Roteiro detalhado de 7 dias pelas montanhas rochosas no Canadá em um motorhome

Categoria: Am. do Norte

De Banff a Jasper: confiram o nosso roteiro detalhado de 7 dias pelas montanhas rochosas no Canadá a bordo de um motorhome

Posso dizer com toda certeza que os dias pelas montanhas rochosas ~ rocky mountains ~ no Canadá em um motorhome com minha família (eu + marido + filhos pequenos de 4 e 6 anos) foi a viagem mais incrível que já fizemos até agora!

Você pode salvar no Pinterest e ler depois:

roteiro montanhas rochosas

Foram meses de muita pesquisa e planejamento por aqui! E para ajudar futuros viajantes a se aventurar em uma jornada como essa, detalhei todo o nosso roteiro! A nossa aventura de motorhome saiu até no Catraca Livre Viagens 🙂

Nosso roteiro de viagem pelas montanhas rochosas estava pronto!

E continuo afirmando: ter um planejamento é muito importante sim. Mas não se prenda tanto a esses planos. Viajar de motorhome te dá essa liberdade, de não ter uma programação engessada e de não estar preso a reservas de hotéis.

Esse, com certeza, foi o post mais longo que já escrevi em todo o blog! Então se você estiver aqui para planejar o seu roteiro, não se esqueça de favoritar a página e voltar aqui sempre que quiser alguma informação!

ALERTA DESCONTO:

Informe o cupom TODASASMAES e você ganha desconto no aluguel do motorhome na Motorhome Trips

É importante lembrar que dentro desse nosso roteiro daria para incluir mais lugares para visitar durante o dia. Mas estávamos com crianças pequenas e o mais importante em uma viagem em família é respeitar o ritmo dos pequenos. Não adianta visitar dezenas de lugares em um mesmo dia e ter crianças cansadas e estressadas! Preferimos um ritmo mais desacelerado, mas com crianças felizes e curtindo cada minuto do nosso passeio!

Aqui no blog já saíram outros posts sobre a viagem:

Planejando a viagem de motorhome

Como é viajar de motorhome pelas montanhas rochosas no Canadá

1ª parte da viagem: roteiro de 1 dia em Calgary

2ª parte da viagem: roteiro de 7 dias pelas Montanhas Rochosas (você está lendo este)

3ª parte da viagem: roteiro de 5 dias em Vancouver

E agora o mais esperado:

Roteiro de 7 dias pelas Montanhas Rochosas

1º dia

Calgary: retirada do motorhome e supermercado

Campground: Tunnel Village I

Depois de 1 dia inteiro de passeio em Calgary (leia o post com o roteiro de Calgary aqui), acordamos no hotel, chamamos um táxi e fomos fazer a retirada do nosso motorhome na CanaDream, em Calgary. A nossa retirada estava marcada para as 12h.

Estacionamento de motorhomes na sede da CanaDream em Calgary. Foto: arquivo pessoal

Fomos recepcionados com um café da manhã na sede da empresa. Também havia mesinhas e giz de cera para distrair as crianças. Os pequenos ganharam livros de colorir e de atividades sobre toda a região das rochosas. O processo todo de retirada do motorhome dura em torno de 1h30. Saindo da CanaDream, fizemos uma parada estratégica no Canadian Super Store, um hipermercado, bem ao estilo de Walmart, para comprar mantimentos e produtos de higiene para os nossos próximos 7 dias a bordo de um motorhome.

Sem brincadeira, passamos 2 horas neste supermercado! Vou preparar um post só com a lista de compras!

Depois do supermercado, voltamos para o motorhome rumo a Banff. Eu já havia feito a reserva do campground do primeiro e segundo dia com antecedência através do site https://reservation.pc.gc.ca Neste site estão disponíveis todos os campgrounds que ficam dentro dos parques. Mas existem outros campings que não precisam de reserva, basta chegar e conferir se há vagas. Neste site você também pode comprar o ticket para entrar nos parques nacionais (nós compramos ali na hora, na portaria de entrada)

Como já era fim de tarde, ainda não havíamos almoçado e as crianças estavam empolgadissimas com o motorhome, optamos por ficar no campground e curtir o resto do dia por lá mesmo, além de ajeitar as compras e roupas nos armários do motorhome. Ou seja, não houve passeio, mas houve exploração no camping e muitas brincadeiras!

