Primeiros socorros na praia: acidentes com animais marinhos

Categoria: Saúde do viajante

Passei a minha infância inteira viajando para a praia, desde bebê. E o mesmo venho fazendo com os meus  filhos… descemos a serra desde o primeiro mês de vida dos dois. Uma das minhas lembranças de criança de férias de verão na praia não é lá muito boa: lembro-me de ter pisado não uma, mas pelo menos 3 vezes em ouriços do mar. E doeu, doeu bastante!

ouriço do mar

 

Lembro-me também de minha avó ter sido queimada por água-viva algumas vezes. Aliás, na praia que frequentávamos em Ilhabela, no litoral norte, era comum em certas épocas do ano o mar ser tomado por águas-vivas. Faz muito tempo que não vejo uma água-viva e nem piso em um ouriço! E quero continuar assim, com essa vaaaaaaga lembrança (rs).

Mas é importante saber o que fazer nessas horas, principalmente com as crianças!
O Professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp, Vidal Haddad Junior, explica que os animais que podem provocar acidentes nas praias são principalmente os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes peçonhentos como os bagres e mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. “Uma regra básica é não tocar nenhum animal trazido às praias pelas ondas”, afirma. Na entrevista abaixo, Vidal Haddad Junior esclarece algumas dúvidas sobre os possíveis acidentes com os animais marinhos:

Quais as situações que precipitam acidentes por ouriços-do-mar e quais são as medidas de primeiros socorros para um acidentado?
O ouriço-do-mar é recoberto por espinhos. Ele fica em colônias em paredões rochosos ou em pequenas lagoas que se formam nas marés em terrenos pedregosos entre praias. Quando pisados, os espinhos se quebram e penetram profundamente na pele da vítima. O acidentado deve ficar em repouso, evitando pisar sobre a área atingida, o que irá fazer os espinhos penetrarem ainda mais na pele. Deve-se procurar atendimento hospitalar para extração dos espinhos, o que pode ser uma tarefa muito difícil, uma vez que estes se fragmentam.

Quais as medidas de primeiros socorros para um acidente por água-viva?
O acidente deixa linhas avermelhadas e dor intensa, correspondentes aos tentáculos dos bichos. A dor é instantânea e violenta. Os tentáculos ainda aderidos devem ser retirados sem usar as mãos nuas e é fundamental o uso de compressas de água do mar gelada ou cold-packs – gelo artificial – (água doce piora o quadro!). Banhos com vinagre ajudam a inativar o veneno.
É importante ainda saber que cnidários permanecem com capacidade de envenenar até cerca de 24 horas fora da água, o que deve ser levado em consideração pela possibilidade de crianças brincarem com animais encalhados nas praias.

Quais os peixes mais perigosos para os banhistas?
Os peixes que mais provocam acidentes são pequenos bagres atirados na areia e águas rasas por pescadores amadores e que tem veneno ativo em seus ferrões por horas após sua morte. Deve-se tomar cuidado ainda com arraias, que permanecem enterradas na areia e podem provocar acidentes graves através de ferrões presentes na cauda. É importante se ter em mente que todo acidente por peixe tem a dor aliviada por imersão do local em água quente (mas nunca quente demais). Acidentes por peixes marinhos e fluviais causam dor e necrose (feridas) na pele.
Tem que aproveitar a praia, o verão e as férias, mas informação e cuidados nunca são demais, né?

Deixe seu comentário!