Viajando de avião pela primeira vez com crianças

Categoria: Parceria Hurb

A primeira viagem de avião é muito importante para todos, alguns tem medo de altura e ficam nervosos por estar voando. O que pode incomodar também é a mudança da pressão, o que causa dores no ouvido e tem algumas pessoas que sentem enjoo. Se você está planejando uma viagem com crianças e é a primeira vez delas e também a sua não se preocupe, o Hurb tem dicas para a primeira viagem de avião. 

Para qualquer tipo de viagem que você vai fazer com crianças, leve algo que vá a entreter durante o caminho até o seu destino. Sabemos que aeroportos podem ser estressantes, principalmente em épocas festivas como Natal, Ano Novo e viagem de Carnaval. Baixe os desenhos no tablete, leve papel e canetinhas, jogos que sejam fáceis de guardar e que possa distrair a todos também. Facilitará muito e se você tiver com um grupo grande, uma viagem de amigos e família, podem fazer brincadeiras como adedanha também, que tal? 

Se liga nas 6 dicas do Hurb para que sua viagem de avião com as crianças seja a mais tranquila possível para você e é claro, principalmente para os pimpolhos.  

Dores no ouvido

Por causa da mudança brusca da pressão do ar durante a decolagem e o pouso, sentimos uma dor de ouvido. Esse incomodo acontece com todos, de adultos a crianças, mas as crianças podem não lidar muito bem com a dor. Existem alguns truques para tentar diminuir essa dor que serve também para todos. 

  • Dê algum alimento para a criança mastigar (frutas e para os maiores pode ser chiclete, para os bebês dê mamadeira ou amamente);
  • Forçar um bocejo;
  • Tomar água com o nariz fechado;
  • Mantenha as crianças acordadas (o corpo demora a reagir quando dormimos, pode ser que a dor continue se acabar dormindo);
  • Evite deixar as crianças deitadas;
  • Métodos de Valsalva;
  • Descongestionamento nasal;
  • Compressa quente (se a dor resistir, coloque paninhos mornos no ouvido);

Melhores lugares no avião para ficar com as crianças

Hoje em dia algumas companhias aéreas cobram para a escolha dos assentos no momento da compra. Quando a compra é feita em um mesmo localizador, as chances de ficarem mais próximos são maiores. Mas se você optar por reservas os lugares antes para toda a família sentarem perto um do outro, os melhores assentos são os da primeira fileira. Esses assentos têm mais espaços e são ideais para quem viaja com crianças que estão começando a andar e não vão conseguir ficar paradas. 

Apesar das crianças gostarem das janelas, se você não for pegar todos os assentos da fileira, opte pelos assentos do corredor que podem ser ideais se a criança gostar de se mexer e ir ao banheiro com muita frequência. Mas se todos os assentos forem seus e da sua família, deixe a criança curtir a vista se ela gostar.  

Berço para bebê

Se você o seu bebê é de colo, ainda muito novinho, as companhias aéreas oferecem um berço. É ideal para voos longos, quando é um destino internacional. O berço fica acoplado na parede da primeira fileira, no chamado bulkheads. É preciso verificar com a companhia aérea a disponibilidade e solicitar antes do embarque o bercinho. Infelizmente esse serviço não pode ser reservado com antecedência. 

Documentação

Os documentos para as crianças viajarem são os mesmos que os adultos, para os destinos nacionais, basta apresentar o RG. Se for um destino da América do Sul, por exemplo, você pode viajar também apenas a identidade. Mas não esqueça que alguns destinos internacionais precisarem do passaporte e da comprovação de algumas vacinas. 

Se você está planejando viajar com seu sobrinho, irmão mais novo ou seu neto, você pode, mas precisa levar os documentos necessários (passaporte, RG, certidão de nascimento) que possa comprovar o parentesco. Para uma viagem internacional com um ou sem nenhum dos dois pais, é preciso além das documentações, uma autorização assinalada pelos pais, a autorização precisa estar reconhecida por autenticidade.

Bagagem

Se a criança for de colo e pagar apenas a taxa, você tem direito de levar o carrinho até o embarque e depois entrega-lo no portão de embarque para despacha-lo. Se seu filho for maiorzinho e já paga a passagem, ele terá direito a uma bagagem de mão como os adultos. Você itens leves, como papel e lápis de cor, algumas roupinhas para colocar em uma mochila para o seu filho carregar. Se você estiver planejando uma viagem para o litoral brasileiro ou qualquer destino de praia, coloque na mochila a roupa de praia e os brinquedinhos. 

Comida

É sempre bom levar papinha e alguma fruta, mas fique atenta a regra de bagagem de mão, leve a fruta já cortada, pois você não poderá levar faca durante o voo. Nos voos internacionais é estipulado apenas 100 ml de líquidos, fique atento na lista de alimentos que não podem entrar no seu destino. Em voos mais longos algumas companhias oferecem comida, caso você ou alguém de sua família tenha alguma restrição alimentar, é preciso comunicar a companhia aérea antes do seu voo

Viaje mais e viva mais experiências, conheça os destinos exóticos que você pode viajar com a família. O Hurb valoriza o que é importante: Você!

Deixe seu comentário!