Nosso primeiro campground, o Tunnel Village I

2º dia

Banff – centro de visitantes

Surprise Corner

Hoodoo (vista do Bow River)

Morant’s Curve

Campgroung: Lake Louise Trailer Hard Sided

Acordamos cedo, preparamos um café da manhã, trocamos as crianças e nos despedimos do primeiro camping. Fomos em direção à cidade de Banff, nossa primeira parada. Você não pode estacionar o motorhome em qualquer lugar, existem vagas próprias para este tipo de veículo.

Fomos até o Centro de Visitantes e foi lá que compramos o Bear Spray. Você precisa ouvir toda a explicação e assinar um termo de uso.Também pegamos muitos folhetos e mapas da região.

Segundo dia: visita a Banff Town e parada no centro de visitantes

Depois do centrinho Banff, nossa próxima parada foi o mirante Surprise Corner, de onde você tem a vista de Bow Valley e do luxuosíssimo Fairmont Banff Springs Hotel.

Surprise Corner com vista para o Fairmont Hotel. Foto: arquivo pessoal

Seguimos adiante na estrada até a trilha de Hoodoo, na Tunnel Mountain Road. Um ponto rápido de parada para aproveitar o visual belíssimo de Bow River. Existem trilhas mais radicais e longas para os mais aventureiros. A que fizemos é bem tranquila de se fazer com crianças.

Hoodoo, uma vista deslumbrante! Foto: arquivo pessoal

Depois de Hoodoo, fizemos uma parada rápida no vistapoint de Morant’s Curve, que fica no final da Bow Valley Parkway. Morant é o fotógrafo que se tornou conhecido por seu registro do trem passando exatamente neste ponto. Tivemos uma p. sorte, pois assim que estacionamos o motorhome, já ouvimos de longe o barulho do trem se aproximando!  Já li relatos de turistas que passaram um bom tempo parados esperando o trem e nada. E é óbvio que como todo turista que para neste ponto, tiramos uma foto ao estilo “Morant’s Curve”!

Morant`s Curve: um dos cartões postais das montanhas rochosas. Foto: arquivo pessoal

De lá partimos para o campground que já estava reservado, o Lake Louise Trailer Hard Sided. Foi o único campground que ficamos que tinha energia elétrica na vaga. Sem querer descobrimos que o Bow River passava bem ali do lado do nosso motorhome e é claro que fomos molhar os pés naquela água tão transparente (e gelada rs).

3º dia

Lake Louise

Campground: Mable Campground (Kootney National Park)

Placa de Lake Louise. Foto: arquivo pessoal

Acordamos cedo e fomos direto para Moraine Lake. O estacionamento de Moraine Lake é bem pequeno e quando está lotado, a estrada que leva para o lago é fechada. E não deu outra: eram 8h e já estava tudo lotado. Partimos então para Lake Louise, lago mais conhecido da região e com infra bem maior, estacionamento gigante. Então fomos conhecer o lago mais lindo que já vi em toda a minha vida. Um verde que eu nem sabia que podia existir em um lago!

Lake Louise o lago mais exuberante que ja vimos. Ao fundo, a geleira Victoria. Foto: arquivo pessoal

Para tornar o dia mais incrível, era aniversário do marido e comemoramos em grande estilo. Fomos direto fazer um passeio de canoa pelo Lake Louise. É um passeio bem caro sim (120 dólares canadenses por meia hora), mas valeu cada centavo gasto, pois é uma experiência indescritível!

Ao final do passeio é possível comprar a foto que tiram de vocês na canoa. Você recebe a foto impressa e por email também

As canoas de Lake Louise comportam 4 pessoas, mas em Moraine Lake e Emerald Lake só cabem 3 pessoas em cada canoa.

Passamos horas em Lake Louise, praticamente o dia todo, e fizemos até uma trilha de quase 3 km até um dos mirantes. Você vai ver diversas trilhas, todas bem sinalizadas apontando a distância. Foi uma trilha um pouco puxada para as crianças, eles se cansaram na subida e pediram bastante colo (rs). Não se esqueça de ter sempre uma garrafinha de água. Paramos muitas vezes também para descansar. Vimos muita gente com mochilas próprias para carregar crianças menores nas costas.

