São Paulo

Roteiro pela cidade de Santos com crianças

Santos fica a 80 km de São Paulo, pouco mais de 1 hora de viagem pela Rodovia dos Imigrantes. A curta distância oferece a chance de fazer um bate e volta para conhecer os encantamentos dessa cidade ou até mesmo passar um fim de semana bem agradável!

Estivemos em Santos em fevereiro de 2020 e conhecemos alguns pontos super legais para ir com crianças – algumas atrações ficaram de fora, mas já entraram na nossa lista de desejos! 😉

Antes de pegar o carro e descer as curvas da estrada de Santos (* letra do Roberto Carlos, na época da Jovem Guarda), saiba que a cidade é pura história e você vê isso em vários pontos.

Os stories feitos em Santos estão em destaque no meu perfil do Instagram

Maior porto do Brasil e navios de cruzeiro

De cara, já podemos destacar a relevância da cidade por ter, simplesmente, o principal porto do Brasil e ser o maior complexo portuário da América Latina. Percorrer parte dos 15 km de extensão do cais já nos mostra a sua grandiosidade. 

Quando estivemos em Santos, era carnaval e alta temporada. Por isso o movimento de navios de cruzeiro era grande e a graça era acenar para os turistas enquanto a embarcação apitava, anunciando a sua saída! É, não tem como ir a Santos e não dar aquele tchauzinho para os navios no calçadão da Ponta da Praia! Então, sim, inclua no seu roteiro!

Pela nossa janela conseguíamos avistar a partida dos navios. O melhor lugar para vê-los é a Ponta da Praia

Centro histórico

Tasca do Porto (@tascadoporto)

Situado em um casarão no centro histórico, o restaurante português oferece receitas originais da culinária lusitana, como o bacalhau, a especialidade da casa. Não deixe de escolher um dos vinhos da carta com 20 rótulos de várias regiões de Portugal. 

 

Museu do Café (@museudocafe)

Ali pertinho da Tasca do Porto, também no centro histórico, fica o imponente prédio da Bolsa do Café, onde funciona o Museu do Café. O palácio foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1922. O museu resgata toda a história da época dos pregões do café, quando a nossa economia era centrada no grão. 

 

Pausa na cafeteria do Museu

Por conta da pandemia, o museu está fechado temporariamente, mas pelo site é possível fazer um tour virtual: http://www.museudocafe.org.br/o-museu/tour-virtual/

 

Bonde Turístico

Um das atrações que ficaram de fora durante a nossa visita. No bonde da linha turística você faz uma rota de 5 km em bondes históricos pelo centro da cidade. O Bonde Turístico já retomou parcialmente as atividades durante a pandemia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal de Turismo de Santos (@turismosantos) em

Ponta da Praia

Aquário de Santos

O mais antigo aquário do Brasil fica na Ponta da Praia. É um passeio rápido, com ingressos baratos e que valem a pena. Importante dizer que fomos em um dia lindo de sol, enquanto a galera estava na praia. Por isso o Aquário estava bem tranquilo e vazio. Já me disseram que em dias frios e chuvosos, o aquário fica bastante cheio (por conta da pandemia, o Aquário de Santos está temporariamente fechado).

Para quem não sabe, em geral (assim espero) os aquários não cumprem apenas o papel de entretenimento turístico. Eles também tem a função de resgatar animais marinhos e ajudar na readaptação deles na natureza, além de atuar na educação ambiental da população. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Catia Noronha (@todasasmaesemviagem) em

Descobri que em 10 anos metade das tartarugas recebidas pelo aquário de Santos haviam ingerido plástico 🙁 Foram cuidadas e muitas delas foram devolvidas ao seu habitat natural. ⁣O Aquário de Santos foi a  primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos.

Estrela de Ouro FC (@estreladeouroclube)

Outra grande surpresa que tive em nosso roteiro por Santos. O Estrela de Ouro FC é um clube formado pela comunidade japonesa, onde funciona um dos mais tradicionais restaurantes de comida oriental, ao lado do Mercado de Peixes. Funciona como restaurante por quilo e tem um deck super gostoso para sentar com vista para o mar, além de parquinho e campo de futebol. ⁣

 

Onde ficar em Santos

  • Bourbon Santos

A uma quadra da praia, no coração do Gonzaga – bairro mais tradicional de Santos Possui o restaurante The Garden, que oferece o melhor da cozinha internacional, o First Bar com drinks variados e pequenos lanches, além do Pool Bar localizado na cobertura do hotel. O hotel também oferece espaço kids, equipe de entretenimento, sala de jogos com mesa de sinuca, lounge para descanso academia, jacuzzi, sauna, piscina adulto e infantil na cobertura.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui


  • Novotel Santos

A 500 metros da Praia do Gonzaga, o Novotel Santos oferece um restaurante, estacionamento privativo, piscina ao ar livre e uma academia.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui

 


  • Parque Balneário Santos by Atlantica

Localizado na Praia do Gonzaga, o Parque Balneário Hotel oferece culinária internacional, diversas opções de lazer, área de SPA, Kid’s Club, Games Club, sala de cinema, sauna, piscina, academia e serviço de praia. 

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui


  • Sheraton Santos

Situado a apenas 2 quarteirões da praia e a uma curta caminhada do PraiaMar Shopping. Possui piscina coberta, área de recreação para crianças e adolescentes, salão de jogos e serviço de massagem.

Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui

 

Leia também: Guia litoral de SP: os melhores hotéis na praia com crianças

Deixe seu comentário!