6 alimentos que não podem faltar na dieta das crianças: eles fazem parte do dia a dia dos seus filhos?

Categoria: Saúde & Alimentação

Outro dia postei no meu perfil do Instagram a foto de um prato do almoço que fiz para as crianças, com arroz e cação com molho de tomate e pimentão. Super fácil de fazer e as crianças adoram o peixe (sem contar que não tem espinhas). Eu queria ter achado uma explicação sobre a importância de oferecer peixe às crianças, mas na correria do almoço não encontrei e postei só a foto.

No mesmo dia me deparo com um release super interessante listando 6 alimentos que não podem faltar na alimentação das crianças. E, bingo, o peixe está nesta lista.

Quem selecionou esses alimentos foi o médico especialista e pesquisador da área da nutrição Patrick Rocha, que acompanha diariamente em seu consultório crianças que sofrem com sintomas como pressão alta, colesterol alto, e diabetes tipo 2 precocemente, em virtude, principalmente, de um histórico de má alimentação.

“Tenho orientado pais e mães sobre hábitos alimentares saudáveis, que incluem principalmente alimentos naturais, que não passaram pela indústria. Alimentos processados em geral são ricos em açúcar, conservantes, trigo, contém excesso de sal refinado, gorduras trans e óleos vegetais industrializados, que são péssimos para o organismo. Com a mudança de hábitos é perfeitamente possível mudar essa situação, pois as crianças de uma forma geral possuem o metabolismo excelente”, destaca o médico Patrick Rocha.

De acordo com o Dr. Patrick Rocha, esses são os 6 alimentos fundamentais que podem ocupar o lugar dos pães, salgadinhos e biscoitos, na dieta diária e colaboram com o bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças:

Photo credit: ruurmo via VisualHunt.com / CC BY-SA
Photo credit: ruurmo via VisualHunt.com / CC BY-SA

1) Ovos
Depois do leite materno esse é o alimento mais saudável que existe. Prefira os ovos caipiras que são mais nutritivos e saborosos.

2) Abacate
É uma fruta excelente para crianças. É rica em vitaminas e gorduras saudáveis.

3) Coalhada ou Iogurte Natural Integral
Vai ajudar e desenvolver uma flora intestinal saudável, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo o sobrepeso e a obesidade infantil. Se for adoçado, o indicado é consumir batido com alguma fruta doce como banana ou mamão.

4) Coco
Nas suas variadas formas, o coco seja a água de coco, a polpa, o coco ralado (não adoçado), o óleo de coco é um alimento muito benéfico para a saúde infantil. Rico em gorduras saudáveis ele ajuda a combater até infecções (gripes, verminoses, bactérias), sendo um alimento funcional excelente.

5) Peixes
De preferência frescos e criados naturalmente (mar ou rio), os peixes são ricos em proteínas e gorduras saudáveis e também são ricos em ômega 3, fundamental para a saúde do cérebro da criança, melhorando seu crescimento e desenvolvimento.

6) Hortaliças e Legumes
São ricos em vitaminas e fibras principalmente. Quanto mais variedade nas cores melhor para a saúde da criança.

Bom gente, essa lista não é nenhum bicho de 7 cabeças, né? Super fácil de colocar em prática (mas não é pra criança viver à base disso… você pode equilibrar junto com outros alimentos)! Até me senti aliviada em saber da importância do ovo. Aqui em casa, quando estou sem disposição nenhuma de cozinhar (ou quando não deu tempo de fazer compras), vou no arroz-com-ovo mesmo e dá super certo! Mas ainda preciso batalhar mais na aceitação de legumes e hortaliças!

E na sua casa, como está a alimentação?

P.S. Caso ainda não tenha introduzido algum destes alimentos na dieta dos filhos, consulte o pediatra. A clara do ovo, por exemplo, só deve ser oferecida à criança após 1 ano de idade.

Deixe seu comentário!