros. Prefira branco, porque branco combina com tudo e com isso é possível abusar das cores nos objetos de decoração como tapetes, pufes, almofadas, colchas, cortinas e abajur.  Assim, quando a menina enjoar fica fácil renovar os elementos.

Colocar adesivos na parede é uma solução simples, barata e muito criativa para decorar o quarto de menina sem que seja necessário realizar grandes mudanças e sem bagunça.

Quarto do menino

Conforme o menino cresce o comportamento e as preferências também mudam, ou seja, aquele super-herói que era febre, agora é passado. Para tentar acompanhar todas essas mudanças algumas dicas simples e práticas são perfeitas para deixar o quarto do menino sempre atual.

A aplicação de papéis de parede, por exemplo, é perfeita para dar uma repaginada no ambiente sem gastar muito. Além disso, colchas, almofadas, pufes também são elementos fáceis de encontrar e em conta, se comparado a uma reforma total. Os adesivos de parede também são ótimos para dar outra cara ao ambiente e, além disso, são fáceis de instalar.

As cortinas ou persianas também completam a composição do quarto do menino. Já os blackouts garantem um quarto escurinho para um sono tranquilo. Os quartos com televisão instalada ao lado da janela também precisam de uma opção que bloqueie a entrada de luz, para não atrapalhar enquanto o menino o assiste a seu programa preferido ou joga videogame.

Nesta fase, uma bicama de solteiro com gavetas pode ser um modelo que caia perfeitamente com o estilo do menino. Afinal, é mais uma cama para receber os amiguinhos que vão pousar na sua casa no final de semana. Já os gavetões são perfeitos para acomodar toda a bagunça da molecada.

Adolescente

O quarto de um adolescente é um ambiente que merece atenção na hora da decoração, afinal, não é mais um quarto infantil, mas está longe de ser local para adulto.

Nas paredes cabe uma composição de espelhos ou papéis de parede. Os nichos também incrementam e otimizando os espaços do quarto em tamanho pequeno. Você também pode usar cores mais vivas como amarelo, azul, marrom, verde, cinza, preto, vermelho, laranja e muito mais, sim, para quarto do adolescente também vale usar marrom e preto! Basta apenas identificar o gosto do jovem para compor a decoração exatamente de acordo com o que ele gosta.

Os jovens são exigentes e gostam de ter um quarto com a cara deles. Afinal será o local onde vão receber os amigos e passar boa parte do tempo, seja na internet ou ouvindo música. Por isso, um canto para receber amigos com pufes, pode ser perfeito para compor o quarto de um jovem.

Móveis práticos e funcionais é uma boa ideia para aqueles que têm uma rotina agitada. As peças multiuso funcionam muito bem nessa situação, por exemplo: camas baixas com futons, mobiliários com rodinhas, baús e gaveteiros para guardar objetos e outros. Uma escrivaninha também é um objeto essencial para estudar e usar o computador.

Uma cortina ou persiana, por exemplo, tornará a área charmosa, o tapete serve para proteger os pés do piso frio. As colchas e almofadas deixam o quarto mais aconchegante e acolhedor.

Explore elementos que possam ser customizados por elas mesmos e dão o toque pessoal e criativo ao ambiente, como painel com fotos ou painéis com imagens temáticas do mundo do adolescente.

Percebeu que a sua casa está pequena e que está na hora de mudar? Confira as opções de imóveis em Curitiba e encontre o lar ideal para você e sua família.

  • Guest Post do Portal Chaves na Mão

Deixe seu comentário!