Férias no Canadá: alugamos um motorhome para viajar com as crianças!

Categoria: Am. do Norte

É isso mesmo que vocês leram! Alugamos um motorhome, que será o nosso lar por 7 dias durante as nossas próximas férias em família! Canadá, aí vamos nós: eu, marido e filhos, de 6 e 4 anos!

A ideia de alugar um motorhome partiu da vontade de percorrer a estrada Icefields Parkway nas Montanhas Rochosas, em Alberta, no Canadá. Essa rodovia tem 230 km de extensão e paisagens deslumbrantes que a fizeram ser conhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo! O trajeto, que liga os parques de Banff a Jasper, por si só já é uma atração pela paisagem, mas ao longo do percurso os viajantes têm diversos pontos de paradas com atrativos naturais, como os lagos Louise Laike (que no inverno se transforma em um rinque de patinação), Moraine Lake, a geleira Athabasca Glacier, além de atividades como trilhas, rafting, cachoeiras, passeios de canoas etc.

foto: www.banffinfo.com

Outra grande atração é a possibilidade de avistar ursos, alces e outros animais típicos das regiões alpinas ao longo da viagem. Dizem que quando tiver diversos carros parados na estrada, provavelmente é algum urso que está sendo avistado. Portanto, pare também para apreciar!

Mas não é apenas na beira da estrada que a gente pode se deparar com um urso! Estaremos praticamente no meio da floresta o tempo todo e, por isso, os visitantes são orientados a levar consigo o spray bear (#medo) e a tomar algumas precauções, como nunca deixar restos de comida no acampamento, andar em grupo nas trilhas e fazer bastante barulho enquanto estiver caminhando (vale falar alto, bater palmas, cantar, pois na verdade o urso também não quer te encontrar), entre outras medidas que vou conhecer quando chegar. Estou morrendo de medo de encontrar um urso, mas também ficarei bem chateada se não avistar pelo menos um!

foto: www.icefieldsparkway.com

Essa viagem poderia ser feita de carro com a opção de hospedagem em hoteis da região ou ainda de trem, mas decidimos alugar um motorhome pela (grande) aventura em família! Eu nem imagino o que nos aguarda, pois nunca fiz nada parecido (a última vez que acampei tinha 18 anos)!

Viajar de motorhome é muito mais trabalhoso, pois a gente vai ter que cozinhar o tempo todo (e lavar a louça haha), tem a preocupação com o descarte da água suja (você descarta o esgoto nas dump stations, que podem estar dentro dos campgrounds ou em lugares públicos), é tudo apertadinho, etc. Mas a experiência de dirigir um motorhome pela estrada mais bonita do mundo vai superar qualquer hotel!

Quando ir

Segui a dica de algumas publicações de turismo para pegar o verão no Canadá, tanto pela temperatura agradável quanto pelas paisagens de tirar o fôlego. Nesta época do ano só escurece por volta das 22h na região! Como faz para colocar as crianças pra dormir com esse horário maluco? Vamos ver como será!

O verão no Canadá é em julho e agosto, altíssima temporada (tipo dezembro e janeiro nas nossas praias), então existe o ônus de os preços estarem bem altos. Tentamos fechar essa viagem para julho, mas os preços estavam insanos de caros e seria totalmente inviável para o nosso bolso. Ainda que agosto seja alta temporada também, os preços caíram bastante e, portanto, optamos por esse período.

foto: icefieldsparkway.com

Aqui cabe um momento desabafo de mãe: o Teodoro está no 1º ano do fundamental, em plena fase de alfabetização. Assim que passou a euforia de fechar a viagem (passagens aéreas e motorhome), bateu um peso na consciência! Meu filho vai perder 2 semanas de aula e com certeza vai atrapalhar o rendimento escolar. Ele ainda não tem lição de casa, então vou levar algumas atividades na mala e tentar criar uma rotininha de leitura/ escrita/ matemática neste período. De qualquer forma, este será o último ano que viajaremos por tanto tempo fora das férias escolares.

O roteiro

Sem dúvidas, das viagens que já fiz, essa foi a mais difícil de planejar o roteiro. Foram muuuitas pesquisas, muitas revistas e blogs para conseguir me situar e encaixar tudo. Tem muito lugar para a gente conhecer! O roteiro básico ficou assim (e agora ainda falta detalhar quais são as atrações imperdíveis em cada ponto):

foto: icefieldsparkway.com
  • Chegada em Calgary, onde ficaremos hospedados em um hotel por 2 noites;
  • Retirada do Motorhome em Calgary (passagem por um supermercado para fazer as compras de mantimentos dos próximos 7 dias)
  • Trajeto Calgary – Banff – Jasper – Calgary (duração de 7 dias com pernoite nos campgrounds da região)
  • Retorno para Calgary e devolução do motorhome
  • Embarque de avião para Vancouver, onde ficaremos hospedados em um hotel por 5 noites
  • Volta para o Brasil

P.S. Se tivéssemos mais tempo e dinheiro, ainda faríamos uma rápida ida a Seatlle, que fica a 230 km de Vancouver, em Washington, nos EUA. Dá para ir de carro ou de trem, pela Amtrak.

Alugando o motorhome no Canadá

A pesquisa pelo aluguel do motorhome começou com 5 meses de antecedência e fechei quase 4 meses antes. Porém, descobri que deveria ter feito isso mais cedo, principalmente por se tratar de alta temporada. O ideal, pelos relatos que li na internet, é fazer a reserva com 6 meses de antecedência.