Mirante no alto da trilha de Lake Louise: 3 km de caminhada. Foto: arquivo pessoal
Brincadeira de criança na beira de Lake Louise. Foto: arquivo pessoal

Neste dia estávamos sem camping reservado e por isso saímos de Lake Louise e fomos em busca de um campground para pernoitar. Passamos em 4 lugares e todos estavam lotados. Conseguimos vaga no Mable Campground, que fica em Kootney National Park, ou seja, não era mais no Parque Nacional de Banff, mas ficava bem pertinho.

E como procurar um camping? Como falei lá em cima, no 2º dia, passamos no Centro de Visitantes em Banff (mesmo lugar que compramos o Bear Spray). Lá nos deram um mapa das estradas que iríamos percorrer e sinalizaram todos os campgrounds que teriam pelo caminho. Na estrada, a gente cruza com placas indicando a distância do próximo camping. E quando o camping está lotado, eles já sinalizam na própria placa com a palavra “Full”, indicando que não há vagas. Desta forma você nem precisa se locomover até a entrada do campground – apenas seguir adiante até o próximo.

Também usei o aplicativo Overlander, que mostra no mapa os campings próximos.

Placas indicativas dos campgrounds ao longo das rodovias
Placa ensinando como funcionam os campings que não necessitam de reserva. Os campgrounds que precisam de reserva prévia custaram acima de CAD 40 na ocasião. Foto: arquivo pessoal

4º dia

Moraine Lake

Peyto Lake

Bow Lake

Campground: Mosquito Creek

Acordamos bem cedinho com o intuito de conseguir uma vaga no estacionamento de Moraine Lake e adivinhem? Mesmo chegando às 7h, a estrada já estava fechada. Aí o guarda nos deu a dica: voltar para o centrinho de Lake Louise (Lake Louise Village – onde também tem posto de gasolina, vale encher o tanque), estacionar o motorhome por lá e pagar pelo shuttle (van) que leva os visitantes até Moraine Lake. Não visitar este lindo lago estava fora de cogitação e foi a melhor alternativa que encontramos.

Moraine Lake: estacionamos o motorhome em Lake Louise Village e chegamos de shuttle. Foto: arquivo pessoal

Passamos um bom tempo explorando o entorno de Moraine Lake e depois ainda subimos no mirante que fica bem lá no alto das pedras (Rockpile) para ter uma visão esplêndida daquela paisagem! Muita gente (incluindo meu marido e filho) sobe até o mirante escalando as pedras, mas para quem não tem esse espírito aventureiro, tem uma pequena trilha que te leva até o mirante em 5 minutos.

Bem menos lotado do Lake Louise, o Moraine Lake chama a atenção pela sua cor azulada. Foto: arquivo pessoal
Moraine Lake. Foto: arquivo pessoal
Vista lá do alto das pedras de Moraine Lake
Vista do mirante de Moraine Lake. Eu juro pra você que não apliquei nenhum filtro nem correção de cores. Não é espetacular?

Voltamos para o camping para preparar o almoço e em seguida fomos para Peyto Lake. A dica que nos deram era para ir para Peyto Lake por volta das 19h, pois a posição do sol daquele horário fazia com que a luz refletisse uma cor bem azul do lago. Seria muito tarde para ir com as crianças e preferimos ir às 17h mesmo, mas nem por isso deixamos de ficar deslumbrados com o visual. No Peyto Lake a gente não chega perto do lago, conseguimos ver só pelo mirante mesmo. Há uma pequena trilha de asfalto para chegar até o mirante, mas muito tranquilo de ir com crianças.

A trilha para chegae até o mirante de Peyto Lake. Foto: arquivo pessoal
A vista de Peyto Lake. Foto: arquivo pessoa;

Antes de voltar para o camping, paramos em Bow Lake, um lugar muito tranquilo (diferente de Moraine Lake e Peyto Lake, que têm uma pegada bem turística), muito parecido com uma praia.

A tranquilidade de Bow Lake. Foto: arquivo pessoal

Voltamos ao campground e as crianças brincaram bastante por lá. O Bow River passa logo na entrada do camping, o que nos garantiu bastante entretenimento. As crianças adoravam brincar na beira do rio e esse envolvimento com a natureza o tempo todo que deixou a viagem mais incrível ainda. Estávamos inseridos na natureza 24 horas por dia durante 7 dias.

