São Paulo

Dicas para curtir Ilhabela com crianças

Um destino que amo de paixão, perfeito para ir com crianças e que frequento desde bebê: Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, distante 220 km da capital.

Vou dividir o post em 2 partes. A primeira será com sugestões de hospedagem em Ilhabela e em seguida, um roteiro bem bacana para curtir com os pequenos, mas que dá para combinar com várias outras dicas, ok?

  • post editado em jan/2021
>> Leia também  O que fazer em Ilhabela com chuva e crianças

Você também pode conferir o GUIA que fiz no Instagram com todos os posts informativos de Ilhabela já publicados.

Onde se hospedar em Ilhabela

Só para você se situar: as praias são “divididas” entre sul e norte da ilha. Para chegar nas praias do sul basta seguir pelo lado direito a partir da balsa. O norte é à direita da balsa.

Assim que sai da balsa, você vai ver essa placa

A minha sugestão particular é se hospedar perto do Perequê, Saco da Capela ou no centro (a vila), pois aí você aproveita os passeios na área central, fica perto do comércio, conhece a vila, etc, e vai de carro para as praias mais distantes (do lado sul ou norte da ilha).

Mas essa é a minha sugestão, tem muita gente que prefere ficar hospedado do lado das praias e nem sair de lá.

Então, baseado na experiência relatada aqui, selecionei algumas sugestões de hoteis abaixo. Basta clicar em cima do nome do hotel para checar as tarifas e fazer a reserva.

Piscina do Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena, no lado sul da Ilha, na Praia do Veloso. Nada mal hein?

Lado Sul da Ilha

Pousada Villa da Prainha (Praia do Julião, próximo a Cachoeira 3 Tombos)


Wyndham Ilhabela Casa Di Sirena (praia do Veloso)

Barra Velha (balsa) - Perequê

Velinn Pousada Bromélias (Água Branca) - o hotel é pet friendly.

Vellin Caravela Pousada Ilhabela (Barra Velha)

Galápagos Apart Hotel (bairro Perequê)

Itaquanduba a Vila

Plaza Inn Pousada do Capitão (bairro Itaquanduba)

Hotel Ilhabela (bairro Saco da Capela)

Hotel Fita Azul (vila)

Velinn Pousada Recanto da Villa (vila)

Norte da Ilha

Hotel Mercedes (praia do Viana)

Porto Pacuíba Hotel (praia do Viana)

Outras opções de hospedagem em Ilhabela pelo Booking.com:



Booking.com

Você também pode optar por se hospedar em casas pelo Airbnb:

 


Leia também: Guia litoral de SP: os melhores hotéis na praia com crianças

Arrumando as malas para Ilhabela

Sim, Ilhabela tem muitos borrachudos. São uns mosquitinhos chatonildos que atacam nossas pernas e pés, principalmente de manhã e no final da tarde.

Geralmente eles são mais abundantes em praias mais isoladas. Por exemplo, na praia de Castelhanos e Jabaquara, que são praias mais distantes, ficam quase insuportáveis se você estiver sem repelente.

Leve repelente na mala – também sempre levo xarope antialérgico receitado pelo pediatra e uma pomadinha para picadas. No comércio local você vai encontrar alguns repelentes à base de citronela, que garantem manter o borrachudo bem longe!

>>Leia também: Quais remédios levar em uma viagem com crianças

Travessia de Balsa

A única forma de chegar até Ilhabela é pela balsa que você pega no continente, em São Sebastião. (Também pode chegar de barco próprio ou helicóptero, se for o seu caso rs).

E vamos ser sinceros, não tem como negar que Ilhabela é conhecida, não só pelos borrachudos, como também pela fila da balsa 😖. Já passei hooooooras e hoooras dentro do carro esperando a nossa vez de atravessar (tipo mais de 5 horas 😖😖). Mas calma que existe solução!

No site da Dersa você pode checar o status das travessias e saber quanto tempo está demorando para embarcar na balsa, assim como agendar a travessia (pagando a mais pela hora marcada).

Também existe uma fila de prioridade para idosos no carro, assim como crianças menores de 2 anos (acompanhada apenas por um responsável). A travessia dura cerca de 20 minutos.

É importante saber que quando os ventos estão muito fortes ou pela força da maré, é normal a balsa paralisar a travessia – por horas se for necessário. Então se o tempo estiver muito ruim, existe a possibilidade de você não atravessar no horário planejado.

