Festa junina: dicas de organização, decoração, comidinhas e economia no seu arraial

Categoria: Festas

Eba, a época de festa juninas chegou (que na verdade sempre se estende até julho). Friozinho com quentão, vinho quente, pipoca e quadrilha! Quem é que não gosta? Eu adoro!

Inclusive, uma das lembranças mais gostosas que tenho da minha infância é a festa junina que organizávamos em casa, com a vizinhança, amigos e família. Lembro de muita festa, alegria, bingo (tem que ter) e música caipira! 🙂

Para ajudar a planejar uma festa junina bem intimista e original, seja em casa ou no condomínio, chamei a Ariane Karvelis, da AK Kids Decorações e Eventos, para compartilhar a sua experiência em festas com a gente. Além do check list básico na organização, Ariane dá dicas bem legais sobre a decoração!

Saiba que dá para ir bem além de bandeirolas penduradas na hora de enfeitar o seu arraiall! Que tal trocar a clássica toalha xadrez por outra estampa?

decoração de mesa para festa junina

Economize!

Para quem quer economizar, aproveite as sugestões e reutilize peças que você já tem em casa para decorar. Preocupada com o desperdício de comida? Descubra quais são as comidinhas típicas de festa junina que as pessoas mais consomem e as que sempre sobram!

E será que dá certo pedir para os convidados levarem um prato salgado e um de doce, como antigamente? Saiba aqui qual a melhor forma de organizar os comes e bebes.

Se você é do tipo que gosta de receber e colocar a mão na massa, aproveitem essa entrevista, pois dá para tirar ideias bem criativas! E se você é do tipo que prefere terceirizar esse trabalho, fica aí o contato de uma profissional! Confiram a entrevista que fiz com a Ariane Karvelis!

decoração festa chapéu de palha

Qual o check list básico para organizar uma festa junina intimista em casa/ salão?
Para que você organize uma festa junina em casa, você têm que ter um espaço mediado (para que, pelo menos, possa fazer uma quadrilha para as crianças, nada formal, ou algumas brincadeiras). O que não pode faltar: doces típicos juninos, salgados típicos junino,  um pouquinho de decoração e músicas que remetam ao tema da festa (músicas juninas, forró, sertanejo)

Decoração: que dicas você pode dar de decoração na festa junina? Tem algo de novo que podemos incluir na decoração, além das bandeirinhas, chapéus e tecidos coloridos?
Hoje podemos brincar com muitas coisas e adaptá-las aos temas da festa. O bolo de pipoca é muito legal, e fácil de fazer (só estourar as pipocas e ir colando em isopor, fica uma graça!). Agora, se quiser um bolo de pipoca para poder comer depois, também dá! Pipocas em placas caramelizadas (redondas, como se fosse um “disco de pizza – só que de pipocas) com doce de leite no meio e fazendo camadinhas, fica incrível! Também tem o bolo de paçoquinhas empilhadas – fica lindo, e dá para devorar depois.espantalho festa junina

Coisas novas que se usam em decorações hoje : tecidos em poá, listras, muito laço, fitas coloridas. Pode-se fugir da tradicional bandeirola.

Toalha de mesa: usamos só o xadrez?
Não! Pode-se usar tecido em poá, listras, liso e até os tecidos chamados estilo bandana, estilo missone.

Há peças que geralmente já temos em casa e que podemos aproveitar na decoração?
Sim, sempre! Garrafas em vidro – pintadas e com um nó no bocal, em tecido colorido e com flores dentro, ficam lindas! Vasos, porcelanas, travessas, pratos, caixotes, mesinhas, banquinhos….tudo que temos em casa pode compor uma bela decoração.

Crianças: o que vale à pena colocar na festa para as crianças se divertirem e o que é furada?
Crianças amam as famosas “barraquinhas”com prendas. Sendo a festa pequena, intimista, em casa ou salão, pode-se comprar algumas prendas, contratar recreadores e deixar que façam brincadeiras juninas com as crianças, eles se divertem. Não as façam danças quadrilha! (se quiserem, ok, senão, tudo bem). É uma festa e eles têm que sentir-se bem!

comidas típicas festa junina

Para não haver desperdício: quais as comidinhas típicas de festa junina que as pessoas mais consomem? E as que sempre sobram?
Consomem muito milho verde, caldinhos (de feijão e de mandioquinha, são os que mais saem), paçoca, amendoim, pipoca, quentão, vinho quente, cuscuz, espetinhos de carne e salsicha. Curau, pamonha, bolos de milho, bolos de fubá, canjica e arroz doce – saem pouco. O ideal é não fazer muito, senão sobram….

Dá certo pedir para os convidados levarem um prato de doce e/ ou salgado? Como organizar?
Eu trabalho sempre com duas opções:

  • Se for pedir para o convidado levar, que dividam entre: mulheres um prato de doce ou salgado e homens com bebidas (mas que as mulheres avisem o que irão levar, para que não tenha muiiito de uma coisa e nada de outra). OU…
  • Se a festa é coletiva, e não usada como tema festivo de aniversário, é legal contratar uma empresa específica, que trabalhe com o tema, as comidinhas, e os convidados dividirem a conta final. Não pesa para ninguém, fica uma festa completinha e ninguém tem trabalho no final.

decoração de mesa de festa junina

Música: música junina o tempo todo ou dá para variar?
Pode-se variar, mas sempre algo voltado para a festa, algo “roceiro” que não brigue com toda aquela decoração, com a comida e com o clima junino,

Lembrancinha: alguma dica de lembrancinha da festa?
Lembrancinhas somente se a festa for usada como tema de aniversário. Neste caso, só se a mamãe fizer questão, porque com recreadores e as prendas juninas, já não há necessidade de lembrancinhas.

 

Serviço:
AK Kids Decoração e Eventos
www.facebook.com/akkidsdecoracaoeeventos
tel: (11) 98895.6069

Ofertas do Hotel Urbano para hotéis com festa junina!

 

Deixe seu comentário!