Perrengues de viagem: como evitar uma virose

Categoria: Planejar a viagem

Quem nunca passou por um perrengue em viagem que atire o primeiro passaporte! Perrengues, saias justas, apertos e sufocos… Passar por situações assim, principalmente quando estamos com crianças não é nada legal, mas infelizmente ninguém está livre de passar por um contratempo :/

Coleciono já algumas histórias – umas com crianças e outras da época de solteira. Então agora está lançada a série “Perrengues de Viagem” aqui no blog, onde vou compartilhar uma história diferente que já passei pelas viagens que fizemos! Prometo que tentarei soltar um post desse 1 x por semana!

Você pode salvar no Pinterest e ler depois:

virose

E se você também já passou por algo semelhante e queira participar deste espaço, basta escrever para todasasmaes@gmail.com e contar a sua história!

Criança doente

Talvez um dos perrengues mais comuns e chatos é alguém ficar doente no meio da viagem. Se for algum de nossos filhos, nem se fala! A gente sofre pra caramba quando surge uma febrinha em casa… quando estamos longe do nosso lar, essa angústia só piora.

Nessas últimas férias de verão, que passamos 20 dias em Ilhabela – SP, tanto a Alice quando o Teodoro pegaram uma virose braba daquelas nos últimos dias da viagem! Vômito, diarréia, dores abdominais e febre por 3 dias. Imaginem a mãe aqui desesperada vendo os 2 filhos dodóis no meio das férias!

Linda a paisagem! Pena que a gente estava de molho em casa por conta de uma virose de verão! 🙁

No meio disso tudo acabei descobrindo que praticamente todas as praias tinham sido consideradas impróprias para banho pela Cestesb. Ou seja, possivelmente foi uma virose causada pela sujeira vinda da praia, provavelmente relacionado ao esgoto despejado no mar (eca).

Mas essa infelizmente não foi a primeira vez que eles ficaram doentes em viagens. Teodoro também já havia passado por uma virose forte quando fomos para a Bahia, também com vômito, febre alta e diarréia. Em outra ocasião, desta vez no Chile, ele ficou com uma tosse bem forte e carregada e tive que procurar nas farmácias o xarope equivalente ao que ele estava acostumado a tomar.

Por conta desses episódios, lembrar da saúde na hora de viajar é essencial e tenho algumas dicas!

  • Leve sempre uma farmacinha com você, seja para o exterior ou para viagens pelo Brasil. Fiz um post aqui com uma lista de todos os remédios que devemos levar nas viagens e como levar!
  • Levar o contato do pediatra. Eu até já fui entrevistada pela revista Crescer sobre essa relação entre paciente e pediatra pelo WhatsApp (veja imagem da reportagem abaixo) . Em todos esses episódios de virose, estive em contato o tempo todo com a pediatra pelo whatsapp/ telefone. Claro que isso não descartaria a hipótese de ter que levá-los ao hospital do lugar em questão (inclusive nas férias de Ilhabela por muito pouco não tive que levar meu filho ao PS de tanta água que perdia).

    Entrevista que dei para a revista Crescer sobre a relação entre pediatra x paciente e o whatsapp!
  • Contratar seguro de saúde em todas as viagens internacionais que fizer! Leia o post sobre a importância de contratar um seguro viagem (sim, nós já usamos quando o Teodo torceu o pulso em Miami)
  • Estar com a carteirinha de vacinação em dia
  • No caso das praias no estado de SP, consulte o site da Cetesb para conferir a qualidade das águas: www.cetesb.sp.gov.br/praias/mapa-da-qualidade/
  • Atente-se à alimentação: na praia eu costumo levar lanchinho de casa para as crianças (frutas, salgadinho, biscoito de polvilho etc). Apesar do cheirinho bom, fujo de queijo coalho vendido na praia! Água: só mineral!
  • Vale também todas as recomendações de higiene: lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro, antes de comer, etc. Em viagens que a gente fica muito na rua e anda de transporte público, levo na bolsa um álcool gel para higienizar as mãos. Aliás, leia aqui o post sobre o que levar na bagagem de mão em viagens com crianças. Falo sobre a importância do álcool gel!

Outra ação que faço muito é prevenir! A pediatra dos meus filhos sempre receita um remédio homeopático de prevenção de resfriados ou que aumentem a imunidade. Por isso, quando tenho uma viagem à vista, principalmente uma internacional, costumo pedir a ela a receita desses remedinhos.

Em duas viagens grandes que fizemos – para Dubai e para a Disney – tirei as crianças da escola por 1 semana antes do nosso embarque. Eles eram muito pequenos e estavam naquela fase de virose o tempo todo na escolinha. Como eu não trabalhava fora e as faltas não prejudicariam o ritmo escolar (pois estavam na educação infantil ainda), preferi mantê-los em casa. Desta forma, dificilmente poderia aparecer uma doencinha na viagem!

Com essas dicas que dei, pelo menos dá para diminuir as chances de uma virose fora de hora. Ou se (toc toc toc) aparecer, você já sabe o que fazer para melhorar a situação!

Leia também:

Quais remédios levar em uma viagem com crianças

A importância de contratar um seguro viagem

Produtos de farmácia dos EUA que valem a pena comprar

Deixe seu comentário!