E sim, já fiquei “presa” em Ilhabela por causa da balsa fechada 😱


Mas a balsa tem seus dias de glória também kkkk A foto acima foi feita na travessia com a balsa super vazia (fora de temporada) e ainda pegamos esse por do sol maravilhoso!!

 

Praias

  • Antes de ir para a praia, costumo checar o site da Cetesb, que informa quais praias de São Paulo estão próprias ou impróprias para o banho.

No caminho para as praias, a vista é sempre muito linda!

Quando eu era “xófem”, frequentava bastante a famosa praia do Curral, ao sul da ilha. Aí vieram os filhos e fui atrás de uma praia mais calma, com menos movimento e menos trânsito para chegar em épocas de alta temporada. Na alta temporada o trânsito para as praias do sul é grande!

Ao sul, a dica é levar os pequenos para a Praia do Julião. É uma praia pequena, tem estacionamento e restaurante (Prainha do Julião) com toda estrutura necessária (inclusive menu kids). ⁣Pra quem não vai ficar nas cadeiras do bar/ restaurante, no verão, há uma barraca que aluga cadeiras de praia e guarda sol. Também é possível alugar caiaque e pranchas de stand up paddle. ⁣

Praia do Julião: é possível alugar caiaques e stand up paddle

O Julião é uma praia que tem bastante pedra do lado direito e, na maré baixa com o mar calminho (em geral sempre é calmo), é possível avistar peixinhos nadando entre as pedras mesmo sem máscara e snorkel!

É água cristalina que se fala?

Indo para o centro da ilha (=seguindo pelo lado esquerdo a partir da balsa, em direção à vila), a praia do Pequeá/ Saco da Capela é uma boa opção para quem vai com crianças. Tem o restaurante pé na areia Manapani que oferece cadeiras de praia/ guarda sóis, além de servir refeições e petiscos. Tem ducha e banheiro.

Cadeiras de praia e mesinhas do bar Manapani, no Saco da Capela

E no Saco da Capela, quem prefere levar a própria cadeira de praia ou ficar na canga, tem um espaço ótimo para ficar bem ao lado do restaurante, com a sombra de uma árvore perfeita. Mas chegue cedo. Nessa praia existem muitos barcos ancorados devido à proximidade da Marina Saco da Capela. Não atrapalha o espaço do mar para nadar/ brincar no raso, já que há boias protegendo a área dos banhistas.

O pôr do sol visto debaixo da sombra na praia Saco da Capela

Seguindo mais para o norte, depois do centro histórico (também conhecida como vila), outra praia ótima para ir com crianças pequenas é a Praia da Siriúba (pouco antes das praias do Sino). O mar é tranquilo e raso, daqueles que você nada, nada e ainda dá pé na maré baixa.

E esse visual?

Também tem restaurante na praia, o Balena Club, ducha e banheiro (do outro lado da rua). Não vi estacionamento da última vez que fui, mas conseguimos vaga na rua sem problemas.

Praia da Siriúba

Praia da Siriúba

Continua seguindo a estrada e vai aparecer a Praia da Armação, com águas calmas e cristalinas, perfeitas para crianças. Mas ela não é tão vazia assim! A praia abriga a escola de vela BL3, possui um estacionamento na frente, tem alguns quiosques com aluguel de cadeiras e guarda-sóis e abriga um restaurante/ bar mara chamado Vila Salga.

O Vila Salga tem uma estrutura ótima, com mesas e sofás de pallets, cardápio variado (com menu kids) e banheiro LIMPÍSSIMO com trocador (e isso eu sei que conta bastante para quem vai com criança para praia). Mas o restaurante só está abrindo nas temporadas de verão, então é melhor ligar antes para saber se ele estará aberto na época que vocês forem. Para quem não quer ficar em restaurante nenhum, tem uma árvore centenária belíssima no final da praia que oferece uma sombra perfeita, logo ao lado do Vila Salga, com uma capelinha ao fundo e ainda com um parquinho de madeira.

Praia da Armação

Praia da Armação

Um pouco depois da Armação, a estrada pavimentada termina. Seguindo mais 8 km pela estrada de terra você chegará na Praia do Jabaquara –que, inclusive, é a última que dá para chegar de carro.

Na estrada para a Praia do Jabaquara você tem essa visão maravilhosa!

