Arte em casa: pintando cascas de ovos para a Páscoa

Categoria: Faça você mesmo

Chamem as crianças e aprendam a decorar cascas de ovos para usar na Páscoa – seja na decoração ou na caça aos ovos!

Se tem alguma lembrança que me marcou muito na infância em relação à Páscoa, além da caça aos ovos que fazíamos, era o momento de pintar as cascas de ovos (ovos de verdade, de galinha). Minha avó tinha um capricho ao pintar os ovos que me encantava. Então eu quis resgatar essa lembrança tão gostosa em minha memória e pintar os ovos junto com meus filhos.

Eles amaram e nem sabiam que era possível fazer isso. Procurando na internet existem diversas formas de esvaziar os ovos para depois pintá-lo. Vou contar como eu fiz!

Como esvaziar os ovos

Com uma faquinha pontuda, bata firmemente em uma das pontas do ovo até fazer um pequeno buraco. Com a ajuda da ponta da faca, abra um pouco mais esse buraco para a clara e a gema saírem.

Deixe escorrer todo o ovo em um recipiente (é preciso paciência). Depois, é claro, fiz ovos mexidos rs. Não se preocupe se deixar um buraco muito grande… é só tampar com fita crepe depois.

Para lavar o interior da casa, use água e algumas gotas de detergente. Chacoalhe e depois enxague com água. Em seguida, encha o ovo com água e bastante vinagre. Deixe de molho por uns 10 minutos (Já vi algumas dicas para ferver a casca do ovo com água e vinagre para tirar os resíduos e o cheiro).

Esvazie os ovos e leve-os ao microondas por 30 segundos para secar o interior da casca. Esse processo também deixa a casca mais resistente. A pelinha do interior do ovo vai se soltar. Tente tirar o máximo que conseguir.

Prontinho, o ovo já está pronto para ser decorado.

Aqui usamos tinha guache e cola com glitter. Mas aí é só usar a imaginação e aplicar diversos materiais. Também é possível tingir a casca do ovo usando corante alimentício. Basta mergulhar os ovos (já vazios) em um copo com água, meia colher de vinagre e algumas gotas do corante até obter a tonalidade desejada.

Outra ideia é fazer découpage na casca dos ovos usando cola e guardanapos próprios para a arte. Também podem usar decalques, canetinhas, glitter, colar enfeites de scrapbooking…As possibilidades são infinitas! O processo é tão legal que dá vontade de fazer um monte de ovos pintados!

Agora vocês podem usar os ovos para decorar a casa para a Páscoa ou até mesmo para fazer uma brincadeira com as crianças. Eu vou colocar um papelzinho dentro com uma dica da caça aos ovos no domingo de Páscoa. Eles terão que quebrar os ovos para a gente ler a dica! Tenho certeza que será um sucesso!! E melhor ainda: eles que fizeram!

Vou deixar algumas fotos de ovos decorados que peguei do Pinterest para se inspirarem!

  • conteúdo revisado em março de 2024

Compartilhe:

Deixe seu comentário!