8 dicas de segurança para curtir o carnaval com as crianças em locais públicos

Categoria: Comportamento

Eu já tinha dado em um outro post algumas dicas e cuidados para serem tomados com as crianças para curtir o carnaval com segurança, né? Mas sempre é bom reforçar, principalmente quando se trata de carnaval e muita aglomeração. Na semana passada eu estive em um bloco sem as crianças, só com o marido… Mas…

Quando percebi, estávamos no meio da multidão, sem saída naquele empurra empurra que nem sei como eu aguentei! as pessoas tinham que dar espaço para o trio elétrico passar e com isso espremia todo mundo contra um alambrado de um estacionamento. eu era uma dessas pessoas espremidas :/

Gente, eu juro que comecei a olhar para o alambrado pensando em escalar hahaha

E olha que sempre pulei carnaval! Começou a me dar um ataque de ansiedade, pois estávamos presos na multidão, quando vi uma criança de uns 7 anos e a mãe segurando pela mão e falando “a mamãe tá aqui, não solta da minha mão”. Bem, ela estava fazendo super certo, mas me deu uma aflição mãe e filha no meio daquele caos! No caso desses blocos grandes eu acho muito mais seguro ficar mais distante da multidão. Com nossas crianças, todo cuidado é pouco!

Para prevenir qualquer incidente, achei super válidas as dicas que o Grupo GR, empresa de segurança privada, passou e, por isso, reproduzirei aqui. Eu tenho PAVOR só de pensar em ver uma criança perdida!

segurança no carnaval
Photo credit: dharder9475 via VisualHunt.com / CC BY-NC
  1. Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.
  2. Se estiver na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado.
  3. É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos ou aceitem doces e presentes.
  4. Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.
  5. A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.
  6. Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela administração ou segurança local.
  7. Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.
  8. Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os dias de folia é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.

E você, tem alguma dica de ouro para garantir a segurança dos filhos em multidões? Comente aqui!

 

Deixe seu comentário!