Dia do Turismo Ecológico: top 10 destinos e hotéis na natureza para você conhecer

Categoria: Planejar a viagem

1o de março é o Dia do Turismo Ecológico! É uma data que celebra as atividades na natureza, como por exemplo, as viagens para os destinos que promovem a sustentabilidade, a educação ambiental e a preservação do meio ambiente.

turismo ecológico

E você sabia que o contato com a natureza traz benefícios na saúde física, mental, emocional e social para as crianças? E também não duvido que seja o mesmo para nós, adultos!

Além disso, a pandemia e o isolamento de famílias que vivem nos grandes centros urbanos trouxe uma maior necessidade de estarmos inseridos na natureza e de termos uma vivência maior ao ar livre. 

Por isso fiz uma seleção de top 10 destinos/ hotéis de natureza que já visitamos para você poder aproveitar o melhor do ecoturismo em família. No final ainda tem um bônus de destino fora do Brasil!

Lembre-se também que por aqui eu já fiz alguns posts relacionados ao turismo ecológico e sustentável:

Você sabe o que é turismo sustentável?

7 perfis para seguir e inspirar sobre conservação da natureza

 

Top 10 destinos/ hotéis na natureza para ir com crianças

Brotas (SP)

Trilhas, tirolesa rafting e muita aventura! Saiba como é descer as corredeiras do rio Jacaré-Pepira dentro de um bote e gritar a uma altura de 120 m de uma tirolesa com 1,2 km de extensão!

Clique para ler o relato da nossa experiência em Brotas

 

Just So Brasil (SP)

Não é um lugar, mas sim um evento de artes e campismo para famílias, onde as atividades são realizadas inseridas na natureza. Os organizadores têm como premissa básica a ideia de que a família precisa de oportunidades de qualidade para estar bem conectada entre si e com a natureza. Em 2021 o evento será realizado em um camping na cidade de Itu (SP) no mês de outubro.

Clique para ler o relato da nossa experiência no just so brasil

Camping com crianças

E por falar em camping, fiz uma matéria bem completinha aqui no blog contando a nossa experiência em acampar pela primeira vez com as crianças: o que levar, como cozinhar, principais erros e acertos! A nossa primeira vez foi em Itu! 

Clique para ler o relato da nossa experiência em acampar

Ilhabela (SP)

Um verdadeiro paraíso no litoral norte de São Paulo que oferece praias lindas e cachoeiras que você pode ir com crianças. Aqui no blog fiz um guia bem completo com as melhores praias e passeios com crianças. Tem dicas até de passeios quando o tempo vira e a chuva aparece!

Clique para ler o relato da nossa experiência em ilhabela

São Miguel dos Milagres (AL)

São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas e faz parte da Rota Ecológica dos Milagres. Além de visitar as praias belíssimas com mar azulzinho e quentinho, você pode fazer passeios até as piscinas naturais e ainda conhecer o Santuário Peixe Boi em um trajeto de jangada no rio Tatuamunha, onde ficam os peixe bois resgatados pelo projeto. Uma verdadeira aula ao vivo de proteção ambiental!

CLIQUE PARA LER O RELATO DA NOSSA EXPERIÊNCIA EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Projeto Tamar (BA)

O Projeto Tamar, na Praia do Forte (BA) tem como missão a pesquisa, a conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção!! A região tem hotéis e resorts incríveis para viajar com a família!

Clique para ler o relato da nossa experiência no Projeto Tamar

Parque de Lavanda (Gramado) e Parque do Caracol (Canela) (RS)

Uma viagem perfeita para fazer com crianças, onde você mistura passeios urbanos com passeios ecológicos. Em Gramado o Le Jardin é um parque de lavanda, um lugar que transmite muita tranquilidade, para você parar e respirar. Em Canela, um dos cartões-postais de Canela é a Cascata do Caracol. É possível contemplar a vista da Cascata pelo Parque do Caracol e pelos Bondinhos Aéreos. 

Clique para ler o relato da nossa experiência em gramado e canela

Holambra (SP)

A pequena cidade de Holambra, com 14 mil habitantes, é responsável por nada mais nada menos que metade do comércio de flores do Brasil todo!! Um dos passeios mais famosos da cidade é visitar os campos de flores. Esse passeio só pode ser feito com agências credenciadas, por se tratar de fazendas particulares. Dura em torno de 2 horas e acho imperdível para quem vai conhecer a cidade.

