Cães e gatos x Crianças: mitos e verdades

Categoria: Comportamento

O assunto animais x crianças sempre rende uma boa conversa! E é por isso que chamei a médica veterinária Eliane C. K. Botti para falar um pouco sobre essa relação tão encantadora!

Cachorros e crianças
Foto: dreamstime.com

Desde a gravidez, já começamos a nos preocupar: será que o cãozinho vai gostar do bebê, como vou conseguir dar atenção aos meus bichinhos, será que meu filho vai desenvolver alguma alergia, e por aí vai, né? Aqui em casa não foi diferente! Temos uma cachorra e duas gatas, portanto, todas as perguntas sobre esse assunto, desde o risco da toxoplasmose até a convivência com as crianças, passaram pela nossa cabeça.

E no final tudo deu certo :). As nossas crianças adoram os animais, mas nunca forcei nenhuma aproximação, deixei cada um no seu tempo. Seguimos algumas recomendações da própria veterinária Eliane desde a minha primeira gestação. Por exemplo, antigamente minhas gatas dormiam na nossa cama, mas eu preferi barrar o acesso delas aos quartos, assim como o da cachorra. Então fizemos essa mudança antes do meu filho nascer. É importante ter essa preparação, pois os animaizinhos podem sentir-se rejeitados com o nascimento da criança.

Um grande receio das futuras mamães que têm gato é a toxoplasmose, doença que pode causar danos sérios ao feto quando adquirida durante a gravidez. Só que também existe muito preconceito e precisamos nos informar direito antes de qualquer atitude! No meu caso, a primeira obstetra que me consultei falou que eu deveria me desfazer das gatas. Isso estava fora de cogitação! Pesquisei, conversei, me informei direito e descobri que bastava tomar certas precauções na higiene da caixinha de areia, que eu estaria segura. É muito mais perigoso comer uma carne crua ou mal passada ou ainda ingerir salada mal lavada do que ter contato com gatos. E outra: você sabia que a contaminação se dá somente no primeiro ano de vida do animal? Bom, troquei de obstetra.

Confira abaixo a conversa que tive com a Eliane C. K. Botti, mãe e médica veterinária.

Todas as Mães: Dizem que o animal já sente quando a mãe está grávida, é verdade? Quais mudanças no comportamento dos cães e gatos são possíveis observar quando estamos grávidas?
Eliane Koutchera: Minhas clientes que ficaram grávidas sempre relataram que muitas vezes seus pets ficam mais grudadinhos antes mesmo de elas saberem que estavam grávidas. Eu mesma quando fiquei grávida, antes mesmo de ter a confirmação, notei que minha rottweiller deixou de pular em mim.

Todas as Mães: Como preparar o animalzinho para a chegada do bebê? Eles também sentem ciúmes?
Eliane Koutchera: O ideal é que se for preciso fazer alguma mudança na rotina do animal, por exemplo, não entrar mais em casa ou em algum cômodo da casa como o quarto do bêbe, que essa mudança seja feita antes de o bebê chegar, para que o animal não se sinta excluído da novidade. O bebê que vai chegar será um concorrente da atenção que o animal tem, principalmente se os pais forem marinheiros de primeira viagem. No meu caso, assim que minha filha nasceu, fizemos o seguinte: a primeira roupinha que ela usou, no dia de seu nascimento, o meu marido levou para casa para que nossa cachorra sentisse o cheiro, e quando voltamos, uma pessoa saiu para passear com ela e eu entrei com minha filha em casa. Quando ela retornou do passeio nem ligou muito para a nova integrante da família. Ela cheirou por curiosidade e só…

Todas as Mães: Toxoplasmose – quais os cuidados que a grávida deve ter com o gato para não pegar toxoplasmose?
Eliane Koutchera: Quem transmite a toxoplasmose são os gatos contaminados. A contaminação se dá através das fezes ou da carne do gato e somente no primeiro ano de vida do animal. Depois desse período o gato não transmite mais a toxoplasmose. Se a gestante tiver um gato filhote não precisa se desfazer dele, deixe a tarefa de limpeza da caixa sanitária para outra pessoa. Se não for possível, o ideal é que não tenha contato direto com as fezes na hora da limpeza e que lave muito bem as mãos.

menina-com-gato
Foto: freeimages.com

Todas as Mães: A partir de quantos meses o bebê pode ter contato com o animal? O pelo do cachorro/ gato causa alergia?
Eliane Koutchera: Alguns bebês podem ter alergia aos pelos dos animais. No caso dos gatos o que causa a alergia na verdade, não são os pelos e sim uma proteína da saliva dos gatos, já que esses se lambem para se higienizar. A orientação que recebi da pediatra de minha filha foi que podia deixar o animal desde o primeiro dia em contato com o bebê… Tanto que minha cadela dormia debaixo do berço de minha filha e nunca tivemos problemas com alergia.

Todas as Mães: E para as famílias que gostariam de cuidar de um cãozinho: quais as raças mais indicadas para as casas com crianças?
Eliane Koutchera: Se a casa não possui nenhum pet e a família deseja adquirir um, vai depender do espaço disponível, da rotina da casa, do comportamento da criança. Existem crianças que são muito ativas, o ideal seria um cão que aguentasse as brincadeiras da criança e que não fosse agressivo. Muitas vezes as pessoas acham que os cães pequenos são melhores, mas, na verdade são os que menos gostam de crianças. Os que gostam de crianças geralmente são beagles, mas, é uma raça bem complicada de comportamento, pois é um eterno bagunceiro e filhotão para a vida toda. Os golden retrivers são bem bacanas com criança e labradores também. O ideal é que se estude o comportamento de varias raças para ver qual melhor se adequa à família.

Deixe seu comentário!