Sul do Brasil

Nosso roteiro em Garopaba com crianças e o turismo de isolamento

Em outubro de 2020 fizemos uma viagem para Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. A princípio eu estava receosa pelo destino por saber que a cidade é conhecida pelas suas praias com ondas, atraindo surfistas do mundo inteiro. 

Será que seria uma roubada ir com crianças para Garopaba? Será que meus filhos conseguiriam aproveitar as praias com tantas ondas? As fotos ao longo desse texto falam por si só! 🙂

Como chegar em Garopaba

Somos de São Paulo e voamos até Florianópolis. O voo é super curto, apenas 1h. Contei toda a nossa experiência sobre viajar de avião durante a pandemia aqui no blog – desde o kit higiene que levamos, até o embarque e desembarque.

Chegando no aeroporto de Florianópolis, fomos direto para a área de aluguel de carros. Fiz a reserva de carro com antecedência pelo Rentcars.com, plataforma que reúne as principais locadoras de veículos. 

Importantíssimo dizer que bendito foi o planejamento de alugar o carro antes de viajar, pois neste dia nenhuma locadora do aeroporto tinha carros disponíveis para os turistas sem reserva prévia. E olha que em meia hora eu vi pelo menos 4 grupos de pessoas recebendo a negativa!! 

Pegamos nosso carro rumo à Garopaba pela BR 101. Estrada dupla e muito bem sinalizada. A viagem de carro levou cerca de 1h30. 

E aí chegamos naquele que seria o nosso refúgio pelos próximos 5 dias. Foi a nossa primeira experiência em estadia em uma casa alugada pelo Airbnb e não poderia ter estreia melhor! Que-casa!! A nossa hospedagem foi tão especial que valeu um post só sobre ela!

Clique para ler sobre a casa Airbnb em Garopaba

A viagem foi feita em outubro de 2020 e, embora estivéssemos em um momento de flexibilização de muitas cidades, nossa atenção foi redobrada em relação aos protocolos sanitários em combate ao coronavírus.

 

Praias em Garopaba

As praias mais conhecidas de Garopaba e arredores são: Silveira, Ferrugem, Siriú, Barrinha, Vigia, Ouvidor, Vermelha, Rosa e Ibiraquera. Mas só fomos no Silveira e Ferrugem.

Nos hospedamos muito próximos à Praia do Silveira, uma das praias mais procuradas pelos surfistas – inclusive sedia campeonatos de surf há anos. Portanto, uma praia de ondas fortes, que demanda muito cuidado, sobretudo com as crianças. Dica: fique no canto direito, onde desagua um rio, excelente para quem está com pequenos. 

Não tem estrutura, então leve lanchinhos e água. A paisagem é maravilhosa, cercada de montanhas e mata nativa. Dá para subir no alto de um morro para observar os surfistas pegando onda. 

Esse mesmo costão serve como campo de observação para avistar as baleias francas, que aparecem nas praias dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna entre julho e novembro. Para quem se interessa pelo turismo de observação, existe a Rota da Baleia Franca, um projeto que atua na região fomentando o turismo local.

O acesso à Praia do Silveira

Na Praia do Silveira, o riozinho que deságua no mar é uma ótima opção para brincar com as crianças

Mirante para observar as ondas e os surfistas

Meus filhos amaram a praia com ondas, mas é preciso estar atento o tempo inteiro

Assista ao vídeo que fiz de surf na Praia do Silveira:

Também com ondas e muito procurada pelos surfistas, a Praia da Ferrugem foi um lugar que vimos famílias com crianças pequenas. Ficamos no canto esquerdo da praia, perto de um costão de pedras e do Bar do Zado, um dos poucos restaurantes/ bares desta praia – senão o único.

Nós 4 na Praia da Ferrugem

Placa na chegada da Praia da Ferrugem

Crianças pegando onda na Praia da Ferrugem

Do lado direito de praia tem o mirante em um morro que separa a Ferrugem da Praia da Barra (também chamada de Barrinha). Por sinal, a praia vizinha atrai pais com crianças por conta da lagoa que forma piscinas naturais de água doce.

Em nossa visita à Garopaba ficou faltando conhecer as Dunas do Siriú, onde é possível se divertir com as crianças alugando pranchas para descer as dunas. 

Onde comer em Garopaba

Das dicas que recebi no Instagram, uma das unanimidades era conhecer o Zanoni, restaurante tradicional de Garopaba. Optamos por não comer no salão e levamos a comida para a casa (take away). No restante dos dias fizemos todas as refeições em casa, uma vez que pelo anfitrião da nossa casa do Airbnb era possível contratar uma cozinheira. 

Leia também:

Casa para alugar em Garopaba: luxo e conforto com vista para o mar – com fotos!

Roteiro rápido em Florianópolis com crianças

Seguros Promo
Organize sua viagem

Para pacotes de aéreo + hospedagem, recomendo o Hurb

Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para aluguel de casas por temporada, recomendo o Airbnb

Para passagens aéreas, recomendo o Passagens Promo

Para passagens de ônibus, recomendo a Plataforma 10

Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com

Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo o Get your Guide

Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo

Para chip de celular, recomendo o Viaje Conectado da Yes Brasil

A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog 😉

Deixe seu comentário!