Clique para ler o relato da nossa experiência em holambra

SPAventura Eco Resort (Ibiúna/ SP)

O SPaventura tem localização privilegiadíssima, rodeada pela Mata Atlântica. É um resort, mas eu diria que é muito mais do que isso, é um refúgio na natureza com muito luxo. Os chalés ficam encravados na natureza, o hotel é cortado por trilhas autoguiadas, o lago é um convite à contemplação da natureza e aos esportes aquáticos. Na hípica, as crianças têm um contato educativo e respeitoso com os animais e contam com passeio à cavalo e redondel para os pequenos.

Clique para ler o relato da nossa experiência no spaventura

Santa Clara Eco Resort (Dourado/ SP)

Um resort com muito luxo e conforto, mas totalmente em harmonia com a natureza e cercado de muito verde! Oferece a Megatirolesa, com 220 metros de extensão na ida e 180 metros na volta, com altura que atinge 35 metros. Trilhas, passeios de bike e passeios de cavalo. Além disso, o resort é responsável por adotar diversas medidas sustentáveis, como plantio e cultivação de hortaliças orgânicas, uso de energias limpas, reflorestamento de áreas degradadas e preservação dos trechos de mata nativa ainda remanescentes, entre outros.

Clique para ler o relato da nossa experiência no santa clara eco resort

 

Bônus – Destinos internacionais 

 

Viagem de motorhome pelas montanhas rochosas canadenses

De Banff a Jasper: a nossa viagem de 7 dias em um motorhome no Canadá, trilhas, lagos e a iminência de cruzar com um urso a qualquer momento!

Clique para ler o relato da nossa experiência de motorhome no canadá

 

Bonito – um sonho de consumo

Além dos destinos de natureza que a gente já visitou, tenho uma listinha de lugares que morro de vontade de conhecer. Só estou aqui bem resguardadinha para poder desbravar mais o Brasil assim que a pandemia nos der uma trégua (#VemVacina). 

E um desses meus sonhos de consumo é Bonito, no Mato Grosso do Sul. A capital do ecoturismo no Brasil é o destino ideal para quem quer conhecer um lugar com natureza exuberante. As ofertas de hospedagens são ótimas, com pousadas confortáveis, aconchegantes e infraestrutura excelente. 

As minhas opções de hospedagem seriam (serão, né, porque essa viagem ainda vai acontecer!): Zagaia Eco Resort, Pousada Arte da Natureza ou Pousada Gira Sol.

Vista do Zagaia Eco Resort

O Hurb também está com pacotes com preços promocionais para Bonito, incluindo passagens aéreas e hospedagem, saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Para o segundo semestre de 2021, o pacote com 4 diárias + hospedagem com café da manhã + aéreo sai por R$ 739 com taxas grátis e parcelamento em até 12 x sem juros no cartão. Clique para checar o pacote de viagem para Bonito no segundo semestre de 2021.

Já para quem prefere viajar somente em 2022, o pacote com 5 diárias + hospedagem com café da manhã + aéreo sai por R$ 734, também com taxas grátis e parcelamento em até 12 x sem juros. Neste pacote as saídas são mais abrangentes: Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Clique para checar o pacote de viagem para Bonito em 2022.

Vale ressaltar que o cancelamento desses pacotes é gratuito! 

Organize sua viagem

Para pacotes de aéreo + hospedagem, recomendo o Hurb

Para reservar hotéis e acomodações, recomendo o Booking.com

Para aluguel de casas por temporada, recomendo o Airbnb

Para passagens aéreas, recomendo o Passagens Promo

Para passagens de ônibus, recomendo a Plataforma 10

Para aluguel de carro, recomendo o rentcars.com

Para ingressos de tours e atrações turísticas, recomendo o Get your Guide

Para seguro viagem, recomendo o Seguros Promo

Para chip de celular, recomendo o Viaje Conectado da Yes Brasil

A cada reserva feita por esses links, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter este blog ?



Deixe seu comentário!