A lancheira ideal: nutricionista avalia lanches montados pelas mães

Categoria: Saúde & Alimentação

Eu já contei que meu filho comia o lanchinho da tarde fornecido pela escola, mas de uns tempos pra cá ele passou a pedir para levar o lanche de casa. E óbvio, foi a partir daí que tive dúvidas em como montar a lancheira ideal para os nossos filhos!

lancheira

Como sei muito bem que essa dificuldade não é só minha – é de todas as mães – fiz o seguinte:
Pedi para duas mães me mandarem fotos das lancheiras já montadas de seus filhos. A terceira lancheira é a da minha filha, que começará na escolinha. Encaminhei o material para a nutricionista Juliana Dragone, pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP – Grupo de apoio a nutrição enteral e parenteral. Com a descrição dos itens à mão, a nutricionista avaliou o que tinha de errado nessas lancheiras.
Me surpreendi! Por exemplo, a lancheira que montei para a minha filha tinha muita fruta. E eu achando estar super saudável! De acordo com Juliana Dragone, o excesso de frutas pode aumentar a glicose sanguínea, gerando um diabetes. “Ou leva a fruta ou leva o suco”, completa a nutricionista.
Com as orientações abaixo, conseguimos ir atrás de opções mais saudáveis para as nossas crianças. Curiosos para ver as lancheiras?
Segundo a nutricionista Juliana Dragone, a lancheira ideal deve conter:

1 fonte de carboidrato, 1 fonte de proteína, 1 fonte de frutas

E atenção com iogurtes, queijos e requeijão: “Podem ficar 3 horas fora da geladeira, após esse tempo tem que jogar fora”.
Lancheira da Carolina, 8 anos

lancheira da carolina

Suquinho (néctar) de maracujá
Bisnaguinha com requeijão e salame

Bolacha de gergelim

Juliana Dragone: “Esta lancheira não está nutritiva. O salame é um alimento embutido rico em gordura de origem saturada (animal), aumentando as taxas de gordura ruim no sangue (LDL – Colesterol e TG). O suco néctar possui muito sódio e pode levar um ganho de peso excessivo. Devemos trocar o néctar por um suco natural, a bisnaguinha pela bisnaguinha integral light, o requeijão pelo light e excluir o salame. A bolacha de gergelim está ok. Mas tem que tomar cuidado que não pode mandar o pacote todo da bolacha. São apenas algumas unidades, por exemplo, 3 unidades”.

Lancheira do Rafael, 3 anos (2 lanches)

lancheira do Rafa

Suco de morango sem corantes
Toddynho
Danoninho
Banana
Uva
Bisnaguinha com cream cheese light e geléia de damasco

Juliana Dragone: “Esta lancheira está com excesso de leite e frutas. Deve escolher entre levar o toddynho ou o danoninho. E sempre preferir a versão light, para controle de peso. Ou leva fruta ou o suco. O excesso de frutas pode aumentar a glicose sanguínea gerando um diabetes. A bisnaguinha deve substituir pela integral light e o cream cheese pelo light e a geléia está ok”.

Lancheira da Alice, 1 ano e meio

lancheira da alice

Suco de maçã
Bolinho orgânico de banana
Ameixa

Juliana Dragone: “Esta lancheira tem excesso de frutas. Ou leva o suco ou leva a fruta”.

Sei que fazer a lancheira ideal todos os dias pode ser difícil, mas pelo menos use essas informações a seu favor!

No próximo post, a nutricionista Juliana Dragone dará orientações para levar sucos naturais e salada de frutas para o lanche da escola.

Nutricionista Juliana Dragone – CRN3: 27403 é Pós – graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP – Grupo de apoio a nutrição enteral e parenteral.
Site: http://www.nutricionistajuliana.com.br
E-mail: contato@nutricionistajuliana.com.br
Facebook: Nutricionista Juliana Dragone

Deixe seu comentário!