Nordeste

Bahia com crianças: Projeto Tamar na Praia do Forte

Esse é o segundo post da série “Nordeste com crianças”. Vou contar sobre o Projeto Tamar, na Praia do Forte, localizada no município Mata de São João, a 50 km aeroporto internacional de Salvador/ BA.

* Leia aqui o primeiro post de “Nordeste com crianças – Porto de Galinhas“.

Para quem não conhece esse trabalho lindo, o Projeto Tamar tem como missão a pesquisa, a conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção!!

Você pode salvar no Pinterest e ler depois:

projetotamar


Fomos em maio e, apesar de ser um mês bem propenso a chuvas na região, pegamos dias lindos de sol e muito calor! Mas para aproveitar bastante a praia, os meses de janeiro, fevereiro, setembro e dezembro são os melhores!

Ficamos hospedados em outro município, em Camaçari, mas desta vez não ficamos em hotel e sim em casa de amigos. Porém, a Praia do Forte, na Mata de São João, é riquíssima em ofertas de hotelaria com toda a estrutura necessária para atender famílias com crianças pequenas (leia as dicas de hospedagem no final do post).

Além da Praia do Forte, o Projeto Tamar está presente em outras localidades brasileiras como Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Fernando de Noronha (PE), Oceanário de Aracaju (SE), Arembepe (BA), Regência (ES).

O Projeto Tamar que visitamos – da Praia do Forte – tem ares de um parque misturado com museu: espaçoso (ocupa uma área de 10 mil m2), limpo e muito bem organizado. Lá é possível ver tanques, aquários, exposições, espaço cultural e até loja e restaurante. A maior parte do passeio é ao ar livre. Então não se esqueça de protetor solar e boné!

Obviamente o destaque do lugar fica por conta das tartarugas marinhas, mas também vimos arraias gigantes e tubarão também. Informe-se na entrada os horários das atrações (como alimentação das tartarugas). Também é possível fazer visita guiada com os monitores. Mas fazer o passeio sem guia é incrível também! É um programa imperdível para fazer com as crianças e uma ótima oportunidade de falar sobre a preservação da natureza e das espécies em extinção!

A vila onde encontra-se o complexo é super charmosa, cheia de lojinhas e restaurantes. A avenida principal, chamada de Alameda do Sol, é fechada para carros, o que torna o passeio muito mais agradável. Dá para levar carrinho de bebê.

Partindo de Salvador, a Praia do Forte, no município de Mata de São João-BA, fica cerca de 60 km ao norte de Salvador (75km do Centro e 50km do aeroporto internacional), através da BA-092, conhecida como Estrada do Côco. Há saídas regulares de ônibus e vans da estação rodoviária e de outros pontos da Av. Paralela de Salvador. Aberto diariamente das 08:30 às 18:00. Ingresso – R$ 26,00 www.tamar.org.br

Hospedagem na Praia do Forte

Alguns resorts bem conhecidos disputam a preferência dos hóspedes que ficam em Mata de São João com uma super estrutura:

Tivoli EcoResort Praia do Forte

Faça sua reserva no Tivoli EcoResort pelo Hotel Urbano

Iberostar Praia do Forte – All Inclusive

Faça sua reserva no Iberostar Praia do Forte pelo Hotel Urbano

Hotéis e pousadas Praia do Forte

Hotel Via dos Corais (confira a disponibilidade)

Pousada Refúgio da Vila (confira a disponibilidade)

Pousada Tatuapara (confira a disponibilidade)

Porto Zarpa Hotel (confira a disponibilidade)

Pacotes com aéreo e hospedagem Mata de São João/ Praia do Forte

Pacote Iberostar Bahia – All Inclusive 2019
Passagem Aérea + Hospedagem com All Inclusive (4 a 7 diárias)
50% de desconto, parcelado no boleto: a partir de R$ 2.386,00

Clique para comprar o pacote Iberostar 2019 pelo Hotel Urbano

 

Leia também:

Nordeste com crianças: Porto de Galinhas

Viagem com crianças de avião: o que levar na mala de mão?

Viagem para a praia com bebê: o que levar

Clique e confira as ofertas do Hotel Urbano para a Bahia

Deixe seu comentário!