São Paulo

Roteiro de 2 dias em Holambra com crianças

Estivemos na cidade de Holambra/ SP em um final de semana de setembro para conferir a Expoflora, a maior mostra de flores da América Latina. 

As crianças, lógico, foram junto e aqui vou contar tudo o que fizemos nesta cidade que fica a 140 km de São Paulo e 35 km de Campinas. Para quem segue o perfil do Todas as Mães em Viagem no Instagram, mostrei todo o nosso roteiro nos stories que estão salvos no destaque.

Eu também comandei os stories do perfil da Catraca Livre Viagem e mostrei bastante coisa no perfil deles com conteúdo diferente! Vale a pena vocês verem também! 

Você também pode salvar no Pinterest:

roteiro holambra

Top Centrum Hotel

Chegamos em Holambra por volta das 11h da manhã. Fizemos o check in no Top Centrum Hotel, deixamos as malas e saímos para almoçar. O hotel tem a localização ótima, no centro e a 1 minutinho do Boulevard Holandês, charmosa rua que concentra alguns restaurantes conhecidos, como Casa Bela e Martin Holandesa, além de lojinhas de souvernis. O hotel nos deu de cortesia os ingressos para a Expoflora e ofereceu o transfer até o evento, o que foi ótimo.

Nosso quarto era do tipo apartamento, com cozinha, mesa de jantar e sala com sofá cama. Achei bem amplo, confortável e equipe super atenciosa! Tem estacionamento gratuito.

>>Clique para conferir as tarifas do Top Centrum pelo Booking.com

A Expoflora 

Essa é a 38a edição do evento, que conta com diversas atrações em uma área de 250 mil m², como a Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, danças típicas e a culinária holandesa, além de mini sítio e visita ao Museu de Holambra. Tem também um parque de diversões – os brinquedos são à parte e não estão inclusos no ingresso da Expoflora.

As cores da Expoflora! Foto da exposição de arranjos florais

A Mostra de Paisagismo na Expoflora. Esse ambiente representa o quintal das crianças.

A famosa “árvore de tamancos” da Expoflora

Peguei um final de semana bem cheio e ainda fui na parte da tarde – perto do horário da Chuva de Pétalas, uma das atrações mais aguardadas do evento. 

Para cada Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de pétalas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas! As flores são fornecidas por 25 produtores de Holambra. Diz a tradição que quem consegue pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.

Mas a aglomeração de gente é muito grande e isso cansou bastante as crianças. Importante: levei de casa um pulseirinha de papel daquelas tipo VIP com nosso nome e telefone, coloquei camisetas chamativas nas crianças e não tirei o olho delas nem por 1 minuto. Todo cuidado é pouco com crianças em eventos grandes.

Danças típicas na Expoflora!

O parque de diversões dentro da Expoflora

Alimentação dentro da Expoflora: além de lanchonetes, tem quiosques

Eu amei conhecer a Expoflora, fomos na exposição de arranjos florais e na mostra de paisagismo. As crianças se encantaram com as danças típicas, mas não consegui um espaçozinho para ver a Parada das Flores e sequer consegui chegar perto da Chuva de Pétalas, principalmente estando com crianças. 

Chão tomado pelas pétalas depois da chuva de rosas

O Shopping das Flores lá dentro da Expoflora é uma perdição! Muito grande, cheio de variedade, uma loucura para quem gosta de flores!

A festa vai até às 19h. Como estávamos de transfer, o motorista nos buscou bem na entrada do evento, o que me fez valorizar ainda mais o serviço oferecido pelo hotel (rs).

O evento acontece anualmente e em 2019 vai até o dia 29 de setembro.

Visita aos Campos de Flores

A pequena cidade de Holambra, com 14 mil habitantes, é responsável por nada mais nada menos que metade do comércio de flores do Brasil todo!!! Até as placas de trânsito têm o formato de flores .⁣

Por isso fiz questão de fazer o passeio para conhecer os campos de flores. Esse passeio só pode ser feito com agências credenciadas, por se tratar de fazendas particulares. Dura em torno de 2 horas e acho imperdível para quem vai conhecer a cidade.

Fizemos com a Real Holambra . Eles nos buscaram no hotel e fomos de ônibus conhecer duas fazendas, uma de gérberas e girassóis e outra de crisântemos. Durante o passeio, ouvimos muitas histórias do nosso guia a respeito da história, cultura e tradição de Holambra, o que tomou a viagem mais enriquecedora ainda! ⁣

Ah, tem muita gente que contrata outro tipo de visita, mais voltada para o ensaio fotográfico. Ensaio de família, gestante, pré-casamento, de moda ….as fotos ficam maravilhosas! ⁣

⁣Holambra além das flores

A cidade é um charme e oferece alguns passeios bem simpáticos para fazer! Você pode, inclusive, contratar um city tour com as agências de turismo (as mais conhecidas na internet são Real Holambra e Theos Turismo).

O nome da cidade vem da junção de HOLanda AMérica e BRAsil! A cidade é uma antiga colônia holandesa, que chegou na região em 1948. A tentativa inicial dos primeiros holandeses que fundaram a colônia era trazer gado da Holanda para produzir leite e abastecer o mercado regional. Mas por conta da distância do porto de Santos e das doenças tropicais, poucas cabeças de gado chegavam vivas em Holambra, coitadinhos 🙁 

Foi só em 1951 que novas famílias vindas da Holanda resolveram produzir flores e, para divulgar o comércio de flores, resolveram criar a Expoflora. Mas Holambra só foi emancipada politicamente e reconhecida como cidade em 1991! Em 98 ganhou o título de Estância Turística!

As referências holandesas estão por toda a parte, desde a culinária até a arquitetura. Inclusive a prefeitura tem um programa de incentivo para as pessoas que constroem as casas em estilo holandês. Os proprietários ganham isenção de 50% do IPTU. Tudo para a cidade não perder a identidade holandesa!

Moinho dos Povos Unidos 

Um dos cartões postais da cidade, o Moinho dos Povos Unidos é uma cópia fiel aos moinhos holandeses. Foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Com cinco andares temáticos abertos à visitação, o Moinho tem aproximadamente 38 metros.

Deck do Amor
Fica em frente ao Lago Vitória Régia e é inspirado na ponte dos cadeados de Paris. A tradição manda os casais colocarem um cadeado na grade com seus nomes e assim ficarão juntos para sempre. Como sou a louca das tradições (hahaha) fui logo colocando o nosso. Para quem não sabe, em Montevidéu, no Uruguai, existe a Fonte dos Cadeados e eu também coloquei o nosso cadeado lá (rs).

Boulevard Holandês

Fica na Rua Dória Vasconcelos e é lá onde se concentram alguns restaurantes, bares e lojinhas. Conhecemos o Casa Bela, Martin Holandesa, ambos com culinária típica holandesa. Ainda dei uma passadinha no Armazém Yah Yah para comprar os famosos Stroopwafel da marca Oma Beepie que dizem ser a melhor. 

O Boulevard Holandês

Loja de souvenirs com os famosos tamancos holandeses

Stroopwafle à venda! Impossível resistir!

Lojas de flores

Obviamente a cidade é muito bem servida de lojas de flores! Na volta para casa passei no Garden Center Cidade das Flores e fiz umas comprinhas de plantas e flores. Não tem como resistir, né, gente?

Assista ao vídeo que fiz sobre a nossa estadia em Holambra:

Ficou de fora

Infelizmente nosso tempo foi curto, pois respeitamos o ritmo das crianças. Então alguns passeios ficaram de fora, como o Parque Van Gogh e o letreiro “Eu Amo Holambra” na Praça dos Coqueiros.

Curiosidades

Você sabia que algumas das cenas do filme Mônica Laços foi filmada em Holambra, em especial na parte que mostra o bairro do Limoeiro? 

Dica para quem vai viajar com crianças para Holambra:

O hotel que ficamos, o Top Centrum, é localizado bem no centro, pertinho de comércio e restaurantes. Mas para quem quer conhecer Holambra e ficar em um esquema mais de descanso, a cidade também oferece hospedagens assim. Um deles é o Villa de Holanda Parque Hotel. Tem uma área externa super bonita e arborizada, além de, parquinho para as crianças e piscina. Nós só não ficamos nele porque não teríamos tempo de curtir o hotel, já que ficamos apenas no sábado e domingo. Mas as avaliações são ótimas!

Aqui vai uma lista de hotéis em Holambra:

Top Centrum Hotel – clique para conferir as tarifas

Holambra Garden Hotel – clique para conferir as tarifas

Hotel e Pousada OCA – clique para conferir as tarifas

Villa de Holanda Parque Hotel – clique para conferir as tarifas

Hotel 1948 – clique para conferir as tarifas

Noeland

Se a Expoflora não é tão voltada para crianças (apesar de ter uma estrutura kids friendly, como locação de carrinho, fraldário etc), o evento Noeland com certeza é o lugar dos pequenos! Realizada no mesmo Parque da Expoflora, a edição de 2019 será entre os dias 29 de novembro a 29 de dezembro, de sexta a domingo, das 16h à meia-noite.

Foto: divulgação/ Carolina-Zia

Neste ano serão três cenários temáticos que convidam os visitantes a viajar na imaginação e na fantasia: a Fábrica de Brinquedos, o Vilarejo e os Alpes, todos incluindo atrações recreativas em meio à decoração. Também serão mantidos a chuva de flocos de neve e de bolhas de sabão e os principais personagens da Noeland – Noelito e Natali – que já conquistaram as crianças.  

Foto: divulgação/ Carolina Zia

Também haverá shopping de Natal, com diversos tipos de presentes e artigos de decoração. Os restaurantes apresentarão sugestões de cardápios especiais. 

E olha que demais: os visitantes podem optar pelo Passeio Turístico a uma fazenda que produz árvores de Natal (tuias holandesas e stricktas) e flores diversas, onde serão instalados painéis interativos ao lado de canteiros coloridos para permitir selfies e fotos.               

Acho que eu já tenho uma ótima desculpa para voltar para Holambra!!! :))

3ª Noeland – Um Reino Mágico de Natal 

Localização: Parque da Expoflora, em Holambra

Data: 29 de novembro a 29 de dezembro, de sexta a domingo

Horário: 16h à meia-noite

Ingressos: R$ 60,00 na bilheteria

Desconto para ingressos individuais: R$ 25,00 no site www.ingressorapido.com.br

Confira os descontos para grupos no site www.noeland.com.br

Informações: (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168-3600

 

Deixe seu comentário!