5º dia

Icefileds Parkway

Columbia Icefileds Centre (tour para geleira Athabasca e Skywalk )

Jasper

Acquatic Centre

Pizzaria Famoso

Serviço de lavanderia

Campground: Overflow Campground Jasper

Esse foi o dia que mais rodamos! Logo cedo pegamos, finalmente, a Icefileds Parkway (Highway 93 north), também conhecida como a estrada mais bonita do mundo, em direção a Jasper. Como era de se esperar, passamos por paisagens de tirar o fôlego ao longo dos 232 Km de estrada.

Tivemos o privilégio de presenciar o nascer do sol na Icefields Parkway
Senhoras e senhores: a Icefields Parkway! Foto: arquivo pessoal
Pausa para uma selfie na estrada mais bonita do mundo. Foto: arquivo pessoal

Paramos em Columbia Icefields Centre e compramos tickets para dois passeios (só dá para fazer os dois passeios juntos): tour para geleira Athabasca e Glacier Skywalk. Posso adiantar que é um passeio caro, mas impressionante. Gastar ou não com passeios caros é algo muito pessoal. Nós decidimos curtir a experiência por inteiro, fazer tudo o que estivesse ao nosso alcance… Sinceramente, não acho que vamos voltar nas montanhas rochosas tão cedo (vontade é o que não falta, mas o mundo é muito grande pra repetir destino), então a nossa opinião é aproveitar o quanto puder! Mas lógico que gastos assim devem fazer parte do orçamento na hora de planejar. A gente já sabia do valor antes da viagem, quando consultei o site www.banffjaspercollection.com

O motorhome (ou o carro) fica no estacionamento do Columbia Icefileds Centre enquanto os turistas saem de ônibus até os dois pontos a serem visitados. Primeiro vamos até uma estrada, onde trocamos de ônibus e subimos no Ice Explorer, uma espécie de trator que nos leva até as geleiras. É um passeio meio “Disney” (rs), o motorista é super empolgado e faz piadas o tempo todo. Para chegar até as geleiras descemos (e na volta subimos rs) uma ribanceira de dar um friozinho na barriga (e aí você entende o motivo de estar em cima de um ônibus-trator!). Ficamos cerca de 15 minutos na geleira Athabasca e depois o trator nos leva de volta para pegar o ônibus que nos levará até Glacier Skywalk, uma passarela de vidro de 1km de extensão que fica a 280 metros do chão, com vista para o Sunwapa Valley. No total, a programação  dura cerca de 2h30, 3h. Então leve agua, vá ao banheiro antes (não tem banheiro nas atrações) e leve casaco, pois na geleira é muito frio.

O Ônibus trator que nos leva até a geleira Athabasca

Dica para quem está indo com crianças: leve uma meia a mais e, se possível outro calçado na mochila, já que eles são exploradores por natureza e podem molhar o tênis na geleira. Pelo menos foi o que aconteceu com o meu filho rs. Como não tinha nenhuma troca, o jeito foi dar a minha meia pra ele! Vi um grupo de pessoas nas geleiras suuuuper preparadas: elas tinham capas de borracha para os sapatos, como uma bota maleável! Também tinha bastante gente com garrafinha vazia para encher com a água que escorria pelo chão das geleiras!

Skywalk Glacier, a plataforma de vidro na Icefields em cima de um penhasco
Tem coragem? Passarela de vidro de 1 km de extensão a 280 metros do chão!

Depois desse passeio incrível, voltamos para o motorhome e seguimos viagem pela Icefileds Parkway. Chegando em Jasper, fomos até o centro de visitantes para nos informar sobre campings, uma vez que não tínhamos nenhuma reserva e todos os que passamos na estrada estavam lotados. Descobrimos que quando os campgrounds da região ficam cheios, a cidade abre o “Overflow”, que na verdade é um grande descampado sem nenhuma estrutura: basta chegar e estacionar o seu motorhome (ou montar a barraca). Foi o que nos salvou neste dia! Existe um Overflow em Lake Louise também.

É em Jasper que fica a estação de trem da Via Rail Canada. Existem muitos trajetos de trem pelo Canadá e tem até uma agência brasileira especializada na Via Rail para você planejar a sua viagem. Um desses trajetos faz o caminho das rochosas canadenses e leva o viajante de Jasper até Vancouver. Pensamos em fazer este percurso de trem, mas não teríamos como e nem onde devolver o motorhome, uma vez que a empresa de aluguel de motorhome fica em Calgary. Então no planejamento você precisa escolher: ou viaja de trem ou de motorhome.

