Desta vez viajamos para São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, distante 150 km da capital paulista. Cravado em meio à Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier está em uma APA (área de proteção ambiental).
São Xico, para os íntimos, reserva muitas boas surpresas em suas paisagens da Serra da Mantiqueira, na estrutura para os visitantes e nas atrações, ainda que com o ar tranquilo e bucólico do interior.
Nosso roteiro aqui é de um final de semana com crianças em São Francisco Xavier! Mas garanto que há muito mais o que fazer e conhecer nesse refúgio tão cativante e charmoso!
É um lugar que dá para curtir o ano inteiro – no outono/ inverno, aquele clima gostoso de serra; já no verão as cachoeiras viram os protagonistas do lugar.
Lugares para visitar em São Francisco Xavier
Mirante Pedra de São Francisco
É um passeio imperdível que oferece uma visão de 360º da Serra da Mantiqueira sem precisar fazer trilha – sendo assim, um lugar bem fácil para levar as crianças. Uma escada dá acesso à imensa pedra do mirante, rendendo fotos maravilhosas!
As primeiras cenas da novela Poliana Moça da SBT, com os atores Sophia Valverde (Poliana) e Dalton Vigh (Otto) foram gravadas lá.
O acesso é gratuito e ainda oferece estacionamento, restaurante e passeios pagos à parte, como passeio à cavalo, bike, tirolesa e trilhas guiadas.
O Mirante Pedra de São Francisco na verdade fica em Monteiro Lobato, cidade vizinha à SFX. Leva 30 minutos para chegar, mas garanto que você não vai se arrepender. Dê preferência para ir em dias abertos.
Cachoeira Pedro Davi
Em uma área de fácil acesso e a 3km do centro de SFX, a Cachoeira Pedro Davi conta com espaço para piquenique e banheiros. Como toda cachoeira, precisa tomar cuidado com as crianças. Tem alguns poços onde é possível nadar.
Para passeios mais complexos e que precisam de guias, a dica é procurar uma empresa de ecoturismo, como a CAT Ecoturismo https://www.instagram.com/catecoturismo/ , que fica no centrinho de SFX.
Centro de São Francisco Xavier: gastronomia e lojinhas
O centro de São Francisco Xavier é bem fofo! É na Rua 15 de Novembro onde se concentram os restaurantes e algumas das lojinhas mais simpáticas que encontramos por lá.
A boa gastronomia de SFX também atrai os visitantes (tipo eu, que amo viajar e comer bem!!) e lá você encontra desde restaurantes mais requintados até a boa comida caipira.
Vou listar os lugares que fomos (e foram super aprovados)
NEO Restô & CO
Com um cardápio contemporâneo em um ambiente mais arrumadinho, também oferece prato kids. Bem na frente do restaurante tem o NEO Burger.
NEO Armazém & CO
Fica na Rua Ezequiel Alves Graciano, também no centro, uma ruazinha na praça em frente à igreja. Lá você encontra queijos (e um atendimento super personalizado para escolher), embutidos, geléias, vinhos, etc.
Bruno Pães Artesanais
Colado ao NEO Armazém, a padaria oferece pães deliciosos de fermentação natural. Você pode levar pra casa ou comer por lá mesmo no balcão.
Sorveteria do Vovô
As crianças amaram a sorveteria de produção própria feito com leite de vaca e casquinha artesanal. Além de sabores tradicionais, oferecem sorvete de Juçara, um fruto local que está ajudando no reflorestamento. Nós provamos o sorvete de queijo com Romeu & Julieta, uma referência à culinária mineira. Fica do lado do Bruno Pães Artesanais. Na frente tem um parquinho para os pequenos 😉
SP-50-Bier
Uma cervejaria com produção própria de São Francisco Xavier. O ambiente é muito agradável. Nos fundos da casa você vê os tanques de fermentação, onde a cerveja é produzida. Tem lojinha, bar e mesas, já que a cervejaria também serve refeicões. Aos finais de semana tem happy hour com DJ. Fomos à tarde só para provar uma cerveja e trouxemos para São Paulo algumas garrafas.
Rancho 3 Paineiras
Em um ambiente rústico e muito tranquilo, o Três Paineiras é um restaurante de assados e atende aos amantes da boa carne, assim como os vegetarianos. Funciona somente aos finais de semana, de sexta a domingo. O Três Paineiras fica fora do portal de SFX, mas a apenas 4 minutos de carro da Praça de São Francisco Xavier, no centrinho.
Leia também: Visitando as vinícolas da Serra da Mantiqueira