Comportamento

Lei torna obrigatório o ensino de artes visuais, dança, música e teatro na educação básica

Photo credit: asleeponasunbeam via Visualhunt / CC BY-NC-ND

No último mês tivemos uma grande novidade no que diz respeito à educação e à cultura: em 23 de fevereiro foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte a proposta que torna obrigatório o ensino de artes visuais, dança, música e teatro na educação básica.

Pela legislação atual, apenas a música é conteúdo obrigatório. As escolas deverão implantar as mudanças no prazo de cinco anos.

Para comentar a nova lei, chamei a educadora musical Andréia Lima, professora de artes para bebês e crianças e idealizadora do projeto “Musiqueira – produção cultural para bebês e crianças“:

andreia lima_musiqueira

“A arte faz parte do ser humano e inserir as quatros modalidades (música, dança, artes visuais e teatro) na educação básica é uma grande conquista para os educadores especialistas, para a criança que através das artes descobrem o mundo e sua história, e para os pais que podem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos de uma forma divertida. Quem nunca cantou, dançou com seu bebê e interpretou uma história ou foi inspiração para um desenho? As quatro artes são para apreciação, produção e reflexão. O educador especialista tem papel fundamental para fazer valer a lei. Não é simplesmente fazer arte, mas conhecer a origem, saber o porquê da sua importância. As artes precisam ter seu próprio espaço na escola sem restrições. É diversão sim, mas acima de tudo é cultura”.

E você, o que achou?

* Andreia Lima é educadora musical, professora de artes para bebês e crianças e idealizadora do projeto “Musiqueira – produção cultural para bebês e crianças”. Realiza oficinas musicais para bebês, crianças e educadores da primeira infância. Contato: https://www.facebook.com/musiqueiraartes e http://musiqueiraartes.com.br

>> Confira a entrevista com a educadora musical Andréia Lima sobre os benefícios da musicalização infantil. Clique aqui para ler.

2 comentários

  1. Sidnéia Silva

    Adorei e concordo plenamente com que a educadora Andreia falou, a música é arte e não vejo minha vida sem música, seria tão triste a vida sem música então porque não introduzir essa arte desde cedo!

    1. Cátia Noronha respondeu Sidnéia Silva

      Concordo totalmente, Sidnéia! E as outras artes também! 🙂

Deixe seu comentário!