O Começo da Vida estreia dia 05 falando sobre a importância dos primeiros anos de vida

Categoria: Cinema e TV

O No dia 05 de maio estreia o filme O Começo da Vida, da diretora Estela Renner (Muito Além do Peso, Criança, a Alma do Negócio). Tudo indica que esse é um daqueles documentários que mexem com a gente, que nos convidam a refletir através de depoimentos fortes que ficarão para sempre na nossa vida, principalmente por se tratar do nosso maior tesouro: nossas crianças! Além de especialistas, o filme também conta com a participação de famílias dos quatro cantos do mundo – até mesmo Gisele Bündchen, mãe de Benjamin e Vivian, participa do documentário.

o começo da vida

Em O Começo da Vida, a diretora percorre nove países para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de uma criança. Estela Renner entrevista especialistas no desenvolvimento infantil e visita famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais – entre eles, para descobrir que proporcionar um ambiente com amor e segurança para as crianças nessa fase é o maior investimento que se pode fazer na humanidade.

Algumas frases que pesquei no trailer que são bem impactantes:

“Cada criança que nasce é uma surpresa para a humanidade”

“Se você não ouve as crianças, você perde as crianças”

“Como é que a gente pode pensar num mundo de paz, de colaboração, de bem aventurança, onde o começo da vida não é levada em conta?”

“Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”

Temas como licença maternidade, o papel do pai, criação conjunta, pobreza, direitos humanos, violência, drogas e abandono são pontuados no decorrer do longa, que se conclui provocando algumas reflexões, dentre elas: o mundo precisa dar condições para que pais possam ser pais.

o comeco da vida_pai

Meus filhos não ligam se eu sou importante, ou se ganho dinheiro. Eles só se importam se estou presente. E isso é um ótimo lembrete para a vida.”, conta um pai canadense. Ao mesmo tempo, em depoimento para o projeto, o vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2000 James Heckman cita que uma recente pesquisa feita nos Estados Unidos detectou que a cada dólar investido em uma criança, sete dólares são ganhos no futuro através do adulto produtivo, e conclui: “cuidar bem dos nossos bebês é o maior investimento que se pode fazer na humanidade”.

Ao longo de dois anos de produção, meu sentimento crescente era de que em cada bebê existe um mundo, e que cuidar do bebê é cuidar deste mundo. Quando a gente cuida, a gente se transforma, não é uma relação de doação simplesmente. É uma relação a dois, eu sou porque tu és, como um dos especialistas um dia citou. É através das relações humanas, principalmente com um ser em formação, que o mundo terá a capacidade de vir a ser a potência que ele tem para ser”, diz a diretora Estela Renner.

Confiram o trailer abaixo, até arrepia! Eu quero muuuito assistir!!

E entre os dias 5 e 8 de maio, os ingressos para assistir O Começo da Vida serão gratuitos em todas as salas em cartaz. A retirada de ingressos deverá ser feita na bilheteria física e a entrada estará sujeita à lotação da sala. Confiram os cinemas participantes:

São Paulo – Itaú Cinemas (Augusta, Frei Caneca, Pompeia – Bourbon Shopping)
Rio de Janeiro – Itaú Cinemas (Botafogo)
Porto Alegre – Itaú Cinemas (Bourbon Shopping Country)
Curitiba – Itaú Cinemas (Shopping Crystal)
Brasília – Itaú Cinemas (Shopping Casa Park)
Salvador – Itaú Cinemas (Praça Castro Alves)
Florianópolis – Cinespaço (Beiramar)
João Pessoa – Cinespaço (Mag Shopping)
Santos – Cinespaço
Belo Horizonte – Belas Artes Cine
Juiz de Fora – Espaço de Cinema Juiz de Fora
Manaus – Cinemark (Studio 5 Shopping)
Natal – Cinemark (Midway Mall)
Campo Grande – Cinemark (Campo Grande Shopping)
Aracaju – Cinemark (Shopping Riomar)
Palmas – Cinemark (Capim Dourado)
Vitória – Cinemark (Vitória Shopping)
Goiânia – Cinemark (Flamboyant)
Cuiabá – Cinemark (Goiabeiras Shopping)
Boa Vista – Cinemark
Recife Cinemark – (Riomar)

Deixe seu comentário!