Ainda pelo centro de Jasper, para amenizar o calor que fazia, descobrimos o Acquatic Centre, tipo uma academia com day use com piscina coberta a preços simbólicos. No total, para 4 pessoas, pagamos cerca de dez dólares canadenses. Foi ótimo porque as crianças estavam cansadas de tanto andar e puderam relaxar e brincar na piscina.

Relax e brincadeiras no Aquatic Centre em Jasper
Por do sol em caminhada pela cidade de Jasper. Foto: arquivo pessoal

Já era noite (no verão anoitece muito tarde, só depois das 21h) e optamos por uma pizza. Escolhemos a Famoso Pizzeria! Muito boa, a pizza é deliciosa e ótimo custo benefício. Embaixo da pizzaria tem uma lavanderia que nos salvou! Levamos uma boa muda de roupas para lavar e secar!

Mais uma volta pelo centrinho, um sorvete com as crianças e já era hora de seguir para o Overflow Campground Jasper, que ficava há meia hora dali.

É importante saber que em muitos pontos dessa viagem (como a própria Icefileds Parkway) não pega sinal de celular. Então aproveite para usar a internet em Jasper, pois nos campings ao redor não tem.

Em momentos que a internet pegava eu aproveitava para entrar no site https://reservation.pc.gc.ca e verificar sem algum dos campgrounds oficiais tinham vagas liberadas. Consegui de última hora reserva para os dois últimos dias no nosso caminho de volta: em Johnston Canyon e Tunnel Village.

A noite no Overflow Campground Jasper foi horrível, quase um perrenguinho de viagem rs. O tempo virou totalmente, a madrugada foi de muita ventania forte (o motorhome balançava tanto que parecia um avião com turbulência) e as pessoas que estavam acampadas em barracas tiveram que entrar nos carros. O dia seguinte amanheceu feio, muito nublado e chuvoso.

6º dia

Caminho de volta para Banff 

Pyramid Lake

Athabasca Falls

Herbert Lake

Campground: Johnston Canyon

A viagem até Jasper acabara e era hora de fazer o caminho de volta. Percorremos novamente os 232km da Icefileds Parkway, mas o dia estava muito feio e nublado. Paramos o motorhome rapidamente em Pyramid Lake só para preparar um café da manhã. Depois visitamos as quedas d’agua impressionantes de Athabasca Falls e seguimos adiante.

Mesmo no verão, o dia amanheceu nublado e chuvoso. Foto: arquivo pessoal
Café da manhã na beira do Pyramid Lake, em Jasper. O dia começou muito feio e nublado. Mas era apenas o início da manhã… Foto: arquivo pessoal
A força das aguas em Athabasca Falls

No Herbert Lake, já com o tempo melhor, Teodoro e o pai ousaram um mergulho gelado! De volta para o motorhome, fomos conhecer o Lake Louise Ski Resort para fazer um passeio na gôndola (e ter a vista de Lake Louise e quem sabe avistar ursos lá de cima). Mas o tempo havia fechado novamente e a gôndola não funciona com chuva e vento.

Um mergulho gelado em Herbert Lake. Foto: arquivo pessoal

Chegamos no campground de Johnston Canyon (que eu havia conseguido fazer uma reserva pela internet no dia anterior), onde fica a cachoeira Johnston Canyon Falls, nosso passeio do dia seguinte.

7º dia

Johnston Canyon Falls

Emerald Lake (Yoho National Park)

Campground: Tunnel Village I

No último dia de motorhome, a nossa programação começou em Johnston Canyon Falls, que ficava no campground que estávamos. A gente percorreu uma trilha pavimentada somente até a primeira queda.

Uma pequena trilha nos leva até a queda d’água de Johnston Canyon. Foto: arquivo pessoal

De última hora, decidimos ir até o Emerald Lake, que fica no Yoho National Park. Foi um dos lagos mais lindos que conhecemos nesta viagem, ao lado de Lake Louise e Moraine Lake. Um verde indescritível e cenários para fotos maravilhosas!

