Minas Gerais

Conheça Diamantina em uma viagem em família

É claro que quando se planeja uma viagem, buscamos primeiramente sair da rotina e viver novas aventuras. Mas você pode transformar sua viagem em família em uma maneira bem bacana de aprender mais sobre meio ambiente. E se você for para um destino rico de turismo histórico, é a chance de ensinar um pouco de história. Porque nada melhor do que aprender vivendo. Essa experiência será única na vida do seu filho, o que fará com que guarde esse momento com ele. 

O legal é pegar alguma matéria que o seu filho esteja estudando e colocar em prática. Se você mora no Rio de Janeiro por exemplo, uma viagem de fim de semana para Petrópolis vai agregar muito na formação do seu filho. Vocês poderão fazer a rota imperial, conhecer os museus, o Palácio de Vidro e a Casa Museu de Santos Dumont. Mas é claro, ainda dá para esticar e fazer passeios mais convencionais como o Museu da Cerveja (os adultos que vão gostar). 

A ideia é que seja um ensinamento em família e vocês também possam aproveitar as férias. Pensando em uma viagem de família pedagógica, o Hurb fez um roteiro para Diamantina, um destino nacional rico em história e que toda a família pode aproveitar os passeios. E ainda criamos um top 5 de hotéis em Diamantina para você já começar a planejar essa viagem

Como chegar?

A bela cidade de Diamantina fica um pouco afastada da capital mineira, o ideal é fazer essa viagem de ônibus ou carro par quem está disposto a dirigir por pelo menos 4 horas. A cidade até tem um aeroporto próprio, o Aeroporto de Diamantina (DTI), que recebe pequenos voos fretados. Mas os turistas costumam chegar de carro ou ônibus mesmo. 

Quando ir?

Como todo destino nacional, você pode visitar em qualquer período do ano, mas é preciso se atentar a certos períodos para tentar desviar de chuvas ou tempo muito seco. Os meses de abril a outubro, costumam ter a melhor temperatura para fazer a viagem para Diamantina, o tempo costuma está mais seco e tem menos chances de pegar chuva. Os meses mais chuvosos na cidade são de novembro e março, visitar a cidade durante a chuva, pode ser que não aproveite cem por cento as opções de passeios históricos e as cachoeiras. 

No período do inverno, que vai de junho a setembro, o tempo costuma ser bastante ensolarado com um céu azul e bem frio durante a noite. Se você quiser fazer os passeios pela natureza e a noite tomar um chocolate quente, pode ser que você e sua família curtam viajar no inverno. Outro período bem badalado na cidade é durante o Carnaval, que é um dos mais disputados de Minas Gerais

Entendendo um pouco sobre o que acontece em cada período na cidade, você vai poder escolher qual é o melhor momento para você e sua família viajarem

Pontos Turísticos em Diamantina

  • Parque Estadual Birbiri;
  • Cachoeira do Telésforo;
  • Cachoeira dos Cristais;
  • Casa da Glória;
  • Parque Nacional das Sempre-Vivas;
  • Casa de Chica da Silva; 
  • Gruta do Salitre;
  • Casa de Juscelino Kubischeck;
  • Cachoeira das Fadas;
  • Catedral Metropolitana Santo Antônio da Sé;
  • Museu do Diamante;

O que fazer em Diamantina

Prepare o tênis de caminhada, você e sua família vão fazer muitas trilhas por esse paraíso do ecoturismo. Vocês vão encontrar muitas cachoeiras e belezas naturais, são pequenos detalhes naturais que vocês vão viver cada momento como se fosse único. Conhecer o Parque Estadual do Biribiri, Cachoeira da Sentinela, Gruta do Salitre e Parque Estadual do Pico do Itambé

Além do contato da natureza, esse é um passeio cultural também, vocês vão poder aprender muito sobre a história do Brasil e sobre a própria natureza. Visite com as crianças a Casa de Chica da Silva, a Casa da Glória, a Casa de Juscelino Kubischeck e o Museu do Diamante. A cidade também tem a Catedral Metropolitana Santo Antônio da Sé e outras igrejas que são culturalmente importantes. 

Quanto tempo você deve ficar? 

Como a cidade fica um pouco distante da capital e para chegar você vai perder um tempinho, o ideal é ficar pelo menos 4 dias, para vocês aproveitarem bem a companhia da família e conseguir fazer o máximo de passeios possíveis. Se você estiver com pouco tempo, pode fazer uma viagem de fim de semana sem problema, basta fazer a lista dos passeios que desejam fazer e tentar aproveitar ao máximo. Agora se vocês querem aproveitar as férias escolares para fazer uma viagem com as crianças e poder curtir a cidade ao máximo, tente tirar 7 dias para conhecer Diamantina e seus arredores. 

Hotéis em Diamantina

Agora que você já sabe o que fazer em Diamantina e aproveitar o máximo da cidade, conheça alguns hotéis na região. 

Amélia Pousada

A Amélia Pousada é ideal para quem gosta de passeios históricos, fica apenas 250 metros da casa de Juscelino Kubischek. Fica também a 7 minutinhos a pé da rodoviária, se você planeja viajar de ônibus até a cidade, essa charmosa pousada pode ser sua melhor opção. 

Pousada Pouso da Chica

Uma graciosa pousada, que tem o estilo colonial, buscando remeter aos casarões do século XVIII e XIX. Você se sentirá em uma viagem no tempo ao escolher a Pousada Pouso da Chica, mas sem perder o conforto e modernidade, já que a pousada dispõe de WIFI gratuito.

Pousada Garimpo

Localizada a apenas 800 metros do centro da cidade, a Pousada Garimpo tem uma piscina, sauna e um jardim para você e sua família aproveitarem o tempo livre. Por ter uma grande área, é ideal para quem viaja com crianças.

Viagem em família é uma maneira de sair da rotina, se conectar com ao redor e as pessoas do seu grupo familiar. Sabemos que as vezes a rotina diária acaba sugando nossa energia e não conseguimos prestar atenção muito em quem está ao seu lado. Se desconecte e viva essa experiência que irá transformar a sua vida. Viaje mais e viva mais experiências! O Hurb valoriza o que é importante: Você!

Deixe seu comentário!