Tem estacionamento, mas precisa dar uma caminhadinha em uma breve trilha para chegar até a praia – digo isso mais para alertar os adultos que levam crianças, principalmente as de colo. Mas dá para chegar numa boa!

Por ser uma praia um pouco mais isolada, os borrachudos são bem mais presentes – e ativos – ali. Repelente é indispensável se você pretende ficar mais de 10 minutos na praia (rs). Tem quiosques e restaurante com banheiro. Na ponta direita da praia tem uma pequena lagoa de água doce (e gelada)  e é super gostoso para eles brincarem. Há quem até prefira a lagoinha do que o mar.

Rio com agua fresquinha na Praia do Jabaquara

>> Leia também a matéria sobre Ilhabela que fiz para a Catraca Livre Viagem 

Passeios

Dependendo de onde vocês estiverem hospedados, uma óóótima dica é alugar uma bike e pedalar pela ciclovia. São mais de 10 km de ciclovia, grande parte a beira mar! Gente, o passeio é incrível, a paisagem é maravilhosa e, de quebra, você ainda pode parar em uma das praias da avenida principal e dar um belo mergulho!

É possível alugar bikes com cadeirinha e também bicicleta infantil. Na orla do Perequê é fácil encontrar aluguéis de bikes

A região onde mais se concentra lojas de passeios e aluguéis de bicicletas é entre o Perequê e a Vila. Você também vai encontrar agências de turismo que fazem passeios de jeep, de barco/ lancha, escuna e até trilhas. Tudo depende do seu espírito aventureiro!

E em toda a orla do bairro tem praias com parquinhos de madeira, com balanço, escorregador, etc. Mas de uns tempos pra cá notei que os brinquedos dos parquinhos não estão com a manutenção em dia, vi muitos quebrados e até com perigo de machucar, então é bom ficar de olho.

Parquinhos de madeira nas praias do Perequê

Parquinhos de madeira nas praias do Perequê

Paisagem da ciclovia de Ilhabela

Paisagem da ciclovia de Ilhabela

Fim de tarde na ciclovia: eu, o super carrinho e as crianças na charrete

Fim de tarde na ciclovia: eu, o super carrinho e as crianças na charrete

No Instagram fiz um vídeo mostrando um trecho da ciclovia de Ilhabela pela orla:

Leia também: Hotéis fazenda e resorts em SP: guia definitivo com as melhores opções de viagens com filhos

Letreiro Ilhabela

Essa é para quem não abre mão de uma foto em um letreiro de cidade <3 O letreiro de Ilhabela é uma atração super nova, inaugurado recentemente. Fica no Mirante do Piúva, no lado sul partindo da balsa, pouco antes da Ilha das Cabras. Tem um bolsão de estacionamento para parar o carro. A vista do mirante é maravilhosa e rende fotos perfeitas. O pôr do sol deste ponto deve ser incrível!

O letreiro de Ilhabela: vale parar e tirar fotos incríveis dessa vista

Cachoeira

A Ilhabela possui inúmeras cachoeiras para serem visitadas, mas a última que eu fui com os meus filhos e indico bastante é a Cachoeira dos Três Tombos, próxima à praia da Feiticeira, ao sul. São três quedas em meio à Mata Atlântica. É um passeio rápido, sem firulas. Ficamos apenas na primeira queda, pois li que a segunda não é muito indicada para crianças por conter pedras muito escorregadias. Dá para estacionar o carro pertinho da cachoeira, pegar uma rápida trilha e chegar ao destino. A água é rasinha e dá para as crianças darem um mergulho! Delícia!

Banho de cachoeira: quem resiste?

Banho de cachoeira: quem resiste?

Restaurante

Tratando-se de restaurantes com pratos (PF) bom e justo, acho que o mais conhecido da Ilha é o Cheiro Verde, na vila. Na alta temporada costuma ter fila para entrar. Ainda na vila gosto muito do restaurante Manjericão, que também serve pratos executivos, além de pratos a la carte para dividir.

Ambiente super gostoso para uma refeição deliciosa no Manjericão, na vila

Mas no Perequê também tem um restaurante muito bom e que não tem só a opção do almoço executivo. É o Pimenta de Cheiro, que ainda conta com uma vista agradabilíssima para o mar. Mas dependendo do calor, é melhor ficar no salão interno com ar condicionado. Tem trocador pros bebês no banheiro? Teeem! Tem até um bercinho de vime para os babies que tirarem uma soneca durante o almoço dos pais 😉

Vista do restaurante Pimenta de Cheiro, no Perequê

Vista do restaurante Pimenta de Cheiro, no Perequê

berço de vime Pimenta de Cheiro

Isso que é restaurante baby friendly: tem até berço de vime para os bebês!

