Mudança de escola? Confiram dicas para ajudar nessa difícil decisão

Categoria: Comportamento
mudança de escola
O processo de mudança de escola mexe com a família inteira. Photo credit: Lupuca via Visualhunt.com / CC BY-SA

Meus filhos, assim como muitas outras crianças, mudarão de escola no ano que vem. O mais velho, com 5 anos, vai sair da educação infantil e ingressará no 1º ano do ensino fundamental. Passamos por alguns meses de muita busca, pesquisas e dúvidas, afinal, queria escolher a escola mais adequada para os meus filhos (a Alice ainda está na pré-escola, mas vai mudar junto com o irmão por uma questão de logística).

Esses últimos meses de busca pela escola nova foram com um certo aperto no coração: ver que o filho está crescendo e se desenvolvendo bem talvez seja a melhor retribuição da maternidade. Mas sair de uma escola infantil pequena (onde todo mundo conhece todo mundo, onde você ainda recebe recadinhos na agenda avisando se ele jantou bem ou não) e ir para uma escola “grande”, dá um nózinho na garganta.

É, meu filho, acabou a molezinha: vai começar a alfabetização! Escola nova, amigos novos, professores novos… Tudo novo… para eles e para mim também, né?

E já que em breve entraremos na temporada de matrículas e reservas de vagas, separei algumas dicas para auxiliar outras mães que estão na busca de uma escola nova para os filhos (ou vão entrar ainda neste processo)! Para chegar na decisão final, eu fiz a seleção por exclusão.  Achei mais fácil para mim!

Segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp, Luciana Barros de Almeida, os fatores que precisam ser levados em consideração são: a localização próxima à moradia (no caso das cidades maiores), modo de ensinar, valores da instituição (que devem estar afinados com os da família); custo (que deve caber no bolso); entre outros. Foram exatamente esses itens que considerei!

Localização

Para nós, a seleção começou a partir daí! Eu queria uma escola no bairro em que moramos (ou bem próximo). Morando em São Paulo, não gosto da ideia de perder muito tempo no trânsito com as crianças. Além disso, pense no meio de transporte: a pé, ônibus, carro ou van? Se for utilizar transporte escolar, questione a escola sobre empresas parceiras.

Mensalidade

Sei que existem escolas ótimas, mas que estão muito além do que posso arcar. Por esse motivo, algumas nem entraram na minha lista de escolas para conhecer. Já vi pais dispostos a fazer verdadeiros sacrifícios financeiros para pagar “A ESCOLA” perfeita para os filhos. Mas será que você também está disposto a bancar o mesmo padrão de vida que a maioria dos alunos desta escola cara? Porque o que pagamos não é só a mensalidade, né? Tem os passeios, as atividades extras, viagens (em determinados colégios)… Tudo isso eu levei em consideração. Por outro lado, a mãe de uma amiguinha do meu filho me contou que visitou sim algumas escolas “inatingíveis” para conhecer e poder nivelar por cima. Ou seja, para ela poder ter uma base boa de comparação entre as escolas de diferentes valores. Achei uma ótima ideia a dela!

Método de ensino

Acho legal dar uma pesquisada nos métodos de ensino que existem hoje em dia. Mas também é importante saber que muitas escolas não se rotulam com determinada linha pedagógica, assim como outras fazem um combinado de tudo. O interessante de pesquisar sobre as metodologias é porque você consegue ter um panorama geral: saber com qual tipo de ensino você e sua família se identificam e qual o tipo de ensino que você não quer para o seu filho. Aqui em casa nós não nos identificamos com o método tradicional, conteúdista, onde o professor é o único detensor do conhecimento. Mas ainda acho que o mais importante de saber de cor métodos e linhas pedagógicas, é haver uma identificação entre a família e a escola (Sim, a família, mesmo que morem em casas diferentes).

Sintonia

Isso não estará em nenhum manual pedagógico, mas acredito muito em energia, sintonia. Já entrei em escolas muito boas, mas que na hora percebi que ali não seria legal para os meus filhos. Já em outras escolas, a energia “bateu”: eu conseguia visualizar meus filhos estudando ali, brincando e sendo felizes! Essa mesma sintonia a criança sente também. É estimulante os filhos participarem da escolha, ainda que a decisão final tenha que ser dos pais.

Ansiedade

Em uma das visitas que fiz, uma orientadora alertou para tomarmos cuidado nesse envolvimento da criança. Que por mais que a gente saiba que essa mudança de escola é só para o próximo ano, a percepção de tempo para eles é diferente da nossa. O ano que vem pode ser amanhã para eles! E se não é amanhã, é na semana que vem! Esse assunto pode gerar uma ansiedade desnecessária. Bom, aqui em casa, depois que decidi a escola nova, não toquei mais no assunto. Escola nova, só no ano que vem! Claro, de vez em quando escapa o assunto, mas em geral, evitamos essa conversa com as crianças.

E já que o assunto é ansiedade, leve em consideração que você não está tomando uma decisão para a vida! Tudo bem se não der certo! Se fez a escolha errada, é só mudar… (créditos para o marido, que soltou essa frase diante da minha centésima pergunta: “Será que estamos fazendo o certo?”).

Ainda vou deixar para desdobrar em um próximo post as linhas pedagógicas das escolas de ensino fundamental!

E aí eu queria saber se você já passou por essa fase de mudança de escola. Foi difícil para vocês? Ou foi mais fácil do que vocês imaginavam?

Leia também:

Passeios escolares: você já autorizou?

Prepare-se para a compra da lista de material escolar

Atividades físicas na infância: por que é tão importante

 

No Pinterest:

Dia dos professores

Deixe seu comentário!