Raças de cães mais adequadas para famílias com crianças

Categoria: Comportamento

Chega um momento na nossa vida que o(a) filho(a) inevitavelmente vai pedir para adotar um cachorrinho! Hahah Sério, é quase certol!

Photo credit: demandaj via Visual hunt / CC BY-NC-ND
Photo credit: demandaj via Visual hunt / CC BY-NC-ND

Aqui em casa temos cachorro e gato (só falta o papagaio), e mesmo assim meu filho outro dia veio com uma história que precisávamos adotar mais um cãozinho para ser o filhinho da Teca, a nossa cachorra! Morri de amor, ainda mais com ele falando que ia cuidar toooodos os dias do novo cachorrinho! <3 Mas não, a casa já está cheia :/

E para quem está pensando em adotar um amiguinho(a) de quatro patas, mas não sabe por onde começar, a Farmina Pet Foods, especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, elaborou uma lista com as raças de cachorros mais indicadas para cada fase da criança. Achei a lista bem completa!

Mas saibam que a lista é só para você ter uma noção da característica de cada raça de cachorro! Conheço famílias com pastor alemão que as crianças se dão muuuuito bem. Assim como a minha filha morre de medo da lhasa apso da minha mãe hahahah (apesar de ela ser boazinha).

Para Patrícia Padovez, médica-veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods, antes de adotar o animal, além de escolher a raça, é preciso preparar a casa e a rotina da família para receber o pet. “Cães exigem dedicação diária. Os donos precisam ter tempo para passear e brincar com o animal, além de cuidar da alimentação e higiene do pet. Sem esquecer do amor e carinho, que são fundamentais para que o pet se sinta bem-vindo”.

Vale também conversar com donos de cães para conhecer um pouco mais sobre o temperamento de cada raça. Mas, antes de tudo, é preciso ter em mente que, para adotar um caõzinho, é preciso ter muita certeza e responsabilidade. Colocar as contas da ponta do lápis também é indicado, pois os gastos tendem a aumentar e é importante a família estar preparada.

Photo credit: Rick Bolin via Visual hunt / CC BY-NC-SA
Photo credit: Rick Bolin via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Bebês

Pug: O Pug é o cachorro perfeito para quem fica em casa. Dócil, tranquilo e brincalhão, a raça pode ficar horas descansando ao lado do dono e do neném.
Spitz Alemão: Com seu pequeno porte, o Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânea), o famoso ursinho em miniatura é muito alegre, expressivo e inteligente, agradando pais e bebês.
Beagle: Mesmo bastante bagunceiros, os Beagles aprendem comandos com facilidade e o melhor de tudo: sem perder a alegria! Além disso, a raça é leal e independente.
Buldogue Francês: Sociável, afetuoso e paciente. Essas são algumas características marcantes do Buldogue Francês que, por sinal, é um excelente companheiro para os bebês, já que suas atividades favoritas são brincar e dormir.
Buldogue Inglês: Assim como o Pug e o Buldogue Francês, o Buldogue Inglês não precisa de muitos exercícios para manter a forma. Conhecido como uma das raças mais amáveis do mundo canino, o grandão é uma ótima companhia para a família e pode se adaptar muito bem às crianças.

Crianças

Maltês: Conhecido pela sua agitação, o Maltês é um dos cãezinhos ideais para aquela criança que tem bastante energia. Além de ter bastante pique e disposição para brincar, a raça é gentil e fácil de lidar.
Shih Tzu: é um cãozinho extrovertido, alerta, ativo e uma ótima companhia para os pequenos.
Dachshund: Se a criança é curiosa, aventureira e brincalhona, o salsicha é o cachorro perfeito! A raça Dachshund é super popular entre a garotada e pode garantir diversão e atividade física.
Cocker: Seus charmosos cachos não deixam dúvidas: o Cocker Spaniel é uma raça adorável! Fiel, amigável e tranquilo, esse cão pode ser adestrado com facilidade.
Golden Retriever: Quem nunca esbarrou em um Golden não sabe o que é felicidade. O cão parece sorrir toda hora! Além de ser confiável e inteligente, o Golden também não perde uma oportunidade de brincar com a criançada.

Pré-adolescentes

Labrador: É inteligente, confiável e um ótimo companheiro para as atividades que gastam bastante energia.
Bull Terrier: Se o adolescente tem costume de praticar esportes, o Bull Terrier vai se encaixar perfeitamente na rotina dele. Forte, resistente e bem esperto, a raça preenche todos os requisitos de um bom atleta.
Border Collie: O Border Collie, conhecido como a raça mais inteligente do mundo, é querido por pessoas de todas as idades. É espoleta, mas obediente quando adestrado. Precisa de espaço e alguém para brincar.
Schnauzer: Além de ser sociável e amigável, o Schnauzer é bem apegado ao dono. Acompanha a família em todas as suas atividades e o melhor: é bem comportado dentro de casa! A famosa raça da barbinha comprida pode tanto viver num casarão com quintal como em um pequeno apartamento na cidade.
Vira-lata: O cão sem raça definida com certeza se encaixa em todas as famílias. Tem preto, branco, tricolor, de porte pequeno, de porte médio, enfim… das mais variadas combinações que enchem de amor o dia a dia do dono. Sua natureza desconhecida faz com que cada um seja único e com características singulares.

E mais: Confiram a entrevista que fiz com a veterinária Eliane C. K. Botti sobre os mitos e verdades na relação de cães e gatos x crianças. Cliquem aqui para ler!

Deixe seu comentário!

4 comentários

  1. Fátima comentou:

    Tenho uma cachorra Vira lata, raça não definida, tricolor, se chama Layka ela é dócil e amável com todos. Amamos incondicionalmente. Meu marido no início não aprovou, mas quando vou aquela carinha linda se apaixonou. Não sabemos mais viver sem ela. Além de que foi abandonada ainda bebê nas ruas. Acho que é grata por darmos uma vida digna a ela. E agradeço a Deus por nos dar ela.

    1. Ah que linda história, Fátima! Um animal de estimação realmente vira um membro da família, né?

  2. Jaqueline comentou:

    Tenho um pinscher que é uma raça bem agitada. Ele é amável, e cuida da minha neta como se fosse um guardião. É um companheiro e um membro da família muito amado.

    1. Que graça, Jaqueline! Os cães realmente nos surpreendem, né? 😉