Comida saudável e festinha infantil combinam sim

Categoria: Festas

Quem disse que em festa de criança só entra coxinha, hot dog e batata frita?

foto: pexels.com

Apesar de ser uma delícia todos aqueles quitutes de festa infantil, dá sim para incluir algumas comidinhas mais saudáveis tanto para os pequenos quanto para os adultos.

Separei algumas sugestões que dá para fazer em casa sem precisar ter grandes dotes culinários. Algumas eu já experimentei e outras eu já servi nos aniversários dos meus filhos. Se você tiver alguma sugestão, deixe a sua dica nos comentários para as outras leitoras verem também, tá?

Comidinhas saudáveis em festas infantis

Frutas são sempre muito bem vindas em festinhas infantis. O que diferencia é a forma de apresentação.

Já fui em festa onde um dos pratos mais disputados entre as crianças era um espetinho de uva com morango. Vira e mexe a gente ia na mesa e tinha que esperar repor.

espetinho de fruta em festa
foto: Pinterest

Outra dica é cortar melancias em pedaços triangulares, espetar um garfinho de madeira e deixar a criançada se servir, comendo como se fosse um picolé. Fiz isso na festa de 2 anos da Alice do tema Peppa Pig. Foi sucesso! A minha dica é usar aquela melancia baby que é mais durinha para isso. A melancia normal é um pouco mais aguada e pode acabar quebrando no formato de triângulo.

foto: Pinterest

Achei essa foto no Pinterest e achei bárbara: são frutas pequenas dentro de uma casquinha de sorvete (confesso que já imaginei uma calda de chcolate aí hahaha). Se você tiver dificuldade em ajeitar o cone na mesa, outra ideia é usar cestinhas comestíveis de massa folhada própria para tortinhas doces, achado em lojas de confeitaria.

foto: Pinterest

Todo mundo gosta também de saladinha de frutas, não tem como errar!

foto: Pinterest

E por que não banana na festa?

foto: Pinterest

Vou contar um segredo sobre a comemoração de 5 anos do Teodoro realizada na escola: chegou no dia do bolinho e achei que tinha encomendado pouca comida (além do bolo). Só que estava em cima da hora e não tinha muito o que fazer… Então não deu outra: aproveitei que o tema do aniversário era Bichos, peguei um cacho de banana prata que tinha em casa e um macaco de pelúcia do Teodoro para fazer uma graça. E querem saber? Nas fotos que recebi da escola só davam os alunos comendo banana!

Iogurte com frutas é saudável, mas acho que eu só serviria em uma festinha que fosse realizada no café da manhã ou brunch.

foto: Pinterest

E biscoito de polvilho, quem resiste? Vamos combinar que é muito mais saudável do que batata frita? Olhem esses saquinhos com os biscoitos que ofereci na festa com tema verão/ praia . (não era o Biscoito Globo de verdade… peguei saquinhos pequenos de papel e colei o logotipo por cima. Virou um mini biscoito Globo fake rs).  Mas foi sucesso entre os pequenos e alguns até levaram pra casa 🙂 Dica: existem algumas opções nos mercados de biscoito de polvilho artesanal e com menos sódio. Vale dar uma lida no rótulo dos ingredientes!

Na festa da Alice do tema Princesas, eu deixei copinhos bem bonitinhos de papel cheios de batatinha chips (nada saudável rs) para as crianças se servirem à vontade. Mas, ao invés dessas batatinhas, seria muuuito melhor colocar chips de mandioquinha, batata doce, abobrinha, etc. Os que a gente compra no supermercado eu acho que são bem caros, então a alternativa é fazer em casa mesmo. É difícil acertar o ponto, então sugiro testar várias vezes antes da festa.

Chips caseiros de batata doce. Foto: Pinterest

 

Milho cozido espetado no palito também é sempre uma ótima ideia e as crianças adoram! Encontrei um blog que dá algumas dicas bem fáceis para deixar o milho cozido perfeito. O link é esse: www.panelaterapia.com/

foto: Pinterest

E para beber? Suco natural é sempre muito melhor do que os de caixinha. Acerola, abacaxi, melão e maracujá são algumas sugestões por sofrerem menos oxidação e não alterarem o sabor até 6 horas. Aposte também em águas aromatizadas que fazem o maior sucesso entre os adultos e a criançada. Aqui em casa sempre faço com hortelã ou manjericão.

Essa foto eu peguei no Pinterest e achei incrível! Agua de coco nas garrafinhas! Por que eu nunca fiz isso?

Dependendo do tema da festa, você pode até oferecer as garrafinhas de água da Bonafont tematizadas. Na festa de heróis do Teodoro, realizada em um buffet, pedi para o vallet colocar uma água dessas de heróis em cada carro. Foi um pequeno mimo <3

E para dar aquela sustância, nada melhor que sanduichinhos, né? Gosto de oferecer sanduichinhos de queijo com peito de peru… Acho que não tem erro! Mas recebi da Tirolez, conhecida marca de laticínios, algumas receitas de lanchinhos naturais que também podem ser uma ótima opção para festinhas!

Sanduíche Delícia de Verão

foto: divulgação Tirolez

Ingredientes:

1 copo de Requeijão Cremoso Tirolez (200 g)
1 colher (sopa) de azeite (13 ml)
1 colher (sopa) de suco de limão (13 ml)
Sal
10 fatias de pão integral (220 g)
4 folhas de alface crespa em tiras (12 g)
½ xícara (chá) de palmito picado (100 g)
1 tomate grande cortado em rodelas (280 g)
270 g de Queijo Minas Frescal Tirolez em fatias

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o requeijão, o azeite, o suco de limão e o sal a gosto. Espalhe esta mistura sobre um dos lados de 5 fatias de pão e distribua sobre elas a alface, o palmito, o tomate e o Queijo Minas Frescal Tirolez. Feche com as demais fatias e sirva.

Rendimento: 5 sanduíches
Tempo de Preparo: 10 minutos

Sanduíche de Queijo Minas com Vegetais Marinados

foto: divulgação Tirolez

Ingredientes:

½ cenoura ralada
½ beterraba ralada
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 pitada de sal
1 colher (café) de ervas finas
1 pão tipo baguete
2 fatias de Queijo Minas Frescal Tirolez

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture a cenoura e a beterraba, tempere com azeite, vinagre, sal e ervas;

Corte a baguete ao meio; coloque duas fatias de Queijo Minas Frescal Tirolez; se preferir, leve a baguete ao forno por alguns minutos para que o queijo derreta;

Distribua os vegetais temperados sobre o queijo e feche com a outra metade do pão. Corte a baguete ao meio e sirva.

Rendimento:  2 porções (1/2 baguete por porção)
Tempo de Preparo:  20 minutos

As dicas foram essas e espero que tenha inspirado vocês. Se você tiver mais alguma dica de comidinha saudável para festas infantis, deixe nos comentários!

Boa festa!

Leia também:

As principais tendências para festas infantis em 2018 por Lilian Ruas

Festa em casa: tema DinossaurosCarnavalBichosPrincesasPraia & Verão, Moana

Deixe seu comentário!