Saúde do viajante

Relato: eu fiz o exame de Covid-19

Você já fez teste para Covid-19? 

Fiz o exame na semana passada para checar se já tive contato com o coronavírus e se tinha anticorpos. Fiz o exame de sorologia IgG e IgM e não o PCR.

O exame PCR detecta a presença do vírus no organismo, ou seja, quando o paciente tem sintomas.

O exame de sorologia que fiz foi o de quimioluminescência e que tira sangue da veia (não é aquele que faz um furinho na ponta do dedo). Esse é indicado fazer depois de, pelo menos, 10 dias de sintomas ou contato com alguém doente (ou situação de risco). O resultado saiu no dia seguinte. 

Também existem os testes rápidos, que ficam prontos em poucos minutos e lembra muito aqueles exames de gravidez. Só que a sensibilidade e especificidade desses testes rápidos são menores em comparação as outras metodologias.

Neste link do laboratório Fleury tem uma explicação bem didática sobre a diferença dos exames para Covid-19.

Importante: estou praticando a quarentena, mesmo com a flexibilização de São Paulo, contato mínimo com as pessoas. Mas como já relatei no Instagram, perdi a minha mãe no final de março (e início disso tudo), por problemas respiratórios.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Catia Noronha (@todasasmaesemviagem) em

Na ocasião, estive com ela no hospital e ainda circulei rapidamente dentro de uma UTI. Desde então, há 3 meses, vivia com essa dúvida que estava me deixando ansiosa em um grau extremo (mesmo o exame da minha mãe na época ter dado negativo para Covid-19).

O teste é bem caro (a ANS decretou que os planos de saúde deveriam cobrir, também, o exame de sorologia, mas quando eu realizei, o meu plano não tinha cobertura). Leve em conta que, quem tem anticorpos do Coronavírus não tem um passaporte 100% para a imunidade. Há muitas controvérsias a respeito! 

Encontrei preços bem diferentes entre os principais laboratórios. Embora todos sejam de sorologia, não sei avaliar a diferença e a confiança dos testes, mas perguntei pra pediatra dos meus filhos (que acaba sendo nossa médica de família) e ela nos disse que o Fleury é o melhor (e o mais caro!). Não considerei aqui os lugares que aplicam os testes rápidos (mas para quem se interessar, a Drogasil, por exemplo, realiza os testes rápidos mediante agendamento).

Valores dos exames de Covid (sorologia, pesquisado na primeira semana de julho)

* Como eu já estava pesquisando “exames Covid” há um tempo, também levei em consideração as propagandas de laboratórios que apareceram no meu Instagram, mas são de empresas que eu não conheço, como esse do LabiExame. 

O meu resultado deu não reagente tanto para o IgG quanto para o IgM (veja imagem abaixo de como é interpretado esse exame que eu fiz). Ou seja, não tive contato com o coronavírus. Isso quer dizer que todo o meu cuidado está sendo eficiente!!! Ao mesmo tempo, ainda estou vulnerável ao vírus sem saber como o meu corpo poderia reagir. Tenso, né?

Alguns países  estão exigindo exames de Covid para a entrada de estrangeiros. Será que vai ser comum essa exigência no futuro (não muito distante)?

Leia também: Malwee lança máscaras e t-shirts antivirais eficientes contra a Covid

Deixe seu comentário!