Férias escolares: faz mal deixar as crianças dormirem até tarde neste período? Como lidar com a mudança na rotina?

Categoria: Comportamento

Como estão as férias escolares aí na sua casa? Por aqui está bem agitado, com muitos passeios, brincadeiras e horários um pouco mais flexíveis.

Mas fiquei na dúvida: será que dá para deixar os filhos irem para a cama mais tarde e acordarem quando quiserem só porque estão de férias ou é melhor seguir a rotina de sempre? E quando a família está viajando, será que tudo bem dar aquela avacalhada nos hábitos do bebê?

bebe de óculos
Oh dúvida: deixar os pequenos dormirem tarde só porque estão de férias ou manter os horários de sempre? / © Kingvald | Dreamstime.com – Boy With Sunglasses Photo

Fui atrás da equipe da Maternity Coach, serviço de consultoria do sono infantil, para esclarecer a questão do sono nas crianças x mudança de rotina nas férias. A resposta está muito interessante e nos dá uma boa orientação sobre a melhor forma de lidar com essa “bagunça” das férias.

Confiram o que a equipe da Maternity Coach escreveu para o Todas as Mães:

“Pela nossa experiência, o exagero não é o melhor caminho. Não é necessário manter uma rotina rígida e engessada, onde não seria possível aproveitar algum passeio ou mesmo evitar uma viagem, porém se o seu filho tem menos de 3 anos, ainda faz sonecas durante o dia ou tem o sono muito sensível (o padrão de sono muda de acordo com a rotina do dia), sugerimos alguns cuidados para evitar noites em claro no retorno das férias.

Todas as nossas funções são reguladas por um ritmo interno do corpo, o relógio biológico e basicamente este relógio nos bebês é regulado por horário de acordar, dormir (de dia e de noite), além da alimentação.

Para não desprogramar este ritmo interno, o ideal é respeitar o quanto é possível os horários de alimentação e sonecas do bebê, mesmo que em ambientes diferentes, com diversas atividades durante o dia. Um bom exemplo são as sonecas: o bebê pode dormir no carrinho ou no colo dos pais durante um passeio. O importante é que durma, para manter seu ritmo interno.

Pular uma refeição ou deixar a criança dormir em horários muito diferentes do normal pode exigir um grande esforço e paciência dos pais para regular novamente o ciclo biológico da criança.

Por isso, nossa dica é aproveitar muito as férias, fazer coisas diferentes e curtir a companhia dos filhos, mas sempre seguindo horários regulares para garantir noites de sono restauradoras e saúde equilibrada.

Assim, na volta das férias fica mais fácil de voltar à rotina escolar, sem alterações bruscas no padrão de sono e alimentação”.

Deixe seu comentário!