Saúde & Alimentação

Dia Mundial da Higienização das Mãos: 10 ocasiões essenciais para lavar as mãos

Você sabia que o dia 05 de maio foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o Dia Mundial da Higienização das Mãos? É nessa data que entidades da área de saúde de todos os países promovem campanhas para conscientizar profissionais de saúde e população de como o ato de lavar as mãos pode evitar vários tipos de doenças, principalmente infecções.

washing the hands

Photo credit: UGA College of Ag & Environmental Sciences – OCCS via Visual Hunt / CC BY-NC

De acordo com a OMS, doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta podem ser reduzidas em até 40% com o simples ato de lavar as mãos.

“Ao longo do dia tocamos em objetos que contêm inúmeros microrganismos e podem passar para as nossas mãos. No momento em que tocamos os olhos, nariz, boca e mesmo a comida eles conseguem entrar em nosso corpo e causar infecções e doenças como a gripe, por exemplo”, explica a infectologista pediátrica, Fabianne Carlesse, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

Será que as pessoas estão lavando as mãos? A infectologista Fabianne Carlesse listou as 10 ocasiões essenciais para lavar as mãos. 

P.S. Depois de ler essa lista, você pode pensar “dard, cadê a novidade?”. Mas, ACREDITE, tem MUITA gente que não leva tão à sério a higienização das mãos. Já aconteceu comigo de receber pessoas na minha casa que chegaram da rua, vieram de transporte público, não lavaram as mãos e ainda pegaram minha filha, na época bebezica de poucos meses. Imaginem como não fiquei fula da vida? Nossa, gente, lavar as mãos é o básico, do básico, do básico da higiene, né?!

Lave:

1 – Sempre que chegar da rua e quando suas mãos estiverem visivelmente sujas

2 – Antes de preparar as refeições

3 – Após usar o banheiro, trocar de fraldas ou levar crianças ao banheiro

4 – Antes e após cuidar de crianças que estão doentes

5 – Após assoar o nariz, tossir ou espirrar

6 – Após brincar com animais de estimação

7 – Após mexer no lixo, jardim ou limpar a casa

8 – Antes e após o cuidado de feridas

9 – Antes e após administrar medicações

10 – Após mexer ou lidar com dinheiro

Além do dia 05 de maio, também existe a campanha do Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), em 15 de outubro. A data foi co-criada pela LifeBuoy, marca da Unilever, e lançada mundialmente em 2008. No Brasil a campanha chegou em 2010.

E se você, assim como eu, lava as mãos corretamente, mas infelizmente já se deparou com pessoas que ainda não têm esse hábito (oi???), compartilhe esse texto. Vamos dar um toque nessa turma aí! #ficaadica

Deixe seu comentário!