Truques para lavar os bichinhos de pelúcia

Categoria: Casa & Decoração

Em 2018 fiz um post com dicas e sugestões para organizar os inúmeros bichinhos de pelúcia que guardamos em casa, em especial no quarto das crianças.

Agora chegou a vez de dar dicas para lavar os bichinhos. É muito importante essa higienização para evitar o acúmulo de poeira e, consequentemente os terríveis ácaros, responsáveis pelas alergias respiratórias.

Bichos de pelúcia lavando
Photo credit: Adrian Midgley via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

As dicas foram dadas pela marca de amaciantes Fofo! Achei os truques ótimos e por isso compartilho a informação! 😉 Outra dica (essa é minha) para manter os bichinhos higienizados no dia a dia, é usar aspirador de pó com filtro HEPA, que é capaz de eliminar as partículas mais finas (como pólen e fezes de ácaros). Mas ainda assim, uma boa lavagem com água, sabão e amaciante fará bem aos bichinhos! Lembrando que aqueles que levam pilhas não devem ser lavados!

1.       Retire as manchas

Antes de lavar, faça o pré-tratamento, usando uma escovinha com cerdas macias e umedecedida com um pouco de tira-manchas. Deixe agir por alguns minutos.

2.       Retire os acessórios

Retire a roupinha e qualquer outro acessório que possa se soltar durante a lavagem

3.       Proteja o bichinho

Uma das maiores preocupações ao lavar o bichinho de pelúcia na máquina é perder peças como botões, olhos e nariz. Para que isso não aconteça, um dos truques é colocar a pelúcia dentro de uma fronha de travesseiro ou em um saco protetor de roupas antes de colocá-lo na máquina.

4.       Lave

Para evitar danos ao enchimento, evite usar água quente e sempre dê preferência a um modo de lavagem suave e ciclo rápido para garantir que o ursinho saia inteiro da máquina. Como os ursinhos ficam pesados depois de molhados é importante não lavar muitos ao mesmo tempo. Lave com sabão em pó e acrescente o amaciante para deixar o bichinho macio e perfumado. Depois de tirar da máquina, elimine o excesso de água com uma toalha.

5.       Secando

Prefira sempre secá-lo à sombra em um cantinho bem arejado, mas longe do sol porque o calor e a luminosidade podem desbotar o bichinho de pelúcia. Depois de lavados e secos, é importante manter os ursinhos sempre higienizados no dia a dia. Uma dica é colocar a pelúcia para arejar 15 minutos por dia em um ambiente ventilado.

E não deixe de conferir o post com as Ideias geniais para organizar os bichos de pelúcia. Clique aqui para ler!

bichos de pelúcia
Essa e mais 10 imagens para organizar os bichinhos de pelúcia

Leia também:

Como organizar brinquedinhos e miudezas

Truques para lavar os bichinhos de pelúcia

Micaela Góes, do GNT, ensina a organizar os brinquedos das crianças

Ordem nessa bagunça: cada coisa em seu lugar

Deixe seu comentário!