Santos fica a 80 km de São Paulo, pouco mais de 1 hora de viagem pela Rodovia dos Imigrantes. A curta distância oferece a chance de fazer um bate e volta para conhecer os encantamentos dessa cidade ou até mesmo passar um fim de semana bem agradável com as crianças!
Estivemos em Santos em fevereiro de 2020 e conhecemos alguns pontos super legais para ir com crianças – algumas atrações ficaram de fora, mas já entraram na nossa lista de desejos! 😉
Antes de pegar o carro e descer as curvas da estrada de Santos (* letra do Roberto Carlos, na época da Jovem Guarda), saiba que a cidade é pura história e você vê isso em vários pontos.
Os stories feitos em Santos estão em destaque no meu perfil do Instagram
Maior porto do Brasil e navios de cruzeiro
De cara, já podemos destacar a relevância da cidade por ter, simplesmente, o principal porto do Brasil e ser o maior complexo portuário da América Latina. Percorrer parte dos 15 km de extensão do cais já nos mostra a sua grandiosidade.
Quando estivemos em Santos, era carnaval e alta temporada. Por isso o movimento de navios de cruzeiro era grande e a graça era acenar para os turistas enquanto a embarcação apitava, anunciando a sua saída! É, não tem como ir a Santos e não dar aquele tchauzinho para os navios no calçadão da Ponta da Praia! Então, sim, inclua no seu roteiro!

Pela nossa janela conseguíamos avistar a partida dos navios. O melhor lugar para vê-los é a Ponta da Praia
Centro histórico
Tasca do Porto (@tascadoporto)
Situado em um casarão no centro histórico, o restaurante português oferece receitas originais da culinária lusitana, como o bacalhau, a especialidade da casa. Não deixe de escolher um dos vinhos da carta com 20 rótulos de várias regiões de Portugal.
Museu do Café (@museudocafe)
http://www.museudocafe.org.br
Ali pertinho da Tasca do Porto, também no centro histórico, fica o imponente prédio da Bolsa do Café, onde funciona o Museu do Café. O palácio foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1922. O museu resgata toda a história da época dos pregões do café, quando a nossa economia era centrada no grão.

Pausa na cafeteria do Museu
Bonde Turístico
Um das atrações que ficaram de fora durante a nossa visita. No bonde da linha turística você faz uma rota de 5 km em bondes históricos pelo centro da cidade.
Ponta da Praia
Aquário de Santos
O mais antigo aquário do Brasil fica na Ponta da Praia. É um passeio rápido, com ingressos baratos e que valem a pena. Importante dizer que fomos em um dia lindo de sol, enquanto a galera estava na praia. Por isso o Aquário estava bem tranquilo e vazio. Já me disseram que em dias frios e chuvosos, o aquário fica bastante cheio.
Para quem não sabe, em geral (assim espero) os aquários não cumprem apenas o papel de entretenimento turístico. Eles também tem a função de resgatar animais marinhos e ajudar na readaptação deles na natureza, além de atuar na educação ambiental da população.
Descobri que em 10 anos metade das tartarugas recebidas pelo aquário de Santos haviam ingerido plástico 🙁 Foram cuidadas e muitas delas foram devolvidas ao seu habitat natural. O Aquário de Santos foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e recuperação dos animais marinhos.
Mural “Coração Santista”, Kobra
Em 2020 foi inaugurado o mural do artista brasileiro Eduardo Kobra em homenagem ao Pelé. Entitulado “Coração Santista”, a obra possui 800 metros quadrados.
No mural, há quatro cenas, todas situadas dentro dos arcos (ou círculos) das muretas de Santos, um dos mais conhecidos símbolos da cidade: Pelé, o Bonde, a Bolsa do Café e um estivador no Porto de Santos.
O mural foi finalizado no dia 18 de outubro e já está com acesso liberado para o público. Está na fachada do CAT (Centro de Atividades Turísticas), em frente ao Mercado de Peixe (Pça Gago Coutinho s/n – Ponta da praia), recentemente inaugurado.

Foto: Erich Oliveira

Foto: Erich Oliveira

Detalhe do grande homenageado de Kobra. Foto: Martin Lima
Estrela de Ouro FC (@estreladeouroclube)
Outra grande surpresa que tive em nosso roteiro por Santos. O Estrela de Ouro FC é um clube formado pela comunidade japonesa, onde funciona um dos mais tradicionais restaurantes de comida oriental, ao lado do Mercado de Peixes. Funciona como restaurante por quilo e tem um deck super gostoso para sentar com vista para o mar, além de parquinho e campo de futebol.
Passeio de escuna
Os passeios de escuna passam por pontos turísticos entre Santos e Guarujá e ainda oferecem parada para banho de mar! Procure pelos passeios de escuna na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. Eu já fiz esse passeio com a Escuna Mestre dos Mares.
Leia também: Conhecemos a Ilha das Palmas, do Clube de Pesca de Santos
Onde se hospedar em Santos
-
Bourbon Santos
A uma quadra da praia, no coração do Gonzaga – bairro mais tradicional de Santos Possui o restaurante The Garden, que oferece o melhor da cozinha internacional, o First Bar com drinks variados e pequenos lanches, além do Pool Bar localizado na cobertura do hotel. O hotel também oferece espaço kids, equipe de entretenimento, sala de jogos com mesa de sinuca, lounge para descanso academia, jacuzzi, sauna, piscina adulto e infantil na cobertura.
Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui
-
Novotel Santos
A 500 metros da Praia do Gonzaga, o Novotel Santos oferece um restaurante, estacionamento privativo, piscina ao ar livre e uma academia.
Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui
-
Parque Balneário Santos by Atlantica
Localizado na Praia do Gonzaga, o Parque Balneário Hotel oferece culinária internacional, diversas opções de lazer, área de SPA, Kid’s Club, Games Club, sala de cinema, sauna, piscina, academia e serviço de praia.
Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui
-
Sheraton Santos
Situado a apenas 2 quarteirões da praia e a uma curta caminhada do PraiaMar Shopping. Possui piscina coberta, área de recreação para crianças e adolescentes, salão de jogos e serviço de massagem.
Confira as tarifas do hotel e faça a sua reserva aqui
-
Comfort Santos
Projetado para atender as necessidades tanto dos turistas de negócios como os de lazer. Possui piscina ao ar livre, terraço, sauna, academia e bar. Está a apenas 700 m do Aquário de Santos e a 1,5 km do Shopping Center Praiamar. O quarto família oferece 1 cama de casal, 2 camas de solteiro e 1 sofá cama.
Confira as tarifas do hotel e faça sua reserva aqui
Compartilhe:
Leia também: Guia litoral de SP: os melhores hotéis na praia com crianças