Emerald Lake: um visual muito melhor do que do início da manhã., né?
Eu, preparando o tripé para tirar uma foto da nossa família com esse lago incrível ao fundo (Emerald Lake). Foto: arquivo pessoal

Finalizamos o dia no Tunnel Village I, o mesmo campground que ficamos no primeiro dia. Arrumamos tudo e nos preparamos para seguir até Calgary na manhã do dia seguinte e entregar o motorhome na CanaDream.

Um brinde ao último dia de viagem de motorhome. Se eu faria de novo? Sem dúvida nenhuma!!!

Ah, lembram-se do Bear Spray que compramos no centro de visitantes em Banff? Não usamos (ufa) e entregamos na CanaDream.

Depois de fazer a devolução do motorhome, chamamos um táxi que nos levou até o aeroporto. A viagem continuou em Vancouver, mas isso fica para o próximo post!

ALERTA DESCONTO:

Informe o cupom TODASASMAES e você ganha desconto no aluguel de motorhome na Motorhome Trips
O modelo escolhido para uma família de 4 pessoas: o SVC Super Van Camp da CanaDream

Leia também:

Todas as Mães no Catraca Livre Viagens

Planejando a viagem de motorhome

Como é viajar de motorhome pelas montanhas rochosas no Canadá

1ª parte da viagem: roteiro de 1 dia em Calgary

2ª parte da viagem: roteiro de 7 dias pelas Montanhas Rochosas (você está lendo este)

3ª parte da viagem: roteiro de 5 dias em Vancouver

Frases de viagem:

Organize a sua viagem:

Para alugar motorhome, recomendo o Motorhome Trips (informe o cupom TODASASMAES)

Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo

Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo o Civitatis

A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog ? 

 

 

Deixe seu comentário!

13 comentários

  1. Juliana comentou:

    Olá Cátia
    Estou adorando sua postagem. Irei fazer esse roteiro e está me ajudando muito. Gostaria de te perguntar sobre qual período fizeram a viagem? Porque em alguns locais você coloca a hora que foi visitar um parque e a incidência do sol muda durante o ano, só para ficarmos mais atentos.
    Agradeço, abraço!

    1. Oi Juliana, que bom que está gostando dos posts! Fomos em agosto, bem no verão! Se tiver alguma dúvida, pode me escrever! Bjos!

      1. Juliana Rocha respondeu Cátia Noronha

        Cátia,
        Vou precisar de uma opinião sua, se possível.
        Nos deparamos com campgrounds indisponíveis para reserva. Como por exemplo, em Lake Louise. Não gostaríamos de voltar para o campground de Banff uma vez que já estariamos próximos de Lake Louise. Vi que um dia vocês procuraram por campgrounds e ficaram no Mable ( que por sinal também é indisponível para reservas), o que acharam dele? Estamos meio receosos em ficar procurando campgrounds, devemos relaxar? é facil de achar? Obrigada =)

      2. Oi Juliana! Pois é, são poucos que a gente consegue reservar com antecedência (e são os melhores rs). Esse que ficamos no terceiro dia, o Mable campground, achei ótimo! Ele é mais “roots” que os outros que tínhamos ficado, mas super atendeu nossas expectativas. É do tipo de campground que não tem portaria…você chega, acha uma vaga e deixa o dinheiro no envelope na entrada. Foram os próprios funcionários dos outros campgprounds que estavam lotados que nos recomendaram ele. Vc tem que dar uma desviadinha do caminho…mas enfim, a gente precisava achar um lugar para dormir e voltar para Banff também estava fora de cogitação. Não deixe de ir no centro de visitantes em Banff para pegar o mapa dos arredores, que eles te indicam todos os campgrounds da região!

  2. Fabio Bello comentou:

    Excelente Post. Estou detalhando o meu roteiro para nossa viagem em Jul/Agosto de 2019, mas estou saindo de Vancouver e tenho 10 dias. Você chegou a fazer o post da lista de compras? Poderia compartilhar como foi nesses 7 dias a alimentação de vocês?

