Turismo sustentável

7 perfis para seguir e inspirar sobre conservação da natureza

Quem acompanha o blog e o meu perfil do Instagram no @todasasmaesemviagem já notou que estou falando bastante sobre meio ambiente e sustentabilidade, em especial quando a gente viaja. 

Já fiz matéria sobre o turismo sustentável no Catraca Livre Viagem e também lancei a série aqui no blog sobre hotéis sustentáveis para ir com crianças.

Perfis em redes sociais mostram novas formas de pensar a sustentabilidade do planeta. Foto: Pixabay

Eis que hoje recebo da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza uma lista de 7 perfis no Instagram que falam sobre a conservação da natureza. Achei tão inspirador que vou reproduzir aqui essa lista para vocês! Já estou seguindo todos 😉

* A Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira.

Então confiram os perfis e inspire-se:

  1. @onu_meio_ambiente

Com a mensagem “Pense no Planeta. Viva Simples”, a conta oficial no Instagram da ONU Meio Ambiente no Brasil traz informações e dados sobre diferentes temas ligados à conservação. O perfil ainda divulga eventos ligados ao meio ambiente e possui um link direto para a página da instituição, com reportagens sobre o tema.

  1. @oceanoparaleigos

Criado pela oceanógrafa Mariana Thévenin, o perfil no Instagram é também um projeto que pretende divulgar informações científicas de maneira descomplicada, popularizando o conhecimento. A ideia é aproximar as pessoas dos oceanos e incentivar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da conservação. O perfil também traz pesquisas sobre o tema.

  1. @cristalmuniz

A influenciadora de 27 anos decidiu, em 2014, que tentaria viver sem produzir lixo. A iniciativa resultou em um blog e um perfil no Instagram, o @umavidasemlixo. As postagens de Cristal trazem dicas sobre como evitar o desperdício e a produção de resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. Com suas ações, em 2018, a influenciadora ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente. No mesmo ano, a página também conquistou o 1º prêmio Lixo Zero, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

  1. @fundaçaogrupoboticário

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Na conta oficial no Instagram, é possível conhecer algumas das ações, editais lançados e espécies da fauna e flora do Brasil. Também são divulgadas informações sobre os mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos e conservados por meio de duas reservas naturais mantidas pela instituição: a Reserva Natural Salto Morato (PR) e a Reserva Natural Serra do Tombador (GO). 

  1. @soniabridi

O perfil pessoal da jornalista traz várias informações sobre meio ambiente. Muitas postagens são resultado de reportagens produzidas e trazem dados sobre temas que estão ganhando destaque na mídia, como as mudanças climáticas e possíveis consequências. O perfil ainda apresenta bastidores de reportagens e curiosidades sobre as produções realizadas pela jornalista no Brasil e no mundo.

  1. @umagotanooceano

Fundada pela atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a organização sem fins lucrativos trabalha para ampliar a divulgação de temas socioambientais. Com uma linguagem acessível, as postagens no perfil do Instagram trazem informações e dados sobre temas ligados ao meio ambiente e ao direito das comunidades indígenas.

  1. @familiaschurmann

A família que ficou conhecida por inúmeras aventuras em alto mar é também defensora da campanha Mares Limpos, uma ação global para combater o lixo nos oceanos. As viagens são registradas no perfil oficial da família, que também traz informações sobre iniciativas de conscientização. A próxima expedição dos Schurmann está marcada para dezembro de 2019. A “Voz dos Oceanos” terá duração de um ano e meio, tem o apoio da ONU Meio Ambiente e vai fazer o registro de oceanos em várias regiões do planeta.

Deixe seu comentário!