São Paulo

São Roque: como é a Pisa da Uva na Quinta do Olivardo

A convite da Quinta do Olivardo, adega e restaurante português, participamos no último sábado da tradicional Pisa da Uva, uma festa que celebra a temporada da colheita da uva (chamada de vindima), que acontece entre janeiro e fevereiro. A vinícola fica na cidade de São Roque, a 60 km de São Paulo.

A Rota do Vinho

A Rota do Vinho inclui 3 estradas e é formada por mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, restaurantes e lojas. A Estrada do Vinho possui 10 km e é a mais importante e conhecida estrada da Rota do Vinho – é lá onde fica a Quinta do Olivardo.

De São Paulo, levamos apenas 1 hora até a Quinta do Olivardo, tranquilo para fazer bate e volta. Mas quem quiser esticar o passeio, a cidade de São Roque tem uma boa oferta de hotelaria

Veja também: Hotéis em São Roque

Sempre acompanhados com o som do simpaticíssimo grupo folclórico (@feramadeira.brasil) e as músicas tradicionais portuguesas, foi um evento super bem organizado – com vinho e suco de uva à vontade, comida maravilhosa e uma experiência incrível de participar de um processo artesanal do vinho, desde a colheita até a pisa. 

O proprietário Olivardo Saqui nos explicou que os melhores e mais caros vinhos do mundo ainda são produzidas dessa forma artesanal, com os pés separando as uvas da casca do sumo e da semente. 

Leia a matéria que escrevi para o Hotel Urbano sobre o Enoturismo pelo Brasil

Pisa da Uva

Chegando, recebemos um kit contendo chapéu de palha + caneca personalizada – incluindo as crianças. Depois de ouvir algumas palavras do proprietário Olivardo Saqui sobre a tradição e um pouco de sua história, somos levados até as parreiras, onde recebemos um cesto com tesoura e colhemos as uvas (e experimentamos uva do pé!) 

Os visitantes vão se espalhar pelas videiras e colher as uvas do pé

Depois de colhidas as uvas, vamos todos para a área do lagar, uma construção feita de pedras, com formato retangular, idêntico aos encontrados nas vinícolas portuguesas. Casa visitante deposita as suas uvas e então começa a pisa – sempre animada com muita música lusitana! 

Esse processo manual separa as uvas da casca do sumo e da semente. Nas prensas esse processo demora minutos, mas com os pés é um trabalho de horas, que vale cada minuto, pois a qualidade e o sabor do vinho são densos em cores e sabores”, afirma Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo.

 

Todo essa uva vai virar vinho e suco. Em novembro acontece a Festa de São Martinho, o padroeiro das vinhas, quando abrem os tonéis de vinhos da Pisa da Uva. Cada participante da Pisa recebe um vale vinho que poderá ser retirado nesta festa. 

O almoço

Depois da pisa, todos os participantes são direcionados ao restaurante. No cardápio, entrada com bolinho de bacalhau, Espetada Madeirense e depois um delicioso Bacalhau à Moda. De sobremesa, não poderia faltar o tradicional pastel de Belém! E sempre com suco de uva e vinho à vontade.

Não deixe de passar na lojinha e trazer para casa os vinhos e sucos da casa!!

Última Pisa

A 9ª edição da Pisa da Uva se encerra no próximo sábado, dia 08. Mesmo quem não for participar da pisa, a Quinta do Olivardo é um lugar que vale muito a pena conhecer com a família. Tem uma área linda ao ar livre, espaço para as crianças brincarem, além de circuito de tirolesa e arvorismo. 

Não é um evento só para adultos e sempre reforço aqui no blog que vale muito a pena proporcionar passeios e experiências com os filhos que fogem do lugar comum. As crianças se divertiram bastante durante a colheita, a pisa e depois ainda aproveitaram a estrutura da Quinta do Olivardo. 

Assista ao vídeo e veja como é a festa da Pisa da Uva:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Catia Noronha (@todasasmaesemviagem) em

Leia a matéria que fiz para Catraca Livre Viagem visitando uma vinícola no Uruguai com crianças

 

SERVIÇO

9ª Pisa da Uva na Quinta do Olivardo

Onde: Estrada do Vinho, km 4, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

Quando: 8 de fevereiro

Horário: das 10h30 às 16h

Quanto: Pisa da Família – R$ 259 por pessoa. Criança de 8 a 12 anos paga meia, menor não paga.

Estacionamento no local: Gratuito

Site: www.quintadoolivardo.com.br

Deixe seu comentário!