    1. Oi Fabio! Que bom que gostou do post, fico feliz em saber que consegui ajudar! Acabei não fazendo o post da lista de compras, mas te passo agora como foi a nossa alimentação. Optamos por ser o mais prático possível, então foram 7 dias de muito macarrão, arroz, salsicha, hamburguer, nuggets e legumes congelados. Também compramos frios e pães para o café da manhã e um lanchinho à tarde (porque na verdade a gente fazia um almojanta mesmo). Acho que o mais difícil foi calcular a quantidade de comida para não faltar e nem sobrar. Comemos fora apenas 1 noite em Jasper numa pizzaria. E também em Lake Louise paramos em um mercadinho lá no centrinho de visitantes e compramos uma carne moída para fazer. Não comprei nada de temperos, era tudo com molho de tomate e azeite (rs). Não fizemos churrasco, mas acho que existe a opção de alugar a churrasqueira a gás na empresa que aluga o motorhome (e foi um vacilo nosso não ter feito um churrasquinho, viu? Pense nisso rs). De resto, compramos lenço umedecido de limpeza, papel higienico, pratos descartáveis, guardanapo. Talheres, assim como panelas e pano de prato já vinham no RV. Ah, compramos também um jogo de toalha de banho (nós alugamos apenas 1 kit de conveniência, pois ia ficar muito caro), um jogo de copos de plástico (que não são descartáveis e inclusive trouxe pro BR) e uma assadeira (não vem no motorhome e se você quiser fazer qq coisa no forno, vai precisar de uma). No nosso RV já vinha vassoura, um balde e pano de chão. Deu quase um post (rs). Se precisar de mais alguma dica, pode perguntar!

  3. RAFAEL NIERI comentou:

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog e as dúvidas sanadas com o seu post.

    Qual mês foi feita a viajem?

    Planejando para ir em junho ou setembro pois não é o pico da alta temporada e achei muitas informações que os lagos estão bonitos

    Sobre o motor home. Achei bastante comentários sobre a km adicional. É necessário fechar algum pacote?

    1. Oi Rafael, tudo bem? Que bom que gostou dos posts, fico feliz em saber que consegui ajudar com as minhas dicas.
      A nossa viagem foi feita logo no início de agosto. Eu acho que em junho você corre o risco de pegar alguns lagos congelados ainda.
      Sobre o motorhome, fechamos com a http://motorhometrips.com.br/. É uma Fizemos o pacote com 800 quilômetros para rodar (milha adicional CAD$0,37). Acabamos rodando 1.200 km e, portanto, pagamos o adicional na volta. Nesse outro post conto tudo sobre como alugamos o motorhome: https://maesemviagem.com/2018/07/05/ferias-no-canada-aluguei-um-motorhome-para-viajar-com-as-criancas/
      Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar! ;))

  4. Sílvia comentou:

    Boa tarde Cátia! Seu blog é ótimo, está me ajudando a fazer meu roteiro. Estou em dúvida com relação a quilometragem, estava calculando 900 km, olhando pelo google maps. Não entendi porque deu 1200 Km.

    1. Oi Silvia, tudo bem? Ah que bom, fico feliz que esteja te ajudando! A gente rodou mais do que o planejado porque em alguns dias rodamos um pouco mais atrás de campings (porque os que tínhamos planejado estavam lotados). Esses eram um pouquinhos mais distantes do que estavámos programando. Também no último dia decidimos ir até Emerald Lake, que fica em Yoho National Park. É ali pertinho, mas enfim…saímos do roteiro programado algumas vezes. Se tiver alguma dúvida pode me chamar!

      1. Sílvia respondeu Cátia Noronha

        Obrigada!!!

  5. Luciane ANtunes comentou:

    Olá, adorei o seu post. Muito bem explicado. Dá para nos sentirmos viajando junto!!!
    Quais os RV parks que vocês pararam que são na beira de lago ou rio?
    Em algum desses tem aluguel de caiaques ou pranchas de Stand-up paddle?
    Vocês ficaram satisfeitos com a locadora do motorhome?
    Abraço

    1. Oi Luciane, tudo bem? Ahh que delícia ler isso, fico feliz que eu tenha conseguido esse feito – a ideia era essa mesma, detalhar tudo 🙂
      Sobre o motorhome, sim, ficamos super felizes tanto com a Motorhome Trips, que é a locadora aqui no BR que fez o intermédio do aluguel entre nós e a CanaDream, quanto com a própria empresa de aluguel de motorhome, a CanaDream, que nos atendeu muito bem! Quanto aos campgrounds, os que tinham um rio perto foram Lake Louise Trailer Hard Sided e o Moskito Creek (O Bow River passa logo na entrada do camping). Não vimos aluguel de caiaques ou stand up nesses campings… (mas também não procurei saber se havia). Fique à vontade para perguntar mais! 🙂