Roteiro São Miguel dos Milagres (Alagoas) com crianças

Categoria: Alagoas

Viajar com as crianças para São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas, foi a realização de um sonho. Já tinham me falado que era bonito, eu já tinha visto fotos, mas não pensei que fosse me surpreender tanto!

>> Leia outros posts da série Nordeste com crianças

Leia também: Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres

Como chegar em São Miguel dos Milagres

Nosso voo chegou em Maceió e de lá pegamos o carro. Levamos 1h40 até chegar em São Miguel dos Milagres (são 99 km de Maceió), que faz parte da Rota Ecológica dos Milagres, um trecho do litoral norte que compreende as cidades de Passo de Camaragibe (cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda), São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

Alugue seu carro com antecedência pela rentcars.com

Também é possível contratar um transfer que te leve do aeroporto até o hotel. A estrada não é uma Imigrantes ou uma Ayrton Senna da vida. Tem um trecho mais estreito, de mão dupla e um pouco esburacado. 

Não acho que valha a pena fazer um bate e volta a partir de Maceió. Você passa muito tempo na estrada (que já não é mamãozinho com açúcar) e não entra no clima de slow travel que as praias de Milagres sugerem. Além disso, para quem vai com crianças, é desgastante ir e voltar no mesmo dia. Fique e não se arrependerá! 

Nos hospedamos no hospedamos no Angá Hotel e foi uma escolha muito feliz! Hotel pé na areia, bem em frente à Praia Porto da Rua (praticamente uma praia deserta). * Fiz um post somente sobre a hospedagem.

>> Leia o post “Onde Ficar em São Miguel dos Milagres

Praias da Rota Ecológica dos Milagres

A chamada Rota Ecológica dos Milagres é um trecho do litoral ao norte de Maceió que abrange Passo de Camaragibe (cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda), São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Todas as praias são bem próximas umas das outras. As cidades da Rota Ecológica também fazer parte da Costa dos Corais, que possui a segunda maior barreira de corais do MUNDO (a maior fica na Austrália).

É aquele lugar ideal para quem gosta de tranquilidade, uma leve brisa e um mar com águas quentinhas e calmas! Para mim, essa é a definição de paraíso!

Visitamos as praias com o nosso carro alugado, mas você também pode contratar nas agências e receptivos os passeios de buggy que fazem todo o roteiro das praias. 

As praias que a gente visitou durante nossos 4 dias em São Miguel dos Milagres:

Praia do Marceneiro

Fica em Passo de Camaragibe. Acho que foi a praia com o mar mais verdinho que vi, eu fiquei realmente muito impressionada! Ficamos na sombra delícia de uma árvore e curtimos a paisagem e a água bem quentinha! 

Praia do Marceneiro

 

Praia do Riacho

Em São Miguel dos Milagres mesmo, mas vizinha bem próxima do Marceneiro. É desta praia que se tem a visão da famosa Capela dos Milagres (onde Whindersson Nunes e Luiza Sonza se casaram lááá em 2018). A praia tem um riacho que deságua no mar – é o que dá nome ao povoado e à praia. 

Capela dos Milagres Praia do Riacho

Aqui a gente seguiu a dica do agente do nosso hotel, para ficar no Milagres Paradise. É uma pousada que ainda está em construção (a previsão é ficar tudo pronto até dezembro/ 2019), mas o restaurante/ bar pé na areia já está funcionando. Lá você tem à disposição bangalôs, mesas e redes, além do serviço de bar e restaurante. Basta seguir a placa a partir da AL-101.

Praia de São Miguel dos Milagres

A praia principal da cidade. Ficamos pouco tempo nela, mas notamos que tem uma estrutura com uma área grande pra estacionar, restaurante, banheiro, barracas etc, bastante jangada na praia e uma rede na água irresistível! 

Praia do Toque

Em São Miguel dos Milagres, vizinha à Porto de Ruas. Aqui tem as piscinas naturais  do Toque que se formam na maré baixa. 

Praia do Toque

>> Leia sobre Passeio para as piscinais naturais em São Miguel dos Milagres

Almoçamos no famoso restaurante do Enildo, pé na areia e distante 10 minutos a pé do hotel Angá onde nos hospedamos.

Restaurante Enildo São Miguel dos Milagres

 

Porto da Rua

Em São Miguel dos Milagres. É a Praia do Angá Hotel, pousada que ficamos. Praticamente uma praia particular. A maior vantagem no nosso caso foi aproveitar todos os benefícios que a pousada oferece à beira mar.⁣

Porto de Ruas São Miguel dos Milagres

Leia também: Onde ficar em São Miguel dos Milagres

⁣Praia do Patacho

Fica em Porto de Pedras, município vizinho a São Miguel dos Milagres. Pegamos uma sombra de uma árvore e nós instalamos lá). Quando a maré está muito baixa (chamam de maré morta), o mar seca e você consegue ir a pé pelo “mar” até as piscinas naturais do Patacho! Não foi o nosso caso, infelizmente.⁣ 

Patacho

Para chegar no Patacho, passe pelo túnel verde! É simplesmente lindo!!

Tunel Verde Praia do Patacho

Associação Peixe Boi

É em Porto de Pedras onde fica o Santuário Peixe Boi. Fizemos um passeio de jangada pelo rio Tatuamunha onde ficam os peixe bois resgatados pelo projeto que tem como objetivo preservar a espécie e aumentar a população de peixes boi, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção no Brasil.⁣

Associação Peixe Boi

Foi muito legal passear de jangada e ver os peixes boi. Eles são super dóceis, mas não podemos encostar nele…a intervenção deve ser a mínima possível. Uma coisa que achei interessante: o peixinho boi (rs) que já nasce bem grandão, não nasce sabendo nadar! É a mãe que leva no dorso e ensina o filhote a nadar. Mãe é mãe em qualquer espécie né? 

A jangada é bem rústica e simples, guiada por duas pessoas que usam varas para “empurrar” a embarcação. Um guia acompanha o trajeto, explicando toda a proposta da Associação Peixe Boi, além de curiosidades sobre o animal.

Associação Peixe Boi

As crianças gostaram bastante do passeio, foi super educativo e gostoso! O tempo foi relativamente rápido e eles não tiveram tempo de cansar! Precisa ligar para agendar a visita, tem um número limite de visitas por dia. ⁣

No final compramos um boneco de peixe boi para cada um, feito pelos artesãos da região. Além de ser uma lembrança para as crianças, ajudamos com esse projeto tão especial para o meio ambiente.⁣

Leia também:

>> Onde ficar em São Miguel dos Milagres

>> Viagem para Maceió: como montar seu roteiro


Organize sua viagem


Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para passagens aéreas, recomendo o Vai de Promo

Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com

Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo a Civitatis

Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo

Deixe seu comentário!