Pizza

Para a noite, é muito gostoso dar uma voltinha na vila, tomar um sorvete com as crianças e conhecer as lojinhas do centro. Mas uma pizza também é uma ótima pedida. No sentido balsa-vila (mais perto da vila), você cruza com uma placa de “O Caminho da Pizza”. Siga a placa e vai chegar em uma pizzaria bem gostosa, que serve pizza cortada em finas fatias (come-se com a mão e guardanapos, sem pratos e talheres). Eles abrem em todas as noites de alta temporada, então em outros meses é bom entrar em contato antes.

No Instagram eu fiz um post só sobre restaurantes delivery e take away em Ilhabela:

Pôr do sol

Eu me considero uma caçadora de por do sol, gosto de assistir a esse espetáculo em todos os lugares que viajo. E em Ilhabela não poderia ser diferente. Se estiver passeando pela vila, não deixe de ver o pôr do sol em um dos píers que existem por lá!

Pôr do sol em Ilhabela

 

Simplifique a sua viagem:


Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para aluguel de casas por temporada, recomendo o Airbnb

Para passagens aéreas, recomendo o Passagens Promo

Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com

Para pacotes de aéreo + hospedagem, recomendo o Hurb



A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog ;) 

Leia também:

O que fazer em Ilhabela com chuva e crianças

Viagem para a praia com bebê: o que levar

8 ciladas que você pode evitar nas viagens com crianças

Férias: 10 dicas para viajar com as crianças de carro

Frases de viagem

frases de viagem

12 comentários

  1. Muito bacana acho que é a primeira matéria que vejo falando sobre esse assunto parabéns caso queira enviar uma matéria pra gente postar em nosso blog fique a vontade parabens!!

    1. Cátia Noronha respondeu Vinicius site pousadas em ilhabela

      Oi Vinicius, tudo bem? Que bom, fico muito feliz que tenha gostado do meu post! Um abraço, Cátia.

  2. Salete

    Adoreiiii a sua matéria!!
    Teria também alguma dica de hospedagem? Vou com minha filha de 2 anos.

    1. Cátia Noronha respondeu Salete

      Oi Salete, que bom que você gostou da matéria, fico feliz 🙂 Uso muito o TripAdvisor para fazer pesquisa de hotel. Atualizei o post com algumas sugestões de hospedagem! Bjos e aproveite! Se quiser sugerir outros destinos para um post aqui no blog, só escrever!

      1. Salete Barallobre respondeu Cátia Noronha

        Oie! Quero dicas de localização sim. Pq qdo fui p lá eu não tinha minha pequena então ficava sempre bo lado Sul e por lá não tem essas opções legais. Bjs

      2. Cátia Noronha respondeu Salete Barallobre

        Oi Salete
        A Ilha é legal pq é pequena e dá para ir de um canto a outro. Então tudo bem ficar em uma ponta e pegar praia em outra e ainda curtir um passeio no centro. Mas neste caso tem que ser de carro. Bjos!

  3. Fernanda anele

    Qual dica de hospedagem com crianças em Ilhabela
    Estaremos de carro

    1. Cátia Noronha respondeu Fernanda anele

      Oi Fernanda! Atualizei o post com dicas de hospedagem em ILhabela! Bjos e aproveitem! Se quiser sugerir mais destinos para ir com crianças, me escreva que eu faço um post!

  4. Adriana Maria

    Parabéns estou gostando muito do blog tem muita informação boa e pra quem tem crianças nossa maravilhoso…

    1. Cátia Noronha respondeu Adriana Maria

      Oi Adriana, muito obrigada, fico realmente muito feliz que esteja gostando 🙂 Se quiser sugerir algum tema, fique à vontade! Bjos

  5. Yumi

    Adorei suas dicas!! Obrigada! ❤️

    1. Cátia Noronha respondeu Yumi

      Eba, fico feliz que tenha gostado! Se quiser dicas de outros lugares ou outros textos sobre viagens com crianças, fique à vontade para sugerir!! 😉

Deixe seu comentário!