Planejar a viagem

Dia do chocolate: destinos brasileiros para os chocólatras

Você sabia que no dia 7 de julho é comemorado o Dia do Chocolate? E que tal planejar suas próximas férias pelo Brasil em lugares onde o chocolate é um dos chamarizes turísticos? 

Na Europa, a data que se tem registro da introdução do chocolate é no século 15, mas muito antes disso, a antigas civilizações Maias e Astecas já consumiam o cacau e o consideravam um alimento sagrado (eu não discordo rs). Inclusive existe uma lenda Maia que diz que entidades divinas teriam dado o chocolate à humanidade. 

E aqui no Brasil, não apenas amamos chocolate (quem não ama?), como ocupamos a sétima posição na produção mundial de cacau, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O cacau movimenta R$ 20 bilhões no território nacional!

Que tal planejar suas próximas férias pelo Brasil em lugares onde o chocolate é um dos chamarizes turísticos? 

Costa do Cacau, Bahia

A Costa do Cacau é um trecho do litoral sul da Bahia que compreende os municípios de Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras, sendo Ilhéus a principal cidade. 

A BA 262, conhecida como a Estrada do Chocolate, liga Ilhéus a Uruçuca e oferece aos viajantes passeios de turismo rural, como visitas às plantações de cacau, fazendas históricas, além de fazendas com fábricas de chocolate e até degustação do fruto.

Dica de hospedagem:

Em Ilhéus, um dos resorts mais conhecidos é o Cana Brava All Inclusive Resort, perfeito para quem vai com criançasmas a região tem uma oferta grande de resorts, hotéis e pousadas

 

Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, lojas de chocolate é o que não faltam nas ruas das cidades de Gramado e Canela. Lojas das fábricas Lugano e Caracol estão por todo o canto da cidade, além de lojas menores.

O Mundo do Chocolate é um dos atrativos da cidade, um misto de museu, loja e café da fábrica de chocolates Lugano. Oferece um passeio guiado para ver de perto cerca de 200 peças feitas só de…chocolate, claro! São réplicas de monumentos famosos, como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, a Casa Branca, além de estátuas, objetos e até um rio de chocolate! No final do passeio você saboreia um copinho de chocolate delicioso! A visita termina em uma loja de chocolates Lugano com muitas opções!

O Reino do Chocolate fica em Canela. Pertence a fábrica de chocolates Caracol e é o primeiro espaço temático da cidade. O passeio conta com diversos cenários, que conta a história e curiosidades do chocolate através dos tempos. Lá também tem o maior coelho de chocolate do mundo, pesando 1.640 quilos e com 2,95 m de altura! O passeio termina em uma deliciosa cafeteria com uma vista maravilhosa. 

 

Dicas de hospedagem: 

Ficamos no hotel Laghetto Allegro Gramado, da Borges de Medeiros. A Borges de Medeiros é avenida principal da cidade, então conseguimos fazer vários passeios à pé mesmo. O hotel Laghetto que ficamos era super aconchegante, com uma belíssima vista, super bem localizado, quentinho e com café da manhã bem servido 

Na matéria que fiz aqui no blog tem uma relação completa de hotéis e pousadas em Gramado/ Canela e ainda todo o roteiro de passeios que fizemos pela cidade!

 

Campos do Jordão, São Paulo

Também conhecida com a Suíça Brasileira, a cidade de Campos do Jordão, a apenas 170 km de São Paulo, também atrai visitantes em busca de seus chocolates. Além das lojas de chocolate, também é possível fazer uma visita à fábrica de chocolate e entender um pouco mais o processo de fabricação.

Dica de hospedagem:

Em Campos do Jordão, o que não falta é opção de hospedagem. O Hotel Vila Inglesa, localizado em uma área com muito verde, entre as montanhas de Campos do Jordão, já foi eleito um dos melhores hotéis para ir com crianças, segundo o Travelers Choice, prêmio do TripAdvisor. O hotel dispõe de uma infraestrutura completa, como circuito de arvorismo, kids club e playground. 

O hotel também já foi tema de matéria aqui no blog por colocar em prática medidas para o turismo sustentável.

Leia também: Hotéis preparam retorno para receber famílias a partir de junho

Deixe seu comentário!