Roteiro de 2 dias em Holambra

Categoria: Interior de SP

Em nosso roteiro de 2 dias por Holambra, mergulhe na cultura holandesa, passeie por campos floridos intermináveis e descubra a magia que torna a capital das flores um destino verdadeiramente especial.

Holambra fica a 140 km de São Paulo e 35 km de Campinas. Para quem segue o perfil do Todas as Mães em Viagem no Instagram, mostrei todo o nosso roteiro nos stories que estão salvos no destaque.

Eu também comandei os stories do perfil da Catraca Livre Viagem e mostrei bastante coisa no perfil deles com conteúdo diferente! Vale a pena vocês verem também! 

No final do post tem indicação de hotéis e pousadas, além do relato de como foi visitar a Expoflora, a maior mostra de flores da América Latina.

Holambra – HOLanda AMérica e BRAsil

Você sabia que o nome da cidade vem da junção de HOLanda AMérica e BRAsil? A cidade é uma antiga colônia holandesa, que chegou na região em 1948. A tentativa inicial dos primeiros holandeses que fundaram a colônia era trazer gado da Holanda para produzir leite e abastecer o mercado regional. Mas por conta da distância do porto de Santos e das doenças tropicais, poucas cabeças de gado chegavam vivas em Holambra, coitadinhos 🙁 

Foi só em 1951 que novas famílias vindas da Holanda resolveram produzir flores e, para divulgar o comércio de flores, resolveram criar a Expoflora. Mas Holambra só foi emancipada politicamente e reconhecida como cidade em 1991! Em 98 ganhou o título de Estância Turística!

As referências holandesas estão por toda a parte, desde a culinária até a arquitetura. Inclusive a prefeitura tem um programa de incentivo para as pessoas que constroem as casas em estilo holandês. Os proprietários ganham isenção de 50% do IPTU. Tudo para a cidade não perder a identidade holandesa!

placa Holambra, a cidade mais holandesa do Brasil

Roteiro de passeios em Holambra

Visita aos Campos de Flores

A pequena cidade de Holambra, com 14 mil habitantes, é responsável por nada mais nada menos que metade do comércio de flores do Brasil todo!!!

Até as placas de trânsito têm o formato de flores!

Fiz questão de incluir a visita aos campos de flores em nosso roteiro em Holambra. Esse passeio só pode ser feito com agências credenciadas, por se tratar de fazendas particulares. Dura em torno de 2 horas e acho imperdível para quem vai conhecer a cidade.

Fizemos com a Real Holambra . Eles nos buscaram no hotel e fomos de ônibus conhecer duas fazendas, uma de gérberas e girassóis e outra de crisântemos. Durante o passeio, ouvimos muitas histórias do nosso guia a respeito da história, cultura e tradição de Holambra, o que tomou a viagem mais enriquecedora ainda! ⁣

Ah, tem muita gente que contrata outro tipo de visita, mais voltada para o ensaio fotográfico. Ensaio de família, gestante, pré-casamento, de moda ….as fotos ficam maravilhosas! ⁣

 

 

Moinho dos Povos Unidos 

Um dos cartões postais da cidade, o Moinho dos Povos Unidos é uma cópia fiel aos moinhos holandeses. Foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Com cinco andares temáticos abertos à visitação, o Moinho tem aproximadamente 38 metros.

Deck do Amor

Fica em frente ao Lago Vitória Régia e é inspirado na ponte dos cadeados de Paris. A tradição manda os casais colocarem um cadeado na grade com seus nomes e assim ficarão juntos para sempre. Como sou a louca das tradições (hahaha) fui logo colocando o nosso. Para quem não sabe, em Montevidéu, no Uruguai, existe a Fonte dos Cadeados e eu também coloquei o nosso cadeado lá!

Holambra_Deck do Amor

Holambra_deck do amor cadeados

Boulevard Holandês

Fica na Rua Dória Vasconcelos e é lá onde se concentram alguns restaurantes, bares e lojinhas.

Para comer, indico os restaurantes que conhecemos:

O Casa Bela oferece gastronomia holandesa e internacional. O croquete típico de frango é um dos quitutes mais famosos da casa.

Martin Holandesa é um café/ restaurante que também fica no Boulevard Holandês. Lá provamos o delicioso Pannekoek, que é a panqueca que leva queijo gouda (típico da Holanda), além do Rose Gebak, um doce de rosas. E para você que está se perguntando, a resposta é: Sim, tem gosto de rosas. E sim, é gostoso!

Ainda dei uma passadinha no Armazém Yah Yah para comprar os famosos Stroopwafel da marca Oma Beepie que dizem ser a melhor. 

Boulevard Holandês
tamancos holandeses em Holambra
Estamos na Holanda? Não, pera… é uma loja de souvenires em Holambra!
Pannekoek: a panqueca holandesa
doce de rosas
Doce de Rosas da confeitaria Martin Holandesa
Óbvio que levei para casa os famosos Stroopwafel

Lojas de flores

Obviamente a cidade é muito bem servida de lojas de flores! Na volta para casa passei no Garden Center Cidade das Flores e fiz umas comprinhas de plantas e flores. Não tem como resistir, né, gente?

Compras de flores e plantas no Garden Center

Ficou de fora

Infelizmente nosso tempo foi curto, pois respeitamos o ritmo das crianças. Então alguns passeios ficaram de fora do nosso roteiro em Holambra, como o Parque Van Gogh e o letreiro “Eu Amo Holambra” na Praça dos Coqueiros.

Curiosidades

Você sabia que algumas das cenas do filme Mônica Laços foram filmadas em Holambra, em especial na parte que mostra o bairro do Limoeiro? 

Onde se hospedar em Holambra

O hotel que ficamos, o Top Centrum, era localizado bem no centro, pertinho de comércio e restaurantes. Mas infelizmente fechou as portas durante a pandemia. Vou indicar outras opções de hospedagem em Holambra:

Holambra Garden Hotel – clique para conferir as tarifas

Hotel e Pousada OCA – clique para conferir as tarifas

Villa de Holanda Parque Hotel – clique para conferir as tarifas

Hotel 1948 – clique para conferir as tarifas

 

Varanda dos quartos do Villa de Holanda Parque

 

Deixe seu comentário!