Governo de São Paulo adianta vacina: dia 11 de abril para as nossas crianças

Categoria: Saúde & Alimentação

Enfim, uma notícia boa que vai aliviar um pouco a nossa tensão sobre o surto de gripe H1N1, em especial no Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira que o governador Geraldo Alckmin antecipou a vacina da gripe de 2016 em São Paulo. Até dia 08 de abril os hospitais públicos e privados receberão a vacina para campanha interna de profissionais da saúde e, a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, para as gestantes e para os idosos da capital e Grande São Paulo.

vacina

Como escrevi no post anterior, o Ministério da Saúde começará a distribuição das vacinas contra a Influenza no dia 1 de abril. A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional.

Confiram a nota oficial:

“O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 29, a antecipação da vacinação contra gripe para cerca de 3,5 milhões de paulistas. As doses, que já vão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane), começam a ser distribuídas no início da próxima semana. O anúncio foi feito em Guarulhos, quando o governador vistoriou as obras da Linha 13-Jade da CPTM.

Inicialmente, receberão a vacina 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. Até 8 de abril, sexta-feira, todos os hospitais desses municípios receberão as doses para a realização de campanhas internas.

Já a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e para os idosos (1,83 milhão) da capital e Grande São Paulo, totalizando aproximadamente 3 milhões de pessoas imunizadas.

Para as demais cidades do Estado e demais públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.

Além disso, em razão da prevalência no número de casos, desde o dia 23 de março os 67 municípios da região de São José do Rio Preto iniciaram uma vacinação extra contra a gripe, com doses remanescentes de 2015. No entanto, neste caso específico, quem tomar a vacina agora, não estará desobrigado de também tomar durante a campanha nacional, uma vez que são vacinas diferentes.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, apenas os casos graves de gripe, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), devem ser notificados obrigatoriamente pelos serviços de saúde.

A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde, por meio de um processo de transferência de tecnologia.”

Deixe seu comentário!