Fiz uma pesquisa pelo site www.motorhomerepublic.com que é uma plataforma de aluguel de motorhome. As principais locadoras são a Cruise Canada e CanaDream. Mas nas minhas pesquisas eram as mais caras também. Aí eu tentei alugar em outras empresas – a Compass e a Real Value – que ofereciam rv (como também são chamados, de Recreational Vehicles) mais em conta. Só que nas duas empresas, mesmo depois de solicitar a reserva pelo site deles e até de passar o número do cartão de crédito, recebi um email informando que aquele modelo escolhido não estava mais disponível devido a grande procura.

Então, em vez de ir direto nas principais Cruise Canada e CanaDream, optei por fazer todo o processo de aluguel pelo Motorhome Trips, uma agência de viagens de brasileiros especializada em aluguel de motorhomes no exterior. Aí tudo ficou mais fácil, pois minhas dúvidas (que eram muitas) foram todas esclarecidas em português e muito rapidamente.

ALERTA DESCONTO:

Informe o cupom TODASASMAES e você ganha desconto no aluguel do motorhome na Motorhome Trips
O modelo escolhido para uma família de 4 pessoas: o SVC Super Van Camp da CanaDream

Eu já tinha lido indicação do Motorhome Trips em alguns blogs de famílias viajantes, como o Felipe, o Pequeno Viajante (que já rodou o mundo de motorhome) e o blog Viagens que Sonhamos, que inclusive fez esse roteiro recentemente e eu acompanhei tudo pelo instagram da família. A Francine, do blog Viagens que Sonhamos, foi uma querida, me ajudando muito com as dicas dessa viagem! Outro blog de viagem que me inspirei para fazer esse roteiro pelas montanhas rochosas de motorhome foi o Eu Viajo com Meus Filhos.

Campgrounds

Os campgrounds, que são os campings onde vamos estacionar o motorhome para pernoitar, são super comuns por lá! Os campgrounds que ficam dentro dos parques nacionais canadenses podem ser reservados pelo site https://reservation.pc.gc.ca. Também peguei as dicas de baixar o app Overlander para encontrar os campgrounds.

Tentei eservar antecipadamente os campgrounds antes da nossa partida, já que estamos indo na alta temporada (diferentemente de hoteis, é muito comum chegar sem reserva nos campgrounds). Alguns que tentei reservar já estão com as vagas esgotadas :/ Planejamento nunca é demais! Consegui reserva para os dois primeiros dias (em Banff e Laike Louise). Mas sei que alguns campgrounds também não aceitam reservas antecipadamente.

Itens extras

Quando a gente aluga o motorhome, existem alguns extras que devem ser levados em consideração na hora de fechar a conta, como o kit conveniência, composto por utensílios de cozinha, roupa de cama e toalhas. Geralmente paga-se um valor de acordo com o número de pessoas. No nosso caso, o valor era de 85 dólares canadenses por pessoa. Optamos por não contratar esse kit conveniência (que ficaria 340 dólares) e economizar comprando esses itens no WalMart! Eu realmente não sei o quanto vamos economizar com essa decisão… A agência que alugamos o motorhome falou que é muito comum as pessoas fazerem isso. Quando voltar, escrevo outro post contando se valeu a pena ou não!

Habilitação

Para dirigir o motorhome no Canadá, basta a carteira de habilitação na categoria B (carro normal) válida. De qualquer forma, nós temos a Permissão Internacional para Dirigir, emitida pelo Detran, e vamos levar.

Celular

Não vamos alugar GPS, preferimos ficar no Waze mesmo e nos mapinhas que pegaremos nos centros para turistas. Mas para a internet funcionar por lá, só contratando pacote de dados, pois wi-fi é inexistente nos parques. Você pode comprar o chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil, antes mesmo de viajar (mas compre com antecedência por conta do frete). Para o Canadá existem duas opções de pacotes de dados, é só escolher a que se encaixa melhor no seu planejamento.

Seguro saúde

Ainda estou fechando o seguro saúde, mas é imprescindível e não ficará de fora! Aguardem, pois em breve sairá um post sobre a importância do seguro saúde em uma viagem internacional e como escolher a melhor opção! O Teodoro já torceu o pulso enquanto estávamos de férias em Miami e voltou de lá com o braço engessado! Se eu não tivesse um seguro saúde, possivelmente estaria pagando a conta do hospital até hoje!

Bom, gente, esse é o meu primeiro post sobre a viagem de motorhome pelas Montanhas Rochosas no Canadá com a família! Será divertidíssimo, com certeza! Vou contando mais novidades aqui no blog e pelo instagram também, que terá praticamente um reality show dessa viagem hahaha

Acompanhem tudo no perfil @TodasAsMaesEmViagem pela hashtag #todasasmaesnocanada e também #todasasmaesemviagem

Confira a lista completa de posts sobre a viagem para o Canadá:

Planejando a viagem de motorhome (você está lendo este)

Como é viajar de motorhome pelas montanhas rochosas no Canadá

1ª parte da viagem: roteiro de 1 dia em Calgary

2ª parte da viagem: roteiro de 7 dias pelas Montanhas Rochosas e Icefileds Parkway

3ª parte da viagem: roteiro de 5 dias em Vancouver

Organize sua viagem:

Para pacotes de aéreo + hospedagem, recomendo o Hotel Urbano

Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para passagens aéreas, recomendo o Passagens Promo

Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo o Get your Guide

Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo

Para chip de celular, recomendo o Viaje Conectado da Yes Brasil

A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog ?

Leia também:

Quais remédios levar em uma viagem com crianças

Viagem com crianças de avião: o que levar na bagagem de mão?

Férias no Chile: Santiago com crianças

